O consumo da píluda do dia seguinte duplicou nos últimos 4 anos, sendo o Algarve a região portuguesa que mais utiliza este contraceptivo.
A procura da pílula do dia seguinte tem vindo a aumentar significativamente desde que foi introduzida no mercado. Hoje, as jovens recorrem muito a este tipo de pílula, constituindo mesmo, por vezes, alguma irresponsabilidade na utilização de métodos mais seguros e uma facilitação nas relações ocasionais.
A pílula do dia seguinte é um método anticoncepcional que interfere na ovulação, na fecundação e no revestimento interno do útero (endométrio), criando um ambiente impróprio para a implantação do óvulo fecundado, consoante a fase do ciclo em que é tomada.
Esta pílula, que se encontra à venda nas farmácias, é composta por doses elevadas de progestagénio (levonorgestrel) isolado ou associado a estrogénio (etinilestradiol). De notar que os progestagénios isolados são mais eficientes e causam menos efeitos colaterais, como náuseas, do que a associação de hormonas, não tendo esta pílula qualquer tipo de efeito sobre uma gravidez.
A pílula do dia seguinte ou contracepção de emergência deve ser utilizada para prevenir a gravidez após uma relação sexual desprotegida ou mal protegida. Por exemplo, quando esta ocorre durante o período fértil, nos casos em que houve um esquecimento na toma da pílula anticoncepcional normal ou em caso de ruptura do preservativo.
A pílula do dia seguinte deve ser tomada até 72 horas depois da relação não protegida. É também necessário que a mulher tenha consciência de que podem surgir efeitos secundários associados à toma deste contraceptivo. Os principais efeitos são cefaleias, náuseas e vómitos, mas também é comum haver irregularidade na próxima menstruação.
Recomenda-se, ainda, que mulheres com factores de risco tromboembólicos pessoais ou familiares evitem a ingestão deste tipo de produto, ainda que os riscos de complicações vasculares associados à pílula do dia seguinte estejam mal avaliados.
No caso de utilização recorrente da pílula de emergência, as altas dosagens de hormonas podem causar retenção de líquidos, tensão alta, náuseas, tromboembolismo e desequilíbrio hormonal, constituindo uma grave agressão ao organismo.
quinta-feira, agosto 31
CONSUMO DA PÍLULA DO DIA SEGUINTE DUPLICA!
"DESPORTO"
terça-feira, agosto 29
ESTÁDIO DE SÃO LUÍS VAI SER DEMOLIDO!
O Estádio de São Luís vai ser demolido para dar lugar a um projecto imobiliário, subsistindo apenas o pavilhão do clube.
Esta medida insere-se no âmbito da recuperação financeira do Farense, cujo passivo da sua SAD ronda os 12 milhões de euros.
Esperemos que o tal projecto imobiliário não se resuma a uns quantos prédios de 10 ou 11 andares, tanto mais que esta zona é uma das áreas da cidade com maior número de pessoas por m2.
Se esta condicionante não fosse devidamente equacionada, o problema de falta de estacionamentos e do transito caótico nesta área seriam muito graves, para não falar na ausência total de espaços verdes e de lazer, que tanta falta faz na nossa cidade.
sábado, agosto 26
RÁDIO DA JSD/FARO É UMA DAS MAIS OUVIDAS A NIVEL NACIONAL!
Das 17.114 rádios alojadas no Cotonete.pt, a FARO ORANGE RADIO, (rádio da Secção de Faro da Juventude Social Democrata), ocupa actualmente a 141ª posição no TOP, o que é uma excelente posição, pois estamos dentro das 150 rádios mais ouvidas no Cotonete, que tem milhares de visitantes diariamente.
A todos aqueles que ouvem a "Faro Orange Radio", o nosso muito obrigado.
quinta-feira, agosto 24
1000 VISITAS!
Com cerca de 2 meses de existência o blog da JSD/Faro - Pensar Faro, atingiu as 1000 visitas.
A JSD/Faro agradece a todos aqueles que por aqui passaram e que continuam assíduamente a visitar-nos.
Obrigado!
quinta-feira, agosto 17
1º TORNEIO DE FUTEBOL DE PRAIA DA JSD/FARO
1, 2 E 3 DE SETEMBRO
A JSD/Faro, vai organizar na Praia de Faro (no campo de jogos junto ao Centro Náutico), de 1 a 3 de Setembro o seu 1º Torneio de Futebol de Praia.
Esta prova desportiva decorrerá todos os dias, entre as 19H00 e as 24H00 estando dividida em 2 fases: Fase de Grupos e a fase de eliminatórias.
Cada equipa deverá ser constituída no mínimo por 5 elementos e no máximo 10, sendo o custo de inscrição no valor de 20 euros por equipa.
Poderás enviar a tua pré-inscrição, contendo o nº e nome de todos os elementos, o nome da equipa e o contacto da pessoa responsável para o e.mail: jsd.faro@gmail.com
Este torneio está aberto a todas as pessoas que queiram participar e como não poderia deixar de ser, haverá prémios para os 3 primeiros classificados.
Prepara já a tua equipa!!!
quarta-feira, agosto 16
segunda-feira, agosto 14
HÁ 2 ANOS ERA ASSIM...
Tal como hoje, o País estava a arder e as manchetes dos principais jornais eram arrasadoras e ‘assassinas’: "Santana na selva, com o País a arder"; "Depois das trapalhadas, a irresponsabilidade"; "Primeiro-ministro com férias de rico no pior ano dos portugueses"; "Primeiro-Ministro permanece no silêncio sobre os Incêndios que assolam o País".
Os principais comentadores políticos não se calavam sobre o tema, as rádios e as televisões repetiam fóruns, debates e mesas redondas sobre a matéria.
Passados 2 anos, temos um Parque Natural a arder há mais de uma semana, temos casas destruidas pelas chamas, pessoas e animais mortos, centenas de hectares queimados, milhares de euros em prejuizos, e tal como há 2 anos atrás, os meios de combate aos incêndios não chegam ou estam mal distribuídos.
Mas, desta vez, assistimos a um silêncio e a uma secundarização desta matéria que não deixa de ser caricata... Ninguém agora acusa o Governo de "trapalhadas" e de "irresponsabilidade"; Não se vê os jornais a acusar o Sr. Primeiro-Ministro da ausência de comentários sobre o inferno de chamas que assola sobretudo o norte do País; Onde estão as mesas redondas a acusar o Governo de ausência de planos eficientes de combate aos fogos, sobretudo quando temos o Parque Natural do Gerês a arder há 10 dias?
quinta-feira, agosto 10
terça-feira, agosto 8
BARCO PARA A PRAIA DE FARO JÁ NAVEGA!
Apesar do POOC não permitir a circulação de embarcações de grande porte no Canal da Barreta (dado que este Canal está classificado como canal secundário), foi ontem inaugurada a nova carreira de barco para a praia de Faro, serviço este que esteve inactivo durante 15 anos.
A JSD/Faro considera essencial para uma correcta gestão da praia de Faro que esta carreira exista. No entanto não pode deixar de apontar o dedo ao atropelo claro da lei do POOC, pois não se compreende que a lei só seja aplicada para alguns, vendo outros a desrespeitá-la, ainda por cima com conhecimento das autoridades que têm o dever de garantir a aplicabilidade das referidas regras nos canais da Ria Formosa.
Se assim é, então o melhor é repensar o POOC e reformular este tipo de regras, pois não podemos aceitar que este tipo de situações continuem a acontecer ainda por cima com a complacência das autoridades.
À parte desta polémica, o custo da viagem é de 3 euros (ida e volta) e tem a duração de cerca de 20 minutos.
quinta-feira, agosto 3
Faro Recebe mais de 3 mil beijos.
A JSD/Faro agradece desde já a presença da Luciana Abreu e a alegria transmitida a todos os Farenses mais jovens.
Festa do Pontal 2006
Os sociais-democratas algarvios querem dar continuidade a uma tradição do partido, recuperada no ano passado, depois de seis anos de ausência. Marcada para o calçadão da cidade, com início marcado para as 20h00, a festa, segundo um comunicado do PSD do Algarve, “manterá as suas características de confraternização entre militantes e simpatizantes de todo o País que se encontram de férias no Algarve”.
Mendes Bota promete surpresas na parte destinada às habituais intervenções políticas, tanto de nível regional como nacional. Para encerrar com chave de ouro haverá lugar a um concerto do deputado (PPM) e fadista Nuno da Câmara Pereira.
Depois de 1975, no pinhal dos arredores de Faro que deu origem ao nome (em terrenos hoje urbanizados), a Festa do Pontal mudou em 1987 para a baixa da cidade de Faro, junto às docas. Mas a reduzida dimensão do espaço, condicionada por uma estrada que tem de manter a acessibilidade aos bombeiros, levou o PSD do Algarve a procurar uma nova solução, que acabou por encontrar no calçadão de Quarteira.
In Correio da Manhã