sábado, outubro 15

A Carla somos todos nós



JSD exige Responsabilização Criminal para José Sócrates

A JSD pediu ao Procurador Geral da República que investigue a eventual responsabilidade do ex-primeiro ministro, José Sócrates, e do anterior Governo pela situação económica do nosso país.
Tal como se sucede na Islândia, onde o ex-primeiro ministro está a ser julgado pela gestão danosa do país, defendemos que quem levou o nosso país a esta situação também seja julgado.
A JSD defende que haja legislação para que no futuro os políticos sejam responsabilizados e criminalizados pelas suas acções.

Podes consultar a intervenção do Presidente da JSD aqui.

quarta-feira, outubro 12

Direitos Humanos violados na Ucrânia - JSD recomenda ao Ministro dos Negócios Estrangeiros que impeça Acordo de Associação entre a UE e a Ucrânia

A Juventude Social Democrata condena os actos brutais das autoridades ucranianas que hoje agrediram em sua casa, o Deputado Jevgeny Suslov, Presidente do movimento Bathivsina Moloda, que é a organização de juventude do partido Batkivschyna, partido da ex Primeira-Ministra da Ucrânia Yulia Tymoshenko que ontem foi condenada por um tribunal ucraniano, num processo político que viola os princípios mais fundamentais de Direitos Humanos, da Política e das Liberdades e Garantias de um Estado de Direito Democrático.

Segundo relatos locais, esta manhã o escritório do jovem Deputado foi assaltado, enquanto ao mesmo tempo, uma outra inspecção foi levada a cabo pela polícia local em casa dos seus pais em Buki. Durante várias horas, a polícia, sem mandato judicial, “vasculhou” os seus pertences na presençade 30 militares dos serviços especiais, de cara tapada. Mais tarde um investigador sénior chegou ao local apresentando mandatos judiciais justificando a busca com pequenas irregularidades ridículas perante o aparato e a coincidência das buscas..

Na sequência do veredicto de ontem contra a ex Primeira Ministra, esta acção brutal e injustificada da polícia ucraniana significa um acto cobarde de perseguição política. De recordar que há semanas atrás, o Presidente da JSD e 1º Vice-Presidente da Juventude do Partido Popular Europeu e deputado do PSD, Duarte Marques, realizou uma conferência de imprensa conjunta com Jevgeny Suslov, no Parlamento da Ucrânia denunciando precisamente os actos de perseguição política na Ucrânia, suspeitas que agora se vieram a confirmar pelos actos praticados.

Neste sentido, a JSD pede ao Governo português que proteste junto do Embaixador da Ucrânia em Portugal e por outro lado que procure impedir junto da Alta-Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros a assinatura do Acordo de Associação entre a União Europeia e a Ucrânia, acordo esse relacionado com o comércio e que será uma porta aberta à adesão deste país à UE, caso não seja reposta a normalidade e o respeito pelos Direitos Humanos, Políticos, das Liberdades e Garantias de um Estado de Direito Democrático.

A JSD partilha dos mais altos valores europeus, da liberdade e respeito pelos direitos humanos que são um valor inviolável da União Europeia e que visivelmente não estão a ser respeitados pelas autoridades ucranianas. Assim não pode a União Europeia assinar qualquer acordo com um país que não respeite os valores mais fundamentais da democracia.

Já esta tarde no Parlamento Europeu, o Deputado do PSD Carlos Coelho denunciou esta situação numa intervenção na Comissão LIBE como poderão ver no link abaixo

http://melib.eppgroup.eu/iplayer.php?style=blue&strmepid=1892&LANGUAGESELECT=PT

domingo, outubro 9

Formação Política com João Montenegro


No passado sábado, dia 8 de Outubro de 2011, a JSD Faro dinamizou uma Formação Política que incidiu sobre História, Valores e Ideologias do PSD e sobre Como fazer Campanha.

Esta iniciativa surge como parte do recém-lançado Plano de Formação da JSD Faro, que considera que a dita estrutura se deve assumir claramente como uma Escola de Formação dos seus quadros e de todos os jovens interessados em participar activamente na vida pública.

O Orador convidado foi João Montenegro, actual Adjunto do Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho. João Montenegro apresentou uma resenha histórica do PSD e explicou os respectivos valores e ideologias políticas, assim como expôs técnicas de campanha eleitoral.

Nesta Formação Política, os temas mais debatidos – já que mereceram maiores comentários e exposição de dúvidas por parte do público - foram o posicionamento político do PPD / PSD no período pós - 25 de Abril de 1974 e os estilos de campanha mais utilizados em tempos de eleições.

A Formação Política foi aberta a todos quantos estivessem interessados nas temáticas abordadas e teve lugar na Sede Distrital do PSD Algarve.

A CPC da JSD Faro considera que esta foi uma iniciativa bastante oportuna, já que, para alguém se identificar com dado quadrante ou partido político, deverá informar-se correctamente sobre a História e os ideais defendidos pelo mesmo. Afinal, sem informação, dificilmente haverá uma escolha clara e consciente.

Escola Secundária Tomás Cabreira recebeu Formação Sub-18 da JSD

A Comissão Política Concelhia da JSD Faro, desde sempre, tem apostado na formação cívica dos jovens farenses.

Após eventos como Conversas Cruzadas, visita à Freguesia de São Pedro, Conversa Aberta com o Eng.º Macário Correia, entre outros, a CPC da JSD Faro foca a sua atenção particularmente nos alunos do Ensino Secundário.

Assim, no passado dia 6 de Outubro, uma turma da Escola Secundária Tomás Cabreira recebeu a Formação Sub-18 da JSD, cujo intuito não é político mas de formação para a cidadania e intervenção em assuntos públicos.

O exercício eleito para esta formação, que colocou os jovens a pensar e a debater saudavelmente, consistiu na decisão de aplicar de um subsídio atribuído a uma Associação de Estudantes num conjunto de novos Equipamentos Informáticos para a Escola ou numa Festa. Decidir era o único caminho para financiar qualquer uma das opções, caso contrário o subsídio não seria atribuído.

Os alunos participaram activamente nesta actividade que contou com as intervenções de Eduardo Almeida, presidente da JSD Faro e de Bruno Inácio, Presidente da JSD Algarve.

O sucesso desta iniciativa parece claro: a JSD Faro obteve o pedido de mais uma realização da Formação Sub-18 na Escola Secundária Tomás Cabreira e, brevemente, irá repetir tal iniciativa na Escola Secundária João de Deus (Antigo Liceu de Faro).

A CPC da JSD Faro irá continuar a incitar os jovens farenses à participação activa em órgãos como o Conselho Pedagógico do respectivo estabelecimento de ensino, a Associação de Estudantes ou em qualquer outra Instituição que vise o bem público.

Importante será, também, focar, a importância do debate salutar de ideias e a seriedade com que todos os assuntos de tal âmbito devem ser tratados. Afinal, se a educação cívica deverá ser dada desde tenra idade, também as responsabilidades e dificuldades devem ser abordadas desde cedo, obtendo assim ideias mais claras e propostas mais pertinentes.

Em tempo de crise financeira e de valores cívicos, a JSD Faro continuará a pugnar pela defesa dos jovens farenses, auxiliando e, principalmente, formando para a Cidadania.




quarta-feira, outubro 5

Plenário dia 07 de Outubro

CONVOCATÓRIA


Mesa do Plenário da Secção de Faro


Ao Abrigo dos Estatutos Nacionais da JSD, convoca-se todos os militantes da JSD de Faro, para reunirem em Plenário da Concelhia, na Sede Concelhia do PSD de Faro, sita na Rua Vasco da Gama, 51-1º, no dia 7 de Outubro de 2011, pelas 21 Horas, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Informações

2. Análise da Situação Política

3. Apresentação do Plano de Actividades 4Trimestre de 2011

4. Constituição da comissão de acompanhamento ao programa Polis Ria Formosa

5. Outros Assuntos

O Presidente da Mesa do Plenário

(Hugo Gonçalo Baptista Vieira)

JSD abre o debate interno sobre o Documento Verde da Reforma da Administração Local


O Governo deu início ao processo da Reforma do Poder Local com a apresentação do Documento Verde, no qual apresenta os seus princípios orientadores e linhas gerais de actuação, promovendo desta forma a sua discussão junto da sociedade civil e dos respectivos intervenientes políticos. A Coordenação dos Jovens Autarcas Social Democratas reuniu-se hoje em Lisboa e no seu comunicado final elogia o documento verde mas propõe-se também apresentar as suas próprias propostas de alteraçãoque, acreditam, podem tornar o a reforma ainda mais ambiciosa e sobretudo eficaz.

A JSD congratula-se com a Reforma anunciada pelo Governo em especial pela sua profundidade, abrangência e sobretudo pelo seu espírito reformista, promovendo um reforço inequívoco do Poder Local, assente num novo modelo de gestão capaz de assegurar a sustentabilidade das Autarquias no futuro próximo. Congratula-se em especial pelo facto do Governo promover uma verdadeira Reforma Estrutural aberta a discussão aceitando contributos de todos sem excepção!

A importância do poder local é determinante no desenvolvimento e promoção do território. Os jovens estão comprometidos com o poder local e evidência disso é o aumento dos jovens eleitos em vários órgãos autárquicos, como assembleias de freguesia, juntas de freguesias, assembleias municipais e câmaras municipais. Além disso, este documento apresenta uma reforma abrangente e bem estrutura, e vai para além do que está estipulado pelo acordo da Troika.

A JSD reconhece o papel ímpar desempenhado pelas Autarquias nos últimos 30 anos no desenvolvimento da economia local, na promoção da coesão social e na aproximação dos cidadãos ao poder central pelo desempenho exemplar de todo um conjunto de competências nelas descentralizadas em áreas importantes como a saúde e a educação.

A JSD reconhece nas Autarquias um player fundamental no desenvolvimento futuro de toda uma nova politica económica e social que pais precisa rumo ao crescimento económico sustentável, em especial em áreas chave para a juventude como o empreendedorismo jovem, o associativismo juvenil e a educação!

A JSD responde afirmativamente ao apelo e desafio lançando pelo Senhor Primeiro Ministro pelo que, e estando em consonância com o período de 90 dias de discussão pública deste documento indicado pelo Governo, vai iniciar um período de discussão interna na estrutura da JSD. Até ao final de Novembro iremos auscultar e recolher contributos, promovendo a discussão interna. Em Janeiro, no Congresso dos Jovens Autarcas Social Democratas, serão apresentadas as conclusões deste período de discussão interna da estrutura da JSD.

Fonte: http://www.jsd.pt/

5 de Outubro

Comemora-se hoje o 101º aniversário do golpe republicano, em 1910, que colocou termo à monarquia constitucional e que proclamou a República Portuguesa.








terça-feira, outubro 4

JSD Faro leva Formação Sub-18 à Escola Secundária Tomás Cabreira

No próximo dia 6 de Outubro, a JSD Faro irá levar a formação Sub-18 à Escola Secundária Tomás Cabreira.

A formação Sub-18 é uma iniciativa da JSD cujo objectivo é explicar aos estudantes do Ensino Secundário sobre "o que é a política", "como deve ser", e "para que serve".

Para muitos jovens, a política é uma coisa chata, desinteressante e que os próprios políticos são corruptos e cheios de más intenções.

Com esta formação, a JSD pretende demonstrar que a política é debater, é participar, é ouvir as pessoas, é tomar decisões para melhorar a qualidade de vida da sociedade.

Durante a formação, os jovens serão convidados a intervir activamente perante três situações:

- Membros de uma Associação de Estudantes;
- Cidadãos com direito a voto numas eleições municipais;
- Movimento que defende uma causa;

Ao longo destes três casos, os jovens terão que debater entre eles, ouvir as opiniões uns dos outros e no fim tomar a melhor decisão para uma sociedade melhor e mais justa.

Esta iniciativa, que já percorreu várias escolas do país, tem como objectivo final, incentivar os jovens a terem uma participação mais activa na sociedade, seja em partidos políticos, ONG's, associações locais, entre outros.

A JSD Faro defende assim uma juventude farense mais participativa e interventiva.







Parabéns Rui Machado

O tenista farense Rui Machado atingiu o melhor lugar de sempre, de um português, no ranking ATP, encontrando-se agora no 59º posto, após ter disputado a meia-final do torneio "challenger" de Madrid.
A JSD Faro congratula o jovem tenista farense que é um exemplo para todos os jovens, em particular para todos os jovens farenses.