sexta-feira, novembro 30
JSD ASSINALA DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A SIDA
quinta-feira, novembro 29
O FUTURO ADIADO
A Juventude Socialista lançou uma campanha nacional de outdoors na qual, mais uma vez revela miopia política e seguidismo em relação ao Governo do Eng. Sócrates e do PS. A Juventude Socialista continua assim a revelar uma absoluta indiferença relativamente aos problemas que afectam a juventude portuguesa, demonstrando como prioridade de actuação a sua total e completa subserviência a este governo. A JS demonstra mais uma vez que apenas defende os interesses partidários e não os interesses dos jovens portugueses.
Para a JS mais importante do que os interesses dos jovens são os interesse do seu partido. Todavia, não podemos aceitar que a JS, contagiada pela obsessão propagandística do PS e do Governo tente enganar os jovens portugueses.
Não entendemos como pode uma juventude partidária esquecer o galopante aumento do desemprego juvenil por força da desorientação política deste governo.
Não entendemos como pode a JS esquecer que o Orçamento de Estado é altamente penalizante para os jovens portugueses, registando um preocupante desinvestimento nas áreas da educação, do apoio ao associativismo jovem e da habitação jovem.
Não entendemos como pode a JS encontrar-se silenciada após a revogação dos Incentivos ao Arrendamento Jovem (IAJ), único instrumento ao dispôr dos jovens para acederem ao mercado do arrendamento.
Não entendemos como pode a JS, após a promessa do governo, de manter a dotação orçamental do extinto IAJ no novo Programa Porta 65 e de se ter verificado a sua substancial redução, se mantenha impávida e serena numa atitude de absoluta subserviência política.
Não entendemos como pode a JS querer ser considerada uma estrutura politicamente responsável e manter-se silenciada no momento em que o INE anuncia a perda de 167 000 empregos de jovens qualificados e se continua a verificar um constante e efectivo aumento do desemprego, sobretudo o desemprego jovem.
Não entendemos como pode a JS perante a situação de ruptura financeira a que o governo conduziu as instituições do ensino superior por força do constante desinvestimento, não tomar uma posição.
Não entendemos como a JS pode assistir sem reacção ao permanente descontrolo da Ministra da Educação, e à instalação do laxismo e da falta de rigor no nosso sistema de ensino, como recentemente se voltou com a proposta de lei que aprova o Estatuto do Aluno.
A JSD lamenta que aqueles que, connosco, deveriam colocar acima do interesse partidário o interesse dos jovens portugueses continuem a demonstrar a sua absoluta subserviência ao governo e ao PS.
Para a JSD, e ao contrário do que tem demonstrado a prática política da JS, só há um caminho. O da defesa incondicional dos interesses dos jovens portugueses e do futuro de Portugal. Custe o que custar. Custe a quem custar.
quarta-feira, novembro 28
PEDRO SANTANA LOPES NO JANTAR DE NATAL
Este Jantar de Natal, dirigido aos militantes e simpatizantes de todo o Algarve, traz consigo alguns ingredientes, que justificam uma atenção diferente. Desde logo, pelo espírito natalício, pois os social democratas compartilharão a refeição e o convívio, com algumas famílias carenciadas de Portimão, a quem desejam expressar a sua solidariedade.
Depois, pela qualidade do convidado especial, Pedro Santana Lopes, actual líder parlamentar, cuja presença e palavra brilhante fará seguramente o agrado de todos os presentes, estando acompanhado pelo Vice-Presidente do Partido, Mendes Bota.
2008 será um ano de intensa actividade partidária, na preparação para os desafios eleitorais de 2009, e na afirmação do PSD como a única alternativa de recuperação de um país desmoralizado e triste, fustigado por um poder arrogante e prepotente, que urge substituir.
Ultrapassar o final do ano, com um sentimento de unidade de propósitos, e de companheirismo na diversidade, é o tónico do PSD/Algarve para o arrancar de uma nova etapa, na companhia dos autarcas, dirigentes, militantes e simpatizantes.
Poderás reservar o teu lugar junto da Sede Distrital( 289 822 503), ou junto da JSD/Faro.
Não faltes!
quinta-feira, novembro 22
ILUMINAÇÃO DE NATAL EM FARO
Este ano, a verba gasta com a iluminação de Natal na cidade de Faro foi, de acordo com o jornal Correio da Manhã, 145.000 Euros, valor praticamente idêntico ao do ano transacto.
Contudo, apesar da despesa com esta iluminação festiva não ter aumentado em relação ao ano de 2006, o número de decorações aumentou e são muito mais elaboradas e bonitas, podendo-se afirmar com segurança que em 2007, Faro tem uma das mais belas iluminações de Natal dos últimos anos.
A JSD/Faro aproveita para deixar aqui os seus mais sinceros parabéns ao executivo autárquico que, ao invés do ano transacto, atempadamente planeou a montagem destas decorações.
Oportunamente, será colocado neste blog algumas imagens das iluminações de Natal espalhadas pela cidade.
quarta-feira, novembro 21
VENCIMENTOS DOS GESTORES NAS EMPRESAS MUNICIPAIS
Não são eleitos mas ganham tanto como os políticos que gerem as autarquias. De acordo com uma noticia avançada pelo Correio da Manhã, em Portimão e Faro há administradores executivos de empresas municipais com vencimento equivalente ao de presidente da Câmara. Na generalidade das restantes autarquias recebem o mesmo do que os vereadores a tempo inteiro.
Em Faro, segundo a mesma fonte, existem quatro empresas, mas só numa delas (a Fagar) dois dos três administradores têm o vencimento indexado ao presidente da Câmara (3632 euros, valor superior ao do autarca portimonense dado que Faro tem mais população). Não são atribuídos prémios. No Teatro Municipal, o presidente do conselho de administração nada recebe e os gestores também não têm qualquer vencimento. Na Ambifaro o presidente do conselho de administração leva menos de dois mil euros, enquanto os administradores do Mercado Municipal, tal como os responsáveis pelo teatro, nada auferem.
terça-feira, novembro 20
MATA DO LICEU
Como é do conhecimento geral, Faro, é das cidades portuguesas e até Europeias que apresenta uma das maiores carências de espaços verdes e áreas de recreio e lazer. Contudo, apesar desta carência, os poucos espaços existentes na cidade, como por exemplo a mata do Liceu encontra os seus equipamentos de apoio no estado em que as imagens demonstram, a que acresce uma iluminação deteriorada e um circuito de manutenção semi-destruído.
Quando a noite cai a situação fica transformada num autentico filme de terror, a combinação de falta de manutenção do espaço com a falta de luz tornam esta mata num cenário ao nivel dos filmes de Bong Joon-Ho .
Nos meses de Inverno em que as noites são mais longas e que os dias escurecem apartir das 18 horas a situação acaba por ser agravada, pois atravessar a mata depois do fim da tarde acaba por ser um acto de coragem.
Todas estas imagens so comprovam o enorme desleixo e falta de cuidado por parte do Executivo Municipal, este triste panorama é unicamente provocado por falta de manutenção aos equipamentos de iluminação do parque.
Estes equipamentos que como as imagens comprovam estão na sua maioria em bom estado só necessitam de lâmpadas novas para que possam voltar a iluminar.
Qual será a justificação da Câmara Municipal de Faro para esta situação deplorável?
Será que estavam à espera da denuncia da JSD?
Todos nós também temos conhecimento das dificuldades financeiras com que a autarquia se depara, mas será que não se consegue arranjar verba para a recuperação dos equipamentos existentes nesta mata, que é frequentada diariamente por centenas de farenses?
segunda-feira, novembro 19
PLENÁRIO DA JSD/FARO
Na próxima 6ª feira, dia 23, pelas 21h30, a JSD/Faro vai realizar o seu plenário ordinário cujos temas principais será a informação aos militantes das actividades da JSD e a análise da actual situação política.
Contamos com a tua importante presença!
sábado, novembro 17
CÂMARA MUNICIPAL PASSA A GERIR ZONA RIBEIRINHA
De acordo com o Região Sul online, o projecto, negociado entre as duas partes, abarca a zona compreendida entre o actual parque de estacionamento a norte do Hotel Eva e o cais das Portas do Mar, numa intervenção balizada em três grandes áreas.
Segundo a mesma fonte, o presidente da Câmara de Faro, José Apolinário, sustenta que a zona ribeirinha, tanto pela sua extensão, como enquanto elemento identitário da cidade, deve ser objecto de uma intervenção que vise a sua valorização e requalificação”.
A JSD/Faro, como não poderia deixar de ser, está bastante satisfeita com este acordo que vai permitir a requalificação e a valorização urbana de uma área da cidade que sistematicamente foi esquecida e negligenciada pelos diversos executivos que durante décadas passaram pela câmara municipal e por isso, deixa aqui expresso os mais sinceros parabéns ao actual executivo.
Contudo, não se compreende porque motivo este acordo não englobou a área ribeirinha do Largo de São Francisco, zona industrial do Bom João e Atalaia.
Na opinião desta Comissão Politica pode-se estar a perder a oportunidade de requalificar toda a frente ribeirinha da cidade de Faro, até porque à partida estas obras de requalificação terão o apoio financeiro e técnico do programa POLIS XXI e QREN, facto que deveria ser bem aproveitado, sendo sem sombra de dúvida uma grande oportunidade de requalificação, valorização e modernização da cidade que possivelmente vai ser desperdiçada.
O problema, é que devido às dificuldades financeiras com que a autarquia se depara, estes projectos só podem ser executáveis com o recurso de apoios financeiros e isso pode não estar garantido quando se pretender avançar com a requalificação do troço desde a Atalaia ao Largo de São Francisco, para além de não estar prevista nenhuma data para esta reestruturação, o que deixa antever mais uns largos anos de abandono e esquecimento destes valiosos terrenos.
segunda-feira, novembro 12
VISITA O NOSSO ÁLBUM MULTIMÉDIA
Para poderes aceder às fotografias do jantar comemorativo do 32º aniversário da JSD/Faro, bem como às restantes fotografias das nossas actividades, foi criado um Álbum Multimédia que se encontra na coluna da esquerda deste blog, por baixo do relógio, com a designação "Imagens das nossas Actividades".
Boa visita!
domingo, novembro 11
VARIANTE A FARO - NOVOS EPISÓDIOS DE UMA TELENOVELA INTERMINÁVEL!
Segundo a mesma fonte, vai ser agora realizada a avaliação técnica do projecto, com a emissão de pareceres pelas Entidades Públicas, decorrendo em simultâneo um período de Participação Pública, após o que deverá ser emitido o parecer final e a proposta de Declaração de Impacte Ambiental, a ser aprovada pelo Ministro do Ambiente.
Agora que a desculpa do Estudo de Impacte Ambiental se esgotou qual será a próxima desculpa para adiar tão importante obra? Recorde-se que no PIDDAC de 2008 não está previsto nem um cêntimo para esta estrada. Será que, tal como o pavilhão municipal, os esgotos no meio rural e a pista de atletismo, vai ficar para 2009, ou será novamente a grande bandeira e a grande causa da campanha eleitoral do executivo socialista?
sábado, novembro 10
JANTAR COMEMORATIVO DO 32º ANIVERSÁRIO DA JSD/FARO
Decorreu ontem (6ª feira) no restaurante Pontinha em Faro o jantar comemorativo do 32º aniversário da JSD/Faro, que contou com a presença de vários dirigentes algarvios desta organização política, nomeadamente os presidentes da JSD/Algarve, JSD/Tavira, JSD/Loulé, JSD/Lagos e os vice-presidentes da JSD/Albufeira e JSD/Lagoa.
Para além destes dirigentes, o jantar contou com a presença de cerca de meia centena de militantes e simpatizantes da JSD, tendo como convidado especial o presidente do PSD/Algarve e vice presidente do PSD, Dr. Mendes Bota, que proferiu uma palestra relacionada com o Orçamento de Estado e investimento no Algarve.
Bruno Lage, presidente da JSD/Faro agradeceu a presença de todos os companheiros e dirigentes neste jantar de aniversário e efectuou o balanço do seu primeiro ano de mandato e da sua equipa à frente dos destinos da secção farense, sem se esquecer de fazer referência à inércia com que o executivo socialista tem gerido o concelho de Faro, não se vislumbrando nem obra, nem projectos nem ideias para o desenvolvimento de Faro.
Fábio Bota, presidente da distrital, elogiou o excelente e o notável trabalho da JSD/Faro e fez referência ao facto de neste momento, internamente, viver-se no Algarve um clima de grande amizade entre as várias secções da JSD e de um enorme espírito de entreajuda e militância que importa prezervar.
quinta-feira, novembro 8
FARO: CAPITAL DA SEGURANÇA NO TRABALHO
quarta-feira, novembro 7
BLOG PENSAR FARO ATINGE AS 15000 VISITAS!
Mais uma vez, a JSD/Faro agradece a tua visita, esperando que continues a ser um leitor assíduo do PENSAR FARO.
terça-feira, novembro 6
IMI NÃO AUMENTA EM FARO
Os argumentos do executivo de que um aumento na receita através da cobrança do IMI seria fulcral para fazer face aos muitos encargos económicos da autarquia não convenceram a oposição, que chumbou a proposta em bloco.
Assim, a proposta não passou, recebendo os votos contra das bancadas do PSD, PCP e Bloco de Esquerda e os votos a favor do PS.
Desta forma, as taxas de IMI manter-se-ão nos 0,6 por cento, para prédios urbanos, e em 0,4 por cento, para prédios avaliados nos termos do Código do IMI (CIMI).
Na mesma reunião da AM, também foi votada a fixação da derrama para 2008. Desta feita, a proposta, avançada em reunião de Câmara pelos vereadores do PSD, passou.
Fonte: Jornal Barlavento
segunda-feira, novembro 5
HOSPITAL DE FARO EM ESTADO CAÓTICO!
A Comissão Política de Secção da JSD/Faro, mediante estas condições degradantes e terceiro mundistas, que revelam um grave atropelo à dignidade humana e em clara violação das mais elementares regras de saúde, está solidária com os 19 chefes de serviço e apresenta o seu mais veemente repúdio perante a situação anteriormente descrita e exige que sejam rapidamente tomadas medidas para que seja colocado definitivamente um ponto final nesta situação.
Para a JSD/Faro, a solução passa pela reabertura dos SAP entretanto encerrados um pouco por todo o Algarve, pela criação do curso de medicina na Universidade do Algarve e pela construção do novo Hospital Central que tem sido ano após ano sistematicamente adiado e que o PIDAC para 2008 não contempla nem um cêntimo para a construção desta importante unidade de saúde o que deixa antever, infelizmente, mais uns anos de total "esquecimento".