sexta-feira, agosto 31

JSD/FARO APOIA LUÍS FILIPE MENEZES

A Comissão Política de Secção da JSD/Faro decidiu por unanimidade em apoiar a candidatura do Dr. Luís Filipe Menezes à liderança do Partido Social Democrata.

A JSD/Faro considera que o PSD está a atravessar um período crítico e precisa por isso, de uma nova liderança que proponha um projecto político credivel e ambicioso para o País. Neste momento, apesar do descontentamento generalizado dos cidadãos em relação ao Governo, o PSD depara-se com uma grave crise não se assumindo, infelizmente, como uma alternativa ao actual estado de coisas.

É portanto fundamental e urgente um líder que faça uma oposição forte, dinâmica e bem estruturada. Portugal e o PSD precisam de um líder que faça política com convicção, com causas, com garra! Que tenha a noção da realidade do país e das dificuldades com que os portugueses se deparam diariamente e que não tenha receio de conviver e ouvir as bases do partido.

A JSD/Faro considera que o Dr. Luís Filipe Menezes para além das qualidades anteriormente referidas, tem um projecto, tem um programa e tem vontade de fazer. É por isso a alternativa credível e com a capacidade necessária para enfrentar os desafios que se avizinham.

A Comissão Política de Secção da JSD/Faro


O Presidente


Bruno Lage

sábado, agosto 25

ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS - COMUNICADO JSD/FARO

Foi com surpresa e indignação que a JSD/Faro assistiu na passada semana à destruição por parte de um grupo de ecologistas de um campo de milho transgénico localizado perto de Silves.

Sendo evidente que existiriam outras formas mais adequadas de manifestação e de alerta perante esta problemática, a JSD/Faro, em primeiro lugar, quer deixar claro o seu mais veemente repudio por esta acção delinquente e terrorista, considerando que o movimento “Verde Eufémia” prestou um péssimo serviço à causa dos ecologistas, cuja esmagadora maioria são pessoas moderadas, responsáveis e bem conhecedoras dos seus direitos e deveres enquanto cidadãos.

Em segundo lugar foi com indignação que o JSD/Faro viu a actuação da GNR que numa passividade tremenda assistiu à destruição do dito milheiral. Esta forma de actuação num estado de direito é inadmissivel! Uma força de segurança existe para manter a ordem pública e defender o cidadão de quaisquer actos que atentem contra si ou a sua propriedade, coisa que inexplicavelmente não aconteceu.

Contudo, apesar desta acção despropositada, o JSD/Faro não mudou a sua posição política em relação aos Organismos Genéticamente Modificados (OGM), tendo tido, inclusivamente, a oportunidade de votar favoravelmente uma moção na Assembleia Municipal de Faro, que pretendia que o concelho de Faro, bem como a região algarvia fossem áreas livres de OGMs.

A JSD/Faro não pode aceitar que após as posições tomadas em diversas assembleias municipais algarvias e na AMAL, onde fizeram-se aprovar moções que declaravam a região como sendo uma área livre de OGMs e manifestaram a intenção de colocar o Algarve na carta europeia de regiões livres de transgénicos, o Ministro da Agricultura tenha "inquinado" a legislação a favor das zonas livres de transgénicos, com uma Portaria que permite que essa mesma legislação não seja aplicável, bastando por exemplo, um único agricultor a elas se opor.

A Comissão Política de Secção da JSD/Faro

O Presidente

Bruno Lage

sábado, agosto 18

CAMIÃO DA CAMPANHA DE VERÃO DA JSD

No passado dia 15 (4ª feira), a JSD realizou durante o final de tarde e noite, a sua campanha de Verão na cidade de Faro, que consisitiu em várias voltas à cidade a bordo do seu camião TIR e pela distribuição de brindes e flyers na baixa da cidade, onde o camião estacionou durante algumas horas.

Recorde-se que esta campanha tem como tema central a Habitação Jovem, um tema que aliás é bem pertinente no concelho de Faro.

A JSD entende determinantemente que é urgente proceder-se a uma aposta estratégica na actividade política do partido junto da Juventude. Desta forma, a JSD pretende aproveitar o actual período de férias para ir ao encontro dos jovens portugueses, realizando esta campanha de Verão.

Recorde-se que o governo revogou o diploma que aprovou os Incentivos ao Arrendamento Jovem (IAJ), revelando mais uma vez absoluta insensibilidade com os problemas que afectam a juventude portuguesa.

Ficou assim demonstrado, mais uma vez, que este governo não tem uma única ideia, um único projecto, uma única ambição para a juventude portuguesa.

Por sermos grandes opositores do executivo camarário farense, também nos parece correcto em deixar aqui expresso o agradecimento à Câmara Municipal de Faro, pela forma célere e eficiente como a questão da autorização do estacionamento do camião na baixa de Faro foi tratada, ficando claro que em Faro apesar das divergências políticas, que são normais em democracia, existe um respeito mútuo entre o executivo camarário e a Comissão Política da JSD.

Nesta acção de campanha, para além da presença de diversos membros da JSD/Faro estiveram presentes diversos membros da JSD Nacional, destacando-se a presença do líder nacional Pedro Rodrigues

sexta-feira, agosto 10

ASSEMBLEIA MUNICIPAL EXTRAORDINÁRIA

Vai decorrer no próximo dia 13 (2ª feira), pelas 21H30, no Salão Nobre dos Paços do Municipio uma Assembleia Municipal Extraordinária com a seguinte ordem de trabalhos:

1- Período de intervenção destinado ao Público;

2- Apreciação e deliberação de propostas que recaem sobre o requerimento apresentado pelo Sporting Clube Farense para revogação de cláusulas de reversão da doação de 24/06/1986 e da cedência de 10/05/1982.

quarta-feira, agosto 8

BREVEMENTE EM FARO

Dia 15 (4ª feira) em Faro


A JSD entende determinantemente que é urgente proceder-se a uma aposta estratégica na actividade política do partido junto da Juventude. Desta forma, a JSD pretende aproveitar o período de férias para ir ao encontro dos jovens portugueses, realizando uma campanha de Verão que terá como tema central a Habitação Jovem, um tema que aliás é bem pertinente no concelho de Faro.

Recorde-se que o governo revogou o diploma que aprovou os Incentivos ao Arrendamento Jovem (IAJ), revelando mais uma vez absoluta insensibilidade com os problemas que afectam a juventude portuguesa.

Ficou assim demonstrado, mais uma vez, que este governo não tem uma única ideia, um único projecto, uma única ambição para a juventude portuguesa.

Desta forma, apelamos à mobilização e participação de todos os militantes e simpatizantes da JSD, em mais um importante momento na actuação política desta estrutura partidária.

terça-feira, agosto 7

FARO: CAIS PORTA NOVA AMEAÇA RUIR!

De acordo com noticia avançada pelo jornal "Primeiro de Janeiro", o cais da Porta Nova, em Faro, de onde sai o transporte de passageiros da cidade para as ilhas-barreira da Ria Formosa, corre o risco de ruir e pode colocar em causa a segurança dos utentes.

O cais é a única estrutura na capital algarvia destinada ao embarque e desembarque de passageiros, que pretendem aceder por mar à Praia de Faro, à Ilha Deserta e Ilha do Farol, para onde existem carreiras regulares.

A plataforma é também utilizada por operadores turísticos, que organizam passeios pela Ria Formosa, como é o caso da empresa de José Vargas, que faz o transporte regular para a Deserta e organiza um circuito natureza. Segundo a mesma fonte, os degraus por onde os passageiros descem para entrar nos barcos estão partidos e a estrutura do cais a desintegrar-se, com perigo para utentes e para as embarcações, que não têm um encosto seguro para atracar.

Segundo disse à Lusa José Vargas, responsável pela empresa Animaris, o estado de degradação do cais pode condicionar o transporte marítimo a partir de Faro, além de constituir perigo para os utentes e danificar as embarcações.
“A nossa tripulação já está alerta para os perigos do cais e está sempre alguém a amparar os passageiros”, disse.

Apesar desta situação, Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), que reconhece a necessidade de obras nesta estruttura, só vai avançar com o concurso público para a reabilitação deste cais em 2008.
A JSD/Faro considera que, infelizmente, este é mais um de inúmeros exemplos que demonstram o desinteresse que inúmeros responsáveis têm em relação à interacção da cidade de Faro com a Ria Formosa.