segunda-feira, junho 30

FESTA DE LANÇAMENTO DO LIVRO "PENSAR FARO" FOI UM SUCESSO!

Decorreu no passado sábado à noite, no bar APARTE CLUB a festa de lançamento do livro "Pensar Faro", da autoria de vários dirigentes e militantes da JSD/Faro.

Este projecto surgiu de um desafio proposto pela Editora “Latitudes do Pensamento”, que após consulta do blogue da JSD local: “Pensar Faro”, um dos blogues mais aclamados da esfera concelhia, onde muitos dos artigos foram publicados, considerou que seria interessante publicar um livro com as suas principais ideias.

A festa de lançamento, que contou com cerca de 200 pessoas, foi um convívio de dirigentes da JSD nacional e regional, de dirigentes do PSD, militantes, de amigos da cultura e de Faro em geral, onde se desenvolveram outras actividades paralelas ao lançamento do livro, como as actuações do Grupo de Hip-Hop da Universidade do Algarve, do DJ Zarra e do VJ Power Beat.

Esta festa primou ainda por ter sido um acontecimento inédito para a JSD. A concelhia de Faro da Juventude Social Democrata foi a primeira a nível nacional a ver editadas em livro as suas opiniões, propostas e preocupações. Esta vitória demonstra a importância que a voz de uma juventude partidária pode alcançar quando apresenta um trabalho metódico, responsável, credível e rigoroso, sendo um incentivo para o desenvolvimento político e pessoal dos seus membros, da sua cidadania e do meio onde se encontram.

Foi notória a aceitação e o reconhecimento do trabalho da JSD/Faro junto dos dirigentes “laranjas” locais e regionais que foi consumada pela presença de nomes como Mendes Bota e Macário Correia. Para além dos dirigentes algarvios, o líder da JSD Nacional, Pedro Rodrigues, também se fez deslocar ao evento com alguns elementos de outras concelhias nacionais para felicitar o presidente da JSD/Faro, Bruno Lage, pela iniciativa.

quarta-feira, junho 25

terça-feira, junho 24

PORREIRO, PÁ!

A JSD/Faro recebeu este e.mail contendo o seguinte texto (autor desconhecido) e decidiu colocar no blog Pensar Faro.

Uma adolescente de 16 anos pode fazer livremente um aborto mas não pode por um piercing.

Um cônjuge para se divorciar, basta pedir. Um empregador para despedir um trabalhador que o agrediu precisa de uma sentença judicial que demora 5 anos a sair.

Na escola um professor é agredido por um aluno. O professor nada pode fazer, porque a sua progressão na carreira está dependente da nota que dá ao seu aluno.

Um jovem de 18 anos recebe €200 do Estado para não trabalhar; um idoso recebe de reforma €236 depois de toda uma vida do trabalho.

Um marido oferece um anel à mulher e tem de declarar a doação ao fisco. O mesmo fisco penhora indevidamente o salário de um trabalhador e demora 3 anos a corrigir o erro.

O Estado que gasta 6 mil milhões de euros no novo Aeroporto recusa-se a baixar impostos porque não tem dinheiro.

Nas zonas mais problemáticas das áreas urbanas existe 1 polícia para cada 2.000 habitantes; cada Ministro tem 4 polícias guarda-costas; o Governo diz que o País não precisa de mais polícias.

Numa empreitada pública, os trabalhadores são todos imigrantes ilegais que recebem abaixo do salário mínimo e o Estado não fiscaliza.

Num café, o proprietário vê o seu estabelecimento ser encerrado só porque não tinha uma placa a dizer que é proibido fumar. Um cão ataca uma criança e o Governo faz uma lei.

Um professor é sovado por um aluno e o Governo diz que a culpa é de causas sociais.

O IVA de um preservativo é 5%. O IVA de uma cadeirinha de automóvel, obrigatória para quem tem filhos até aos 12 anos, é 21%.

Numa entrevista à televisão, o Primeiro-Ministro define a Política como "A Arte de aprender a viver com a decepção"."*

Genuinamente, Porreiro, pá!

domingo, junho 22

MÚSICAS PARA RECORDAR

Fica hoje aqui registada a famosa canção de Robie Williams e Nicole Kidman, Somethin´ stupid.

sábado, junho 21

CONGRESSO DE GUIMARÃES

Está a decorrer em Guimarães, este fim-de-semana, o XXXI Congresso Nacional do PSD. Para além da aprovação da lista à Comissão Política Nacional e proceder-se à eleição das listas candidatas à Mesa do Congresso e ao Conselho de Jurisdição Nacional, também estão a ser discutidas 27 Propostas Temáticas, que em caso de aprovação serão anexadas ao programa do partido para o próximo biénio.

Após a votação, que ocorreu durante a manhã de Domingo, e que participaram 804 dos 940 Congressistas eleitos, obteve-se o seguinte resultado: A Comissão Política Nacional foi eleita com 529 votos, 206 votos em branco e 69 votos nulos.

Para a Mesa do Congresso a Lista A obteve 470 votos, contra os 254 alcançados pela Lista B. Nesta votação ainda houve 65 votos em branco e 15 nulos. Para o Conselho de Jurisdição Nacional, a Lista A obteve 345 votos (5 mandatos), a Lista B alcançou 120 votos (1 mandato), a Lista C, 198 votos (2 mandatos), a Lista D alcançou 91 votos (1 mandato) e a Lista G obteve 21 votos (0 mandatos). Houve ainda 24 votos em branco e 5 nulos.

Para o Conselho Nacional o resultado foi o seguinte: Lista A: 272 (20 conselheiros), Lista B: 68 (5 conselheiros), Lista C: 220 (16 conselheiros), Lista D: 46 (3 conselheiros), Lista E: 55 (4 conselheiros), Lista F: 15 (1 conselheiro), Lista G: 22 (1 conselheiro), Lista H: 7 (0 conselheiros), Lista I: 39 (3 conselheiros), Lista J: 37 (2 conselheiros). Houve neste escrutinio 15 votos em branco e 8 votos nulos.

Fotos de Sofia Minhalma

quarta-feira, junho 18

TRAVIAN - O GRANDE JOGO DE ESTRATÉGIA DA NET

Travian é um jogo de estratégia, cujo objectivo é gerir e desenvolver uma aldeia e uma tribo medieval.

Joga-se no web browser e conta com milhares de jogadores a competir simultaneamente.

Vai conhecer este divertido jogo em http://www.travian.pt/ faz o teu registo grátis e começa logo a jogar!

terça-feira, junho 17

JSD DISPONIBILIZA CONTAS DE E-MAIL

A JSD Nacional disponibiliza a todos os militantes contas de correio electrónico gratuitas. As caixas de correio vão ter numa primeira fase, 20 MB de capacidade e podem ser acedidas via webmail ou POP3 a partir de qualquer computador que esteja ligado à Internet.

Para obter uma conta de email gratuita, tens de enviar um email para web@jsd.ptEste endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar com os seguintes dados:


NOME:
Nº DE MILITANTE:
EMAIL PRETENDIDO:
ACTUAL CONTA DE EMAIL (SECUNDÁRIA):

Depois da adesão confirmada, iremos reencaminhar-te um email com os dados de acesso.

A adesão a este serviço pressupõe uma Conduta Geral:
Os utilizadores não podem usar os mesmos para transmitir, distribuir ou guardar conteúdos que:
(a) violem qualquer lei aplicável;
(b) infrinjam qualquer copyright, marca, segredo comercial ou outros direitos de propriedade intelectual ou a privacidade, publicidade ou outros direitos pessoais de outrem;
(c) sejam obscenos, ameaçadores, abusivos ou odiosos ou contenham vírus ou outros componentes prejudicais.

Os serviços técnicos da JSD Nacional, reservam-se ao direito de desactivar e/ou remover as contas de email gratuitas que permaneçam inactivas por um período superior a 60 dias.

O registo e utilização de uma conta de email gratuita implica, por parte do utilizador, aceitar a recepção ocasional de mensagens da JSD/PSD.

Esperamos contribuir para o alargamento da comunidade JSD Online.

domingo, junho 15

LIVRO "PENSAR FARO"

Dia 28 de Junho (Sábado), apresentação do livro "PENSAR FARO"

Não faltes!!!

Caros(as) amigos(as),

A JSD/Faro tem o enorme prazer de vos convidar, para a festa de apresentação do livro “PENSAR FARO”.

Este livro é uma colectânea de textos com ideias, projectos e sugestões para o município de Faro, passando também por artigos de opinião sobre variados temas de politica local, regional e nacional, tendo uma marca claramente jovem, dinâmica e irreverente.

Pretendemos que a apresentação deste livro seja diferente do habitual e para isso preparou-se uma festa de apresentação que decorrerá na baixa da cidade de Faro, no bar APARTE CLUB, (situado na Rua 1º de Maio, n.º 21), no dia 28 de Junho (sábado), de acordo com o seguinte programa:

21H45 - Recepção dos convidados

22H00 - Momento musical

22H30 - Apresentação do livro

23H00 - Cocktail oferecido pelo bar APARTE

00H00 – Actuação dos DJ´s e VJ´s convidados

Não precisamos de dizer o quanto gostaríamos de contar com a vossa presença, pois o vosso apoio será muito importante para nós.

Por favor confirmem a vossa presença, para efeitos de inscrição na Guest-List, até ao dia 26, pelo e.mail: jsd.faro@gmail.com

O livro será publicado pela editora “Latitudes do Pensamento”.

sábado, junho 14

quarta-feira, junho 11

TORNA-TE SÓCIO DA SELECÇÃO NACIONAL

Torna-te sócio da Selecção Nacional de Futebol.

Vai a http://www.sociodaseleccao.pt/ e faz o teu pedido de adesão.

TGV - REFLEXÃO

Experimente ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio.

Comprado o bilhete, dá consigo num comboio que só se diferencia dos nossos Alfa por ser menos luxuoso e dotado de menos serviços de apoio aos passageiros.

A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de vista, demorou cerca de cinco horas.

Não fora conhecer a realidade económica e social desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemas únicos dos superavites orçamentais seriam mesmo uns tontos.

Se não os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos resultantes da substantiva criação de riqueza.

A resposta está na excelência das suas escolas, na qualidade do seu Ensino Superior, nos seus museus e escolas de arte, nas creches e jardins-de-infância em cada esquina, nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade.

Percebe-se bem porque não construíram estádios de futebol desnecessários, porque não constroem aeroportos em cima de pântanos, nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de multinacionais.

O TGV é um transporte adaptado a países de dimensão continental, extensos,onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro, competitivo com o transporte aéreo.

É por isso, para além da já referida pressão de certos grupos que fornecem essas tecnologias, que existe TGV em França ou Espanha (com pequenas extensões a países vizinhos). É por razões de sensatez que não o encontramos na Noruega, na Suécia, na Holanda e em muitos outros países ricos.

Tirar 20 ou 30 minutos ao Lisboa-Porto à custa de um investimento de cerca de 7,5 mil milhões de euros não trará qualquer benefício à economia do País.

Para além de que, dado hoje ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia, ser um presente envenenado para várias gerações de portugueses que, com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar.

Com 7,5 mil milhões de euros podem construir-se mil escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas existentes (a 2,5 milhões de euros cada uma), mais mil creches inexistentes (a 1 milhão de euros cada uma), mais mil centros de dia para os nossos idosos (a 1 milhão de euros cada um).

Cabe ao Governo reflectir.

Cabe à Oposição contrapor.

Cabe-lhe a si reencaminhar esta mensagem ou deixar ficar.

Textode fonte desconhecida reencaminhado por e.mail

DÉFICE COMERCIAL AUMENTA 29%!!!

Segundo o jornal Correio de Manhã, o défice comercial português aumentou 29% até Março, face a igual período do ano anterior.

Mas de acordo com o Governo continuamos a viver num país cor-de-rosa...

terça-feira, junho 10

10 DE JUNHO - DIA DE PORTUGAL

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões a 10 de Junho de 1580, e é também o Dia Nacional de Portugal.

Durante o regime autoritário do Estado Novo de 1933 até á Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974 era celebrado como o Dia da Raça; a raça Portuguesa.

Fonte: Wikipedia

domingo, junho 8

MÚSICAS PARA RECORDAR

A propósito do dia Mundial do Ambiente, que ocorreu na passada semana, fica aqui registada a canção de Michael Jackson, "Earth Song".

sábado, junho 7

MENDES BOTA ANTECIPA ELEIÇÕES NO PSD/ALGARVE

Mendes Bota solicitou ontem a antecipação das eleições dos órgãos distritais do PSD/Algarve, inicialmente previstas para Dezembro de 2008.

Trata-se de um acto político que Mendes Bota já tinha premeditado, muito antes das recentes eleições directas para a liderança do PSD, e que se prende exclusivamente com a convicção de que é do interesse do Partido definir desde já, atempadamente, a equipa que irá preparar e trabalhar os desafios eleitorais do próximo ano, designadamente, as eleições autárquicas.

O lider regional decidiu fazê-lo agora, antes do próximo Congresso do PSD, porquanto sendo a sua vontade não integrar qualquer lista candidata aos órgãos nacionais do Partido, não querendo que esta antecipação eleitoral venha a ser erradamente interpretada como uma reacção aos resultados do conclave social democrata, quaisquer que eles sejam.

E desde já declara, também, que será candidato, pois continua disponível para prosseguir o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos, à frente do PSD/Algarve, em grande consonância de ideias e de apoio com a base dos seus militantes algarvios, expressa em quatro actos eleitorais internos.

Disse e escreveu antes de 31 de Maio: “qualquer que seja a escolha dos militantes para a liderança, ela terá que ser respeitada”. Isso não significa falsos unanimismos, nem abdicar do direito à diferença de opiniões. Mas significa que todos temos que ter consciência de que o PSD só poderá assumir-se como verdadeira alternativa de governo, se estabilizar internamente. O 31 de Maio, é uma página virada na história do Partido. É o futuro que interessa.

Mas, quem vence uma qualquer eleição, mesmo que por curta margem, e até por isso, deve exercer o poder com bom senso, sentido de equilíbrio e sem espírito sectário.

É candidato, em defesa da Regionalização, a qual tem pautado há mais de 30 anos, todo o seu posicionamento político interno ou externo ao Partido. E pensa que, neste momento, o PSD precisa, mais do que nunca, de quem, no seu seio, se bata por esse objectivo constitucional.

Durante os últimos anos, o PSD viveu no Algarve um tempo de trabalho intenso, e de pacificação interna. Liderou a agenda política. Esteve na primeira linha do seu papel de líder da oposição regional. Tomou posições sobre as questões mais relevantes para a Região do Algarve. Venceu as eleições autárquicas. Mobilizou os militantes, os dirigentes e os autarcas para a sua missão. Em condições muito adversas. Mas foi uma tarefa colectiva que Mendes Bota conduziu com prazer, com a ajuda de muitos. E que se propoe continuar até 2010.

As eleições terão lugar no dia 11 de Julho de 2008.

sexta-feira, junho 6

E ASSIM VOA O DINHEIRO...

Na Rua do Alportel a Câmara Municipal promoveu, e bem, a requalificação da calçada que se apresentava já num estado de degradação muito elevado.

Contudo, o insólito acontece! Depois da reconstrução desta nova calçada, eis que se lembram de colocar pins ao longo do passeio, pelo que dias depois da sua reconstrução, começam a esburacar a referida calçada para colocar os pins, conforme ilustra a seguinte imagem.

É caso para perguntar: Não teria sido mais eficiente e possivelmente menos dispendioso planear a colocação destes pins aquando a reconstrução desta calçada?

quarta-feira, junho 4

SEMANA NÁUTICA EM FARO

De acordo com o Gabinete de Relações Exteriores da Câmara Municipal de Faro, tem início, no próximo dia 6 de Junho, a I Semana Náutica, evento que se prolonga até dia 15 de Junho e que promete animar a Praia de Faro com inúmeras actividades.

Nos dias 6, 7 e 8 de Junho decorrem a Exposição e Divulgação dos Serviços Náuticos e várias actividades gratuitas: canoagem, passeios de interpretação ambiental, vela, kitesurf, BTT, windsurf, passeios de barco, bodyboard, surf e passeios pedestres. Ainda no dia da abertura oficial, dia 6, realiza-se o seminário “Ria Formosa, Promoção e Desenvolvimento do Turismo”.

Nos dias 7 e 8 de Junho, decorre o ProAm- Circuito Ibérico de Windsurf, organizado pela empresa MP Eventos e nos dias 14 e 15 de Junho o Campeonato Regional de Infantis-Vela, organizado pelo Ginásio Clube Naval de Faro. Ambos os eventos têm o apoio do Município de Faro.

Todos os interessados nas actividades acima referidas deverão efectuar a sua inscrição no Centro Náutico da Praia de Faro, telefone: 289819348, e-mail: centronauticofaro@gmail.com

terça-feira, junho 3

LISTA B – UM TEMPO NOVO

Realizaram-se no passado Sábado as eleições para a escolha do líder do Partido Social Democrata e também para a escolha dos delegados ao XXXI Congresso do PSD, que vai decorrer em Guimarães de 20 a 22 de Junho.

Para a escolha dos Delegados ao Congresso foram a escrutínio três listas encabeçadas, respectivamente, por Justino Ramos (Lista A), Cristóvão Norte (ListaB) e Gonçalves Júnior (Lista C), que disputaram entre si os 4 delegados atribuídos à Secção de Faro.A Lista A obteve 185 votos, imediatamente seguida pela Lista B com 178, enquanto que a Lista C ficou-se pelos 22 votos. Assim, foram eleitos Delegados ao Congresso pela Lista A, Justino Ramos e David Santos, enquanto que pela Lista B foram eleitos Cristóvão Norte e Bruno Lage.

A lista B considera que este resultado é uma notável manifestação de confiança por parte duma fatia significativa dos militantes, composta por diversas correntes, e o reflexo de que emerge em Faro uma nova geração de quadros políticos que pretendem contribuir para um PSD participado, enérgico e com contraditório político interno, que não se cinja às quatros paredes da sede e ofereça alternativas aos cidadãos. Ficou também claro que esta geração conta já com uma base de apoio bastante forte e significativa, deixando transparecer que UM TEMPO NOVO está a surgir na capital algarvia.

Contudo, apesar deste resultado promissor, os elementos da Lista B entendem sublinhar que não é tempo de equacionar a questão da liderança da secção de Faro do PSD, nem de colocar pedras no caminho dos nossos e que, na medida em que para o ano o PSD tem diversos desafios eleitorais pela frente, a comissão política em exercício de funções deve preparar uma alternativa credível, consistente e plural que seja passível de suscitar a confiança dos Farenses e que lhes proponha uma ideia para Faro, coisa que, infelizmente, a maioria socialista não possui.

Por último, a Lista B agradece a todos os militantes a confiança em si depositada e reitera o compromisso de se bater por Faro e pelo Algarve, trabalhando com afinco, empenho e dedicação em busca de um PSD mais forte e dinâmico.

Em Faro, recorde-se, Pedro Santana Lopes foi o vencedor, alcançando 190 votos. Pedro Passos Coelho ficou na segunda posição com 130 votos, enquanto que Manuela Ferreira Leite foi a preferida por 71 dos 398 votantes.

segunda-feira, junho 2

MAIO: PS E PSD PRATICAMENTE EQUIPARADOS

O barómetro politico da Marktest para o mês de Maio dá o Partido Socialista a cair vertiginosamente ficando equiparado praticamente ao PSD.

Destaque para a subida significativa do CDS/PP e do resultado do Bloco de Esquerda e do PCP, ambos acima dos 11%


domingo, junho 1

LISTA B OBTEM, EM FARO, RESULTADO MUITO POSITIVO

Na Secção de Faro, houve 3 listas candidatas aos 4 Delegados por Faro ao XXXI Congresso do PSD (que vai decorrer em Guimarães de 20 a 22 de Junho).


A Lista A (encabeçada pelo presidente do PSD/Faro, Justino Ramos) ficou com 185 votos, a Lista B (encabeçada por Cristóvão Norte) com 178 e a Lista C obteve 22.


Assim, Justino Ramos, David Santos (ambos da Lista A), Cristóvão Norte e Bruno Lage (ambos da Lista B) foram eleitos delegados ao Congresso.


Como não poderia deixar de ser, a Lista B, ficou bastante satisfeita com este resultado, pois para além de conseguir eleger os dois primeiros elementos da sua lista, perde esta disputa por uma margem mínima (7 votos), ficando claro que UM TEMPO NOVO está a surgir na capital algarvia.


Os elementos da Lista B agradecem à JSD/Faro e a todos os seus votantes a confiança em si depositada e reiteram o compromisso pessoal de se baterem por Faro e pelo Algarve, trabalhando com afinco, empenho e dedicação em busca de um PSD mais forte e dinâmico.


Viva o PSD, Viva Faro!

Clica no cartaz para o aumentar

MANUELA FERREIRA LEITE VENCEU AS ELEIÇÕES DO PSD

Manuela Ferreira Leite foi a candidata mais votada a nivel nacional obtendo 16.564 votos, num universo total de 43.983 votantes, tendo assim, sido eleita a nova presidente do Partido.

Em 2º lugar ficou Pedro Passos Coelho, com 13.664 votos (31,07%). Pedro Santana Lopes ficou na 3ª posição, com 13.115 votos (29,82%). Em último lugar, ficou o candidato Mário Patinha Antão, com 294 votos (0,67%).

A abstenção a nível nacional rondou praticamente os 43%.

No Algarve, Manuela Ferreira Leite foi a 2ª candidata mais votada obtendo 415 votos27,9% junto dos militantes do PSD/Algarve. Pedro Santana Lopes foi o candidato mais votado alcançando 660 votos (44,3%) enquanto que Pedro Passos Coelho ficou-se pelo 3º lugar com 367 votos (24,6%) e Mario Patinha Antão ficou pela 4ª posição com 34 votos (2,3%).

Ao nivel do distrito a taxa de abstenção foi de 33,4% e houve 13 votos em branco e 4 votos nulos.


RESULTADOS DA ELEIÇÃO A NIVEL REGIONAL

Secção.......Santana....F. Leite....P. Coelho....P Antão....Nulos....Brancos

Albufeira......44..........17...........14..........5.........0.........0

Alcoutim........4..........24............2..........0.........0.........0

Aljezur........13...........1............3..........0.........0.........0

C. Marim.......6............34...........7..........0.........0.........1

Faro..........190...........71..........130.........2.........1.........4

Lagoa..........9............21...........31.........0.........0.........0

Lagos..........31...........32...........11.........1.........0.........2

Loulé..........94...........45...........54.........24........1.........3

Monchique......19...........17...........10..........0........0.........0

Olhão.........132...........29...........15..........1........0.........1

Portimão......44............34...........25..........0........1.........1

S. Brás........11............7............7..........0........0.........0

Silves.........6............44...........16..........0........1.........0

Tavira.........9............25...........11..........1........0.........0

V. Bispo.......4.............1...........23..........0........0.........0

VRSA...........44............13...........8..........0........1.........0

TOTAL----------660 ---------415 ---------367 -------34--------13--------4