quinta-feira, abril 29

IPJ lança projecto "Associativismo Jovem para a Inclusão Social"

O Instituto Português da Juventude (IPJ) lança, por ocasião das comemorações do Dia do Associativismo, que se assinala sexta-feira, 30, um projecto denominado "Associativismo Jovem para a Inclusão Social".


Este projecto “procura responder à necessidade de incrementar a luta contra a pobreza e a exclusão social”, refere o instituto em comunicado. Os objectivos passam por “potenciar e valorizar as capacidades de intervenção, mobilização, participação cívica e recursos disponíveis” do associativismo jovem.

Em simultâneo, trata-se de “um incentivo à criação de uma rede associativa para a inclusão”, procurando “consolidar as sinergias locais” entre as associações juvenis e as demais instituições que, em cada região, “mobilizam esforços de desenvolvimento e dinamização das comunidades”.

O projecto terá duas fases: a primeira corresponde à campanha de recolha de bens pelas associações juvenis, culminando com a celebração do Dia do Associativismo, com a entrega dos bens às instituições referenciadas de combate à pobreza e exclusão social.

O dia arranca às 10:00, na sede regional do IPJ, com a abertura da exposição de fotografia «Ser Voluntário», de Telma Veríssima.

A sessão comemorativa do Dia do Associativismo está marcada para as 14:30 horas, incluindo uma conversa informal sobre a luta contra a pobreza e a apresentação de um trabalho realizado no âmbito do programa Euroescola por alunos da Escola Básica e Secundária de Albufeira. A animação musical será da Rockestra.

Às 21:30, em Olhão, decorre a apresentação de um documentário realizado por jovens de bairros sociais de todo o país.

A segunda fase do projecto visa “a consolidação da ligação” entre o associativismo jovem e as instituições atrás referidas, para a constituição da Rede Associativa para a Inclusão.

É necessário ajudar quem mais precisa, ainda para mais os jovens, como neste caso. Portanto é de louvar este tipo de iniciativas que temos todo o gosto em divulgar e apoiar. Não nos podemos esquecer que a Juventude é o FUTURO da nossa sociedade que merece toda a ajuda possível, na qual Portugal deve dar a máxima importância se quer sair rapidamente desta crise que nos assola.

Se este programa vier a criar e apoiar jovens empreendedores, ainda melhor! A inovação é mais uma das maneiras de combater a crise financeira que Portugal atravessa neste momento, que tem castigado fortemente a camada jovem que tenta a todo o custo ingressar no Mercado de Trabalho.

Junta-te a nós jsd.faro@gmail.com

Fonte: adaptado de Região Sul, comentado por Pedro Abrantes


sexta-feira, abril 16

“É preciso salvar Abril”


Antes do dia 25 de Abril de 1974, Portugal vivia tempos conturbados pela mágoa e pelo terror. Foram dias condenados pela ditadura, dias em que os cidadãos portugueses não se podiam expressar, não podiam ser livres nas eleições, não podiam ter ideias contrárias às do governo.

E agora?

Agora, passámos do “tudo pela nação” para “cada um por si”. Pois apesar da liberdade e da democracia adquiridas pela Revolução dos Cravos, a nossa sociedade está dissociada pelos interesses de cada um, passámos do espírito de equipa e união extremista para a solidão e egoísmo. Estes sentimentos, também um pouco derivados da situação actual da economia e da imagem que os próprios políticos deixam transparecer, fazem com que a juventude se aliene do poder político.

Mas nós, juventude, temos de combater esta situação, pois apesar de estarmos alheios à mesma, nós estamos intrinsecamente amarrados à sociedade. E isto deve-se, ao facto de que, todos nós querermos ter um serviço de saúde e de educação de qualidade tal como, um emprego e formas de lazer.

Para tal, temos de começar a ser mais proactivos e menos tolerantes com as propostas impostas e que só nos dificultam a vida. Temos de abrir os olhos e ler as entrelinhas das estatísticas que nos apresentam. Pois se conseguimos obter a liberdade de voto, temos de começar a exercer este direito com mais consciência e sabedoria.

Se os Capitães de Abril conseguiram lutar por nós, nós temos de lutar por um Portugal melhor.



terça-feira, abril 6

Festa da Páscoa na Casa de Sta. Isabel

Na sequência de uma visita realizada à Casa de Santa Isabel no Dia Internacional dos Direitos da Criança, com o intuito de analisar as principais carências desta instituição, foi constatado que, para além da ausência de condições nesta, também existia a falta de actividades lúdicas para as crianças.




Assim, Tatiana Boneco e Pedro Abrantes da Juventude Social Democrata de Faro em conjunto com a animadora Ana Mimoso organizaram uma tarde de brincadeiras para as meninas da Casa de Sta. Isabel. A tarde primaveril de 4 de Abril foi iniciada com a leitura da fábula “A aldeia das Toupeiras” escrita e ilustrada pela animadora, onde estas puderam fazer perguntas e ter contacto com as personagens principais.



De seguida, a festa prolongou-se no refeitório com um pequeno lanche e com a execução, por parte da animadora Ana Mimoso, de esculturas de balões. Todas as crianças receberam balões com as mais variadas formas como por exemplo, polvos, flores, abelhas, cães.



Por último, Ana Mimoso teve a generosidade de oferecer três quadros da sua colecção à Casa de Sta. Isabel. Assim, as crianças puderam ficar com uma recordação da tarde agradável que tiveram. Os quadros doados intitulavam-se “Porca Saltitona”, “Fada Stella” e “Girafa Odete”.

A Juventude Social Democrata de Faro apela a quem tiver possibilidade de ajudar estas crianças que o faça, mesmo que seja um pequeno gesto pois fará toda a diferença na vida destas.



Para quem tiver curiosidade, pode visitar a exposição “A Magia da Cor” de Ana Mimoso que estará em mostra a partir do dia 5 de Abril na Biblioteca Municipal de Faro. E ainda, no dia 9 de Abril, Ana Mimoso realizará as três sessões (10h, 14h e 18h) da “Hora do Conto” também na Biblioteca Municipal.




quinta-feira, abril 1

IV Passeio de Bicicleta à Cidade e Concelho de Faro Clube PT - Câmara Municipal de Faro


"Este evento resulta de uma parceria entre o Município de Faro e o Clube Portugal Telecom (Zona Sul e Secção Local de Faro). Trata-se essencialmente de um passeio de bicicleta vocacionado para a promoção da utilização da bicicleta no contexto do movimento da Mobilidade Sustentável e para a promoção de estilos de vida activos e saudáveis.
A actividade é aberta a todos os interessados, quer individualmente, quer por equipas (mínimo de cinco elementos) e contempla duas vertentes:

* A volta à cidade, que totaliza cerca de 10 km ou;
* A volta à cidade seguida da volta ao concelho, que totaliza cerca de 55 km.

A Volta à Cidade é uma actividade mais vocacionada para famílias (filhos, pais e avós), já que é um percurso de reduzida dificuldade que será realizado a baixa velocidade. A Volta à Cidade + Volta ao Concelho será direccionada para participantes com idade a partir dos quatorze anos".






Data: 10 de Abril de 2010.
Local de concentração: Skate Parque de Faro (junto às Piscinas Municipais).
Hora (concentração): 14H30.
Início da actividade: 15H00.


Mais uma vez, a Câmara Municipal de Faro desafia os jovens a participarem numa actividade ao ar livre, não só com o intuito de desenvolver uma maior ligação entre estes e a cidade de Faro como também, incentivar os mesmos a adoptarem hábitos mais saudáveis e benéficos para a saúde.


Como tal, a JSD Faro tem o prazer de apoiar e participar em eventos desta natureza.

Eu vou… e tu?