quarta-feira, dezembro 24
Feliz Natal
segunda-feira, dezembro 22
Ciclovia em Faro não passa de intenção
Ciclo via em Faro (neste caso funciona como zona de estacionamento)
Os farenses interrogam-se sobre o que são as linhas azuis que se encontram nas ruas da cidade. Na verdade, estas linhas azuis são ciclovias, por incrível que pareça.
Já que nestes últimos anos tanto se fala da mobilidade nas cidades, alterações climáticas e a degradação da qualidade do ar causada por emissões de Carbono associadas à utilização de automóveis, a solução para minimizar este problema pode passar pela utilização de bicicletas por parte dos cidadãos.
Associados a estes benefícios está, claramente, a prática de exercício físico e momentos de lazer, combatendo o sedentarismo dos portugueses e a melhoria da saúde pública. Estas ciclovias em Faro não passam de uma boa intenção com uma má execução, uma vez que não demonstram qualquer segurança aos ciclistas, principalmente para as crianças, desencorajando os farenses a optar pela bicicleta como meio de transporte.
Antes da sua realização, dever-se-ia ter tido como exemplo as verdadeiras ciclovias existentes em Beja e Aveiro, ou na Holanda e Dinamarca. Estas sim transmitem uma verdadeira segurança aos seus utilizadores.
Ciclo via de Beja
Ciclo via de Beja ( à esquerda na imagem)
As verdadeiras ciclovias seriam realmente úteis se ligassem os dois Campus da Universidade do Algarve, o centro da cidade, Montenegro, aeroporto, Praia de Faro, Gambelas, Parque das Cidades e as zonas residenciais de Faro, criando uma verdadeira rede de ciclovias no concelho. Desta forma, poder-se-ia diminuir os problemas de trânsito na cidade e ainda de estacionamento na Ilha de Faro, durante o verão, e na baixa da cidade, com a criação de parques de bicicletas.
Com estas ciclovias, que não passam de umas linhas azuis nas zonas de circulação rodoviária e em algumas ruas com os carros estacionados em cima das mesmas, é caso para dizer:
Faro no seu melhor!
sábado, dezembro 20
Aposta na mobilidade marca Orçamento de Faro para 2009
Faro vai apostar num orçamento virado para o sector social, da educação e da mobilidade. Os muitos projectos que avançarão nesta última área são os que mais despertam a atenção nas Grandes Opções do Plano para 2009, em relação às de anos anteriores, muito devido a inclusão no orçamento de um estudo de viabilidade para um Metro de Superfície.
Barlavento - Jornal de Informação Regional do Algarve
E estamos em crise, imaginem se não estivessemos?
Convocatória
sexta-feira, dezembro 5
XX Congresso Nacional da JSD
Convocatória
Ao abrigo dos Estatutos Nacionais da JSD, e demais regulamentos aplicáveis, convoca-se o Plenário de Secção de Faro, para reunir no próximo dia 19 de Dezembro de 2008 (6.ª feira), pelas 21horas, na Sede do PSD/Faro, sita na Rua Vasco da Gama, n.º 54 – 1º Dto., com a seguinte ordem de trabalhos:
Ponto n.º 2 – Balanço do mandato até à data e calendarização de actividades para próximo ano
Ponto n.º 2 – Actualidade Política
Ponto n.º 3 – Assuntos Diversos
A Presidente da Mesa do Plenário da JSD/Faro
________________________________
Filipa Correia da Silva