sexta-feira, novembro 11

Artigo de Opinião

JSD - A Escola de Formação Política

Há cerca de um ano, aquando da minha candidatura a Presidente da Comissão Política Concelhia da JSD Faro, defini como um dos eixos prioritários para este mandato, a formação cívica e política.

Fi-lo, porque sempre considerei que a JSD deve ser uma verdadeira Escola Política. E, sinceramente, ainda bem que o fiz, já que, ao apostarmos num plano de formação ambicioso demonstramos que pretendemos ter bons quadros políticos no nosso concelho, na nossa região e no nosso país.

A nossa aposta não passa só pelas Formações Internas dos militantes, mas também por levar workshops às Escolas Secundárias do Concelho de Faro.

Ao longo destas últimas semanas, fomos convidados para dar 4 sessões de formação Sub -18 nas Escolas do nosso Concelho. Foi uma vitória desta Comissão Política Concelhia; demonstrámos desta forma que com a nossa perspicácia podemos estar cada vez mais próximos dos jovens mas, acima disso, foi um marco que considero importante para a Formação Cívica dos Jovens.

Durante estas semanas estivemos com cerca de 150 jovens, explicando o que é a política, para que serve a política e como se deve fazer política.

As horas passadas ao lado destes jovens foram enriquecedoras, não só no ponto de vista político mas, acima de tudo, no ponto vista pessoal. Horas em que explicámos que a política é uma actividade nobre, que deve ser exercida em prol da comunidade e não por interesses pessoais. É esta a forma de estar da Comissão Política que lidero.

Foi e está a ser uma experiência gratificante poder explicar tudo isso aos jovens que nos recebem e que nos ouvem a falar de política mas, melhor do que isso, é sentir que temos uma nova geração com opinião, com ideias e com alguma vontade de participar.

A nossa principal mensagem sempre foi que não nos interessa se no fim daqueles workshops, eles iriam participar activamente na JSD ou noutros partidos; o que realmente nos interessa é que comecem a participar mais.

Um jovem traduz-se numa voz, numa ideia, num projecto. É disso que nós precisamos no nosso país. De jovens que defendam as suas causas, que dêem voz às suas ideias, que não se sintam inibidos de defender os seus ideais.

A JSD Faro tem vindo a contribuir desta forma para que no futuro haja mais Jovens a participar activamente no desenvolvimento da nossa Sociedade.

Muitos duvidaram da nossa aposta.

Hoje, posso dizer que foi uma aposta ganha. Conseguimos chegar perto dos jovens. E aí pretendemos permanecer. Porque é esse que tem que ser o caminho da JSD. E é esse o caminho que vamos continuar a percorrer.

Por fim, resta-me fazer um agradecimento a todos os que confiaram nesta aposta da JSD Faro e a todos os que me têm acompanhado ao longo deste último ano.


Eduardo Gonçalo de Almeida

Presidente da CPC JSD Faro

terça-feira, novembro 8

JSD Faro promove Formação “Poder Local VS Desafios”






No próximo sábado, dia 12 de Novembro de 2011, a JSD Faro realizará uma Formação abordando o tema “Poder Local VS Desafios”.



Esta iniciativa surge como parte do recém-lançado Plano de Formação da JSD Faro e pretende uma reflexão sobre a forma como as estruturas do Poder Local poderão enfrentar desafios futuros, como os propostos pelo recém-lançado Documento Verde da Reforma do Poder Local.



Os Oradores convidados serão José Inácio – Presidente da Câmara Municipal de Lagoa – e Ricardo Carvalho – Assessor do Secretário de Estado do Poder Local e da Reforma Administrativa.



A Formação será aberta a todos quantos estiverem interessados nas temáticas abordadas e terá lugar na Sede Distrital do PSD Algarve, a partir das 15h30.



Com a Reforma Administrativa na ordem do dia, a CPC da JSD Faro considera que esta Formação será uma iniciativa pertinente, no que toca ao esclarecimento de dúvidas e à partilha de pontos de vista sobre a Reforma do Poder Local.