segunda-feira, maio 31

Autodestruição da Globalização

Hoje vivemos num T0. Para conhecermos basta queremos. Para encontrarmos basta sair de casa. Pois é: o mesmo planeta que há coisa de 50 anos era enorme e em que era preciso imenso tempo para nos deslocarmos de um local para outro desapareceu. Hoje qualquer distância se faz em pouco tempo. Num dia, que era o tempo de uma viagem norte-sul em Portugal, podemos estar do outro lado do mundo.

A este mundo novo já não chamamos Terra de Vera Cruz, apesar de as potencialidades serem as mesmas. Em escalas diferentes. A este novo mundo chamamos mundo global. Passam a ser possíveis os contactos com todo o mundo por qualquer via e passamos a poder estabelecer contactos com todo o mundo de forma rápida.

A globalização, de que tanto se houve falar, criou uma teia de relações globais tanto no domínio pessoal como social como económico como estatal permitindo um intercâmbio ideológico, intelectual e cultural muitíssimo saudável, na minha opinião.

Esta mesma globalização depende da inteligência do Homem. O que queremos para o futuro global? Temos duas hipóteses: ou o futuro passa pela relação interpessoal (que é um bem aliás escasso) ou passa pelo fim das relações humanas. O mesmo desenvolvimento tecnológico que permitiu a união de pessoas dos 5 continentes mostra já grandes possibilidades de as separar, mesmo as que vivem na mesma cidade. Hoje uma chamada, um SMS ou um e-mail estabelecem contacto privilegiado com seja quem for não se dando valor às relações interpessoais.

Actualmente, para além do problema tecnológico, temos o problema fóssil. Tornando-me mais claro: mesmo que queiramos estabelecer relações interpessoais com os quatro cantos do mundo se não tivermos como nos deslocarmos torna-se claramente mais difícil. Impossível. Se noutros tempos foi o nosso pouco conhecimento que nos levou a optar por um crescimento insustentável agora é a nossa inteligência que nos bloqueia o acesso à sustentabilidade. Não explorámos os recursos da Terra de forma a podermos lucrar sempre deles. Mas agora que sabemos como fazer uma exploração adequada dos recursos que nos restam continuamos sem querer fazer nada.

Sem combustíveis fósseis, e com uma enorme inaptidão para procurar alternativas, caminhamos a passos largos para o fim daquilo que permite que as sociedades e que a sociedade global funcionem.

Estamos a conseguir duas coisas ao mesmo tempo: acabar com as nossas sociedades, e a preparamo-nos para uma "terceira guerra mundial com paus e pedras", e ao mesmo a acabar com a possibilidade da nossa existência tal como a conhecemos.



Cabe-nos a nós, jovens preocupados e atentos alertar os que têm poder de decisão para tomarem as decisões correctas. Cabe-nos a nós, jovens de ciência e conhecimento mostrar por a + b que a sustentabilidade é possível e necessária e com menos custos financeiros, humanos, e de recursos e assim dar aos que decidem os instrumentos da decisão. Cabe-nos a nós, jovens garantir que quando tivermos a decisão nas nossas mãos a tomaremos em consciência de acordo com os valores de uma cidadania ambiental e global consciente.

É o nosso futuro. O tempo é de acção. São nossas as decisões. O que é que queremos?

António Lima Grilo, Vencedor Nacional da Categoria Sénior das XIII Olimpíadas do Ambiente


Imagem:

quinta-feira, maio 27

A Experiência Socialista

"Um professor de economia na universidade Texas Tech disse que ele nunca chumbou um só aluno antes, mas tinha uma vez, chumbado uma classe inteira. Esta classe em particular tinha insistido que o socialismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e 'justo'.


O professor então disse, "Ok, vamos fazer uma experiência socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos as vossas notas em provas."

Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam 'justas'. Isso quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que significou que ninguém chumbaria. Isso também quis dizer claro, que ninguém receberia 20 valores... Logo que a média das primeiras provas foi tirada, todos receberam 14. Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.


Quando o segundo teste foi aplicado, os preguiçosos estudaram ainda menos - eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam da media das notas. Portanto, agindo contra as suas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos. Em resultado, a segunda média dos testes foi 10. Ninguém gostou.

Depois do terceiro teste, a média geral foi um 5. As notas não voltaram a patamares mais altos, mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por 'justiça' dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No fim de contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da turma. Portanto, todos os alunos chumbaram... Para sua total surpresa.


O professor explicou que a experiência socialista tinha falhado porque ela era baseada no menor esforço possível da parte de seus participantes. Preguiça e mágoas foi o seu resultado. Sempre haveria fracasso na situação a partir da qual a experiência tinha começado. "Quando a recompensa é grande", disse, o professor, "o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros sem o seu consentimento para dar a outros que não batalharam por elas, então o fracasso é inevitável."


"É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Por cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar a alguém aquilo que não tira de outro alguém. Quando metade da população entende que não precisa de trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a."

Adrian Rogers, 1931"

Fonte:

Imagens:

segunda-feira, maio 24

Sébastien Loeb e Dani Sordo no Refúgio Aboim Ascensão

Carlos Barbosa entregou cheque de 2.500 euros, valor retirado da inscrição do Campeão do Mundo

Ao contrário daquilo que muitas pessoas possam pensar, o desporto automóvel também pode cumprir uma função social, e isso foi o que sucedeu com a visita de Sebastien Loeb e Dani Sordo, os dois pilotos da equipa oficial da Citroen que estiveram presentes no Refúgio Aboim Ascensão, uma das instituições de solidariedade social mais conhecidas do país e uma das mais importantes no Algarve.

A visita foi aproveitada por Carlos Barbosa, Presidente do Automóvel Clube de Portugal, para entregar a Luís Villas Boas, o responsável máximo da instituição, um cheque no valor de 2.500 euros, retirado do custo da inscrição do campeão do Mundo no Vodafone Rally de Portugal.


Após as explicações dadas por Luís Villas Boas, que contou história com várias dezenas de anos relativas ao Refúgio Aboim Ascensão, houve ainda tempo para uma marcante visita guiada às instalações, situadas no centro da cidade de Faro, com os pilotos a mostrarem uma disponibilidade enorme para as crianças, alguns dos quais chegaram a andar ao seu colo, apesar de não se aperceberem que estavam frente ao hexa campeão do mundo e do seu companheiro de equipa, o que só acontecerá daqui a uns anos quando virem as imagens da visita.

Refira-se que, o Refúgio Aboim Ascensão conta, no momento actual, com 88 crianças, cujas idades vão até aos cinco anos, jovens abandonados pelas famílias, com a instituição a cuidar delas até encontrar, preferencialmente, alguém da família, para tomar conta delas, ou, caso isso não aconteça, uma família que as adopte.

No final, os dois pilotos fizeram questão de sublinhar a importância do trabalho ali desenvolvido, bem patente no ar feliz das crianças, embora algumas estranhassem toda a confusão mediática em seu redor provocada pelas câmaras de filmar, máquinas fotográficas e por tantas pessoas, quando, habitualmente, o ambiente é bastante mais tranquilo...


Esta iniciativa apesar de ser mais uma das poucas do género a nível nacional, deveria ser praticada por muitos, muitos mesmo. Fica aqui registado este nobre exemplo. Pedro Abrantes

"Refúgio Aboim Ascensao", é uma organização privada, que oferece um cuidado temporário, casa e assistência de emergência às crianças que foram abusadas, abandonadas, deixadas, com menos de 5 anos de idade aqui em Portugal.

terça-feira, maio 11

MUNICÍPIO DE FARO APOIA PROJECTOS DA ORGANIZAÇÃO JUVENIL YEU

O Município de Faro associa-se novamente à YEU - Youth for Exchange and Understanding, tornando-se parceiro de mais dois projectos desta organização juvenil: “YEU ACADEMY of/for democracy- youth participation for intercultural dialogue” e o projecto “EUROGAMES”.


A primeira iniciativa terá lugar em Faro nos próximos dias 10 e 11 de Junho e engloba cursos de formação acerca das ferramentas online que podem ser utilizadas no apelo à participação activa dos jovens. Pretende-se com este projecto incentivar os jovens a terem um papel mais activo na sociedade, associando-se a organizações juvenis, bem como promover o diálogo intercultural e a compreensão como base da democracia moderna entre os jovens na Europa.

A Academia “receberá” 16 jovens do Concelho de Faro, sendo as inscrições gratuitas e abertas a todos os interessados que tenham entre 18 e 26 anos. Esperam-se candidatos capazes de comunicar em Inglês, motivados para partilhar a experiência com outros jovens após o evento e dispostos a participar nas entrevistas que irão constar no documentário “Different youth realities in Europe”, que será filmado durante as visitas aos 5 países europeus onde irá decorrer o projecto “YEU ACADEMY” (Portugal- 10 e 11 Junho; Chipre- 14 e 15 Junho; Turquia- 18 e 19 Junho; Polónia- 23 e 24 Junho e Estónia- 28 e 29 Junho).

Destes 16 jovens seleccionados em Faro, 4 poderão ter oportunidade de realizar voluntariado em Itália, no próximo ano, no âmbito do Projecto “Eurogames”, desenvolvido em parceria com 9 ONG especializadas nas áreas da juventude internacional, deficiência e voluntariado, e 5 instituições públicas de seis países da União Europeia. Este projecto visa a promoção da inclusão social de pessoas com deficiência, incidindo na sensibilização para o voluntariado, o aumento de competências do voluntário e a sua participação activa na sociedade.

Recorde-se que a YEU é uma organização juvenil internacional não-governamental criada em 1986, membro do Fórum Europeu da Juventude em Bruxelas e com sede em Faro. Tem como principal finalidade promover a paz, a compreensão e a cooperação entre os jovens do Mundo, num espírito de respeito pelos direitos humanos.

Para mais informações sobre os projectos e inscrições, consulte:

http://yeuacademy.weebly.com/index.html

http://yeuacademy.weebly.com/apply.html

www.yeu-international.org

Uma óptima iniciativa a qual a CMFaro vem mais uma vez fazer parte, como já havíamos aqui divulgado numa outra actividade anterior deste executivo, que tem demonstrado bastante atenção no que diz respeito à Juventude. A Câmara Municipal de Faro tem apostado na dinâmica de trabalho em várias frentes diferentes mostrando que o dinheiro não é tudo e com muito esforço, dedicação e inteligência se podem levar avante iniciativas magníficas como esta, que poderão fazer toda a diferença na vida de um jovem, vindo desta forma promover o Associativismo, não obstante o diálogo intercultural e a compreensão como base da democracia moderna entre os jovens na Europa. São casos de sucesso como este exemplo e não só, que a JSD/Faro tem todo o prazer de divulgar.

Comentado por Pedro Abrantes

Imagem:

Fotografia de Jovens - http://danielmlehman.files.wordpress.com/2009/03/secret-life-of-the-american-teenager_cast.jpg

Logótipo da CMFaro - http://www.apatris21.com/imagens/index/cm_faro_logo.jpg

quinta-feira, maio 6

PARABÉNS PSD!

O PSD, que hoje comemora o seu 36.º aniversário, quer criar a figura do simpatizante e fixar um dia no ano em que as portas de todas as suas sedes do país estejam abertas aos cidadãos para que estes possam debater com as estruturas do partido. Segundo Miguel Relvas, secretário-geral e porta-voz social-democrata, esta será uma forma de aproximar o partido da sociedade civil, uma estratégia considerada "fundamental" pela direcção de Pedro Passos Coelho.

A figura do simpatizante e o open day (dia aberto), como lhe chama Miguel Relvas, poderão mesmo figurar nos estatutos do partido, que estão em fase de revisão, coordenada por Rui Machete, ex-líder do partido e presidente da Mesa do Congresso do PSD durante o mandato de Manuela Ferreira Leite.

Sobre a figura do simpatizante, que deverá ficar consagrada nos estatutos, Relvas diz que ela se insere "na vontade da direcção de diálogo permanente", embora a comissão de revisão estatutária ainda tenha de analisar o estatuto que a figura terá. Revela, porém, que a figura do simpatizante já existe em outros países e que leva a que as pessoas não tenham de ser militantes "para participarem na vida do partido, darem ideias e debaterem os problemas do país".


Embora o 36.º aniversário da fundação do PSD se assinale hoje, só amanhã os sociais-democratas o vão comemorar com um jantar no Centro de Exposições da Exponor, em Matosinhos (20h30), que contará com a presença e com uma intervenção de Pedro Passos Coelho.

Resumindo, com o assinalar do 36º Aniversário do PSD Nacional, vai ser criada a figura do simpatizante e dia de abertura à sociedade, sendo fundamental para a direcção do PSD aproximar-se dos cidadãos e ouvi-los mais. Já não é novidade demonstrar a abertura e transparência deste partido, apostando na interacção directa e troca de opiniões com os nossos concidadãos. Será também criado um Gabinete de Estudos, por forma a consubstanciar as decisões tomadas pelo partido, visto o país não poder continuar a navegar erraticamente, é altura do PSD tomar as rédeas.

Oportunamente será anunciada uma grande acção em Faro no seguimento das comemorações deste aniversário, a qual esperamos contar com a presença de TODOS, continua a visitar-nos!!

Fonte: Público, comentado por Pedro Abrantes
http://jornal.publico.pt/noticia/06-05-2010/psd-vai-criar-figura-do-simpatizante-e-dia-de-abertura-a-sociedade-19339839.htm

Imagem:
http://img.photobucket.com/albums/v123/Sobretudoblogspot/parabens-psd.jpg
http://mediaserver.rr.pt/newrr/pedro-passos-coelho21049e868_400x225.jpg

domingo, maio 2

Movimento Plantar Portugal – Projecto de Interesse Nacional

Caros Amigos/as, vamos passar a nossa mensagem ao maior número de pessoas.

Vamos Todos Plantar Portugal!


Vamos aproveitar esta oportunidade para aprofundarmos a consciência ambiental de todos nós e contribuirmos para nos valorizarmos social e culturalmente.

Ajudem-nos convidando amigos, colegas de trabalho, familiares, quem tiverem nos vossos contactos para que aderiram ao Movimento Plantar Portugal e venham fazer crescer esta idea!

Podem, caso assim entendam, utilizar o nosso sistema de convites (clicar aqui). » separando os e-mails por virgulas.



Imagens: