quarta-feira, outubro 21
Convocatória Plenário de Secção
Ao abrigo dos Estatutos Nacionais da JSD, e demais regulamentos aplicáveis, convoca-se o Plenário de Secção de Faro, para reunir no próximo dia 30 de Outubro de 2009 (6.ª feira), pelas 21h30, na Sede do PSD/Faro, Rua Vasco da Gama, 54, 1º Dto., com a seguinte ordem de trabalhos:
1- Análise dos resultados eleitorais
2- Balanço do trabalho realizado
3- Planificação de Próximas Actividades
4 – Outros Assuntos
A Presidente da Mesa do Plenário
_________________________
(Filipa Margarida Correia da Silva)
terça-feira, outubro 20
História dos Presidentes de Câmara em Faro
Em mais 30 anos de poder local nunca um autarca completou dois mandatos como presidente da Câmara de Faro. Apenas um foi eleito duas vezes mas renunciou ao cargo a meio do segundo mandato.
Joaquim Lopes Belchior pelo PS foi o primeiro presidente da Autarquia farense. As eleições foram disputadas a 12 de Dezembro de 1976. Mas logo nas eleições seguintes, a 16 de Dezembro de 1979, Faro vira à direita e elege José Marciano Nobre, na altura candidato da AD.
Volvidos mais quatro anos, a 12 de Dezembro de 1982, Faro não volta a virar à esquerda, ganha novamente a AD, mas muda o candidato, desta feita é eleito Manuel Francisco Silva.
Nas eleições de 15 de Dezembro de 1985 acaba a coligação para o PSD que concorre sozinho, e consegue manter a Câmara, mas mais uma vez com outro candidato. Vence com João Negrão Belo como cabeça de lista.
E a 17 de Dezembro de 1989 ganha João Botelheiro. A Câmara volta para os socialistas. Contabilizam-se até aqui cinco eleições sem continuidade na pessoa do presidente eleito.
Seria no entanto João Botelheiro a quebrar o enguiço nas eleições seguintes de 12 de Dezembro de 1993. Os farenses dão, pela primeira e única vez na história, uma segunda oportunidade a um presidente.
Botelheiro vence, mas ainda não chegara a hora de um edil completar dois mandatos em Faro. A meio do segundo mandato, em 1995, o autarca renuncia ao cargo evocando razões pessoais. O então vereador socialista Luís Coelho assume a presidência.
Nas eleições de 1997, a 14 de Dezembro, Luís Coelho contabilizava dois anos de mandato por substituição, concorre como cabeça de lista e vence. Completa esse mandato, conta seis anos de presidência, e recandidata-se em 2001.
Mas em 2001 os farenses estavam dispostos a virar novamente a capital algarvia à direita. Elegem José Vitorino, independente apoiado pelo PSD. As eleições aconteceram no dia 16 de Dezembro.
Mais próximo da actualidade, e nas primeiras eleições fora do mês de Dezembro, os farenses centram novamente as atenções à esquerda. Vence José Apolinário pelo PS a 9 de Outubro de 2005.
Apolinário completa o seu mandato esta terça-feira dia 20 de Outubro de 2009, dia em que é empossado o novo presidente Macário Correia. Faro voltou a virar à direita coligada, desta vez com PSD/CDS/PPM/MPT.
Contas feitas, 10 eleições, nove presidentes; cinco PSD (dois em coligação AD, um sem coligação, um independente apoiado, e um em coligação PSD/CDS/PPM/MPT); e quatro edis PS.
Macário Correia, eleito a 11 de Outubro último, esteve atento ao facto: timbrou bem visível no seu programa eleitoral: “Faro 2020”; e não raras vezes o disse em acções de campanha que o seu programa para “refazer a capital regional” necessita de pelo menos “dois mandatos”. Para o ajudar e trabalharmos em conjunto estaremos cá os mesmos que outrora o auxiliamos, nomeadamente a JSD - Juventude Social Democrata de Faro!
.
A cerimónia de tomada de posse tem lugar hoje no Teatro Municipal de Faro às 18:00 horas, contamos com a tua presença!
segunda-feira, outubro 19
CONVITE - Tomada de Posse do Eng.º Macário Correia
Para desta forma todos juntos assistirmos ao acto de tomada de posse dos órgãos municipais de Faro.
Fotografias de Pedro Abrantes (JSD/Faro)
Juventude é o Futuro, visita-nos na Feira de Santa Iria!
Perguntaram-nos: Os jovens ainda se importam com o futuro de Faro?
Pois bem, a resposta é SIM! Todos os meses temos mais e mais militantes da JSD aqui mesmo, no concelho, o que demonstra que de uma forma crescente os Jovens se preocupam com questões como o aumento do desemprego, a insegurança, a diminuição dos meios de apoio aos Jovens e associações, a falta de instalações desportivas, o que os faz escolherem a JSD/Faro como ferramenta para poderem contribuir positivamente para este concelho que é de todos!
Nós Jovens não somente deveremos ser os maiores beneficiários dos projectos de desenvolvimento no concelho, mas temos também a obrigação de realizar um trabalho activo em favor do concelho.
Nestas fotografias poderemos ver apenas alguns dos bastantes Jovens que representam a JSD/Faro, no respectivo stand que a Câmara Municipal de Faro nos cedeu, à semelhança do que tem sido feito com diversos partidos, ao longo de várias feiras.
Entre outras coisas, a JSD/Faro defende algumas políticas de juventude para Faro, mais propriamente o aumento de oportunidades e aproveitamento do degradado parque habitacional do Concelho, em favor da fixação de população jovem, bem como uma maior rede de transportes que facilite a agilize a deslocação para as escolas e pólos universitários.
É para isso mesmo que a JSD/Faro existe, para ser a voz dos Jovens do concelho de Faro e para servirmos de ponte entre a Juventude e a política, potenciando a participação dos Jovens na definição das políticas que a nós Jovens nos dizem directamente respeito, como fizemos recentemente na elaboração do Programa da Juventude, disponível em http://sites.google.com/site/jsdfaro/.
Estamos confiantes que agora estamos num ponto de viragem com a nova equipa que irá ingressar nos órgãos autárquicos do concelho de Faro.
JSD/Faro a inspirar os Jovens Farenses, junta-te a nós... a Juventude é o Futuro, nós somos o Futuro!
sábado, outubro 17
Jantar de apresentação de candidatos ao som dos “NOME”
quinta-feira, outubro 15
JSD/Faro na Feira de Santa Iria
É já no próximo dia 16 de Outubro que terá lugar mais uma edição da Feira de Santa Iria, em Faro.
Durante 9 dias, o Largo de São Francisco irá acolher uma das mais antigas e tradicionais feiras da região, com mais de 400 anos de existência.
No que à JSD/Faro diz respeito, informamos que, à semelhança de anos anteriores, iremos marcar presença num stand, dentro da tenda montada à entrada do recinto da Feira, onde poderão ter acesso a informação sobre os nossos principais projectos e as nossas mais recentes actividades, podendo igualmente, tornarem-se militantes da JSD!
Esperamos, portanto, poder contar com a vossa presença!
segunda-feira, outubro 12
Muito Obrigado FARO!
Foi na sede de candidatura, que Macário Correia festejou a vitória sobre o seu opositor, José Apolinário.
O PSD ganha assim a Câmara com 42,67 por cento, com 13340 votos, contra os 42,25 por cento do PS, com 13210 votos, apenas 130 de diferença, uma margem 'histórica' que revela o combate mais renhido de sempre pela capital do Algarve. PSD conseguiu com este resultado 5 mandatos, contra 4 do PS.
José Vitorino, do Movimento Com Faro no Coração, não conseguiu ser eleito, tendo ficado mesmo atrás da CDU, com apenas 4,12 por cento (1287 votos). A CDU obteve 5,25 por cento com 1642 votos. Por último, o Bloco de Esquerda obteve 3,04 por cento, com 950 votos.
Dos 54450 eleitores, votaram 31264 em Faro.
Sede animada desde cedo
A sede de campanha de Macário Correia esteve animada desde que foram anunciadas as primeiras sondagens, por volta das 20h00, que davam a vitória do candidato social-democrata com uma vantagem de 3 por cento sobre José Apolinário (41/46 PSD - 38/43 - PS).
A festa ia-se fazendo com o passar da noite à medida que iam chegando os resultados das mesas de voto das sete freguesias, quase sempre dando vantagem a Macário, e mesmo quando o antigo presidente da Câmara de Tavira passava para trás, a confiança era inabalável.
"Há uma nova dinâmica para Faro, que voltará a ser uma capital com o respeito que merece no contexto nacional", começou por dizer o novo presidente da Câmara Municipal de Faro, à frente da coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT, no discurso na sede de campanha.
"Quero dizer que a Câmara Municipal será de todos, todos os que votaram nas outras listas", acrescentou, saudando os concorrentes a estas eleições.
"Quero trabalhar para Faro e para os farenses e por aquilo que Faro representa para o Algarve inteiro", disse, saudando a população farense pela "lição de democracia ao país inteiro", num processo renhido.
Na declaração de vitória, Macário informou ainda, com ironia, que já solicitou uma reunião para hoje, segunda, às 09h00, para tratar do processo de transferência do poder.
Fonte: adaptado do Observatório do Algarve
http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=32323
Imagens: Fotografias pelo fotógrafo de José Farias
Vídeos:
http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=32323
http://www.youtube.com/watch?v=u_yd5ibuzck
sexta-feira, outubro 9
Francisco Amaral: “Apolinário está de cabeça perdida”
O Presidente da Câmara de Alcoutim, Francisco Amaral, solicitou-nos esta manhã que déssemos pública nota de que pretende desmentir categoricamente as afirmações de José Apolinário, segundo as quais Macário Correia teria prejudicado o concelho de Faro no processo de atribuição de camas turísticas. “As opções foram da CCDR/Algarve sob orientação do Governo Central e não há ninguém que me possa desmentir”, reforçou.
Para o autarca alcoutenejo, tudo se passou numa reunião entre os 16 presidentes dos municípios algarvios, em que cada um fez o que lhe competia. Lembrando que só Alcoutim ficou satisfeito com o número de camas atribuídas (3000), Francisco Amaral recorda a postura do presidente da AMAL em todo o processo: “Macário Correia foi de uma absoluta imparcialidade e lisura”. E concluiu a este respeito: “é inconcebível e escandaloso que se venha atacar alguém só porque cumpriu exemplarmente com as suas funções, como sempre”.
“O que faltou a Apolinário foi, no tempo do seu mandato, conseguir investidores para a exploração das camas que foram atribuídas ao concelho, o que é lamentável.”
Francisco Amaral disse ainda repudiar o estilo baixo que o candidato do PS imprimiu a esta campanha, que “em nada está a dignificar o estatuto da capital do Algarve”. “Está de cabeça perdida”, rematou.
terça-feira, outubro 6
JANTAR DIA NA QUINTA-FEIRA - 8 DE OUTUBRO
Estarão presentes Paulo Rangel e Diogo Feyo que vêm publicamente afirmar o seu apoio a Macário Correia.
Local: Largo de São Francisco, Faro
Organizador: Candidatura
Contactos: geral@macario-faro.com
O repasto tem lugar no Largo de São Francisco, numa tenda montada para o efeito e as entradas estão já disponíveis na nossa sede de campanha, no Largo do Mercado.
Mais informações podem ser solicitadas através do email geral@macario-faro.com ou pelo telefone 910 504 400 /01
segunda-feira, outubro 5
Macário visita recinto da Recepção ao Caloiro - Associação Académica da UAlg cumpre 12 anos de vida
Ainda longe da hora de ponta mas em clima de grande descontracção, Macário teve oportunidade de dar os parabéns à Académica pelo seu 12º aniversário e de brindar aos sucessos desta organização, cada vez mais profissionalizada e cuidada apesar de tudo estar a cargo de jovens cuja ocupação principal ainda é estudar.
Texto e Fotografia por Henrique Gomes - Assessoria de Imprensa
Mais qualidade e segurança na noite de Faro - Macário Correia quer uma vida nocturna que atraia mais turistas a Faro
Para o candidato, que falava numa visita efectuada a diversos bares da cidade, “é uma pena que ainda não se tenha resolvido o problema da insegurança que vem afastando as pessoas dos locais de diversão nocturna”. Macário Correia insistiu assim no reforço dos efectivos apeados e motorizados da PSP, como forma de melhorar o policiamento de proximidade, em alternativa à proposta despesista e eleitoralista do candidato do PS, que quer criar uma Polícia Municipal - a qual, lembre-se, só serve para fins administrativos.
Macário lamentou ainda que a autarquia se tenha eximido “da sua responsabilidade de manter os espaços públicos mais limpos e ordenados, para que os visitantes se sintam em casa quando aqui vêm. Comigo, o espaço estará arrumado e a noite será mais segura”, garantiu.
Texto e Fotografia por Henrique Gomes - Assessoria de Imprensa
domingo, outubro 4
FARO: Gang dos pontos espanca polícia - Filhos do agente também foram apedrejados.
Agressão aconteceu no campo de futebol da Horta da Areia onde estavam a jogar os filhos do agente da PSP.
Nariz partido, cara inchada, uma dor nas costelas que lhe dificulta a respiração e um corte no queixo que foi suturado. É este o estado em que ficou um agente da PSP, espancado com cadeiras, socos e pedradas por um grupo de jovens em Faro. Os filhos do polícia também foram atingidos com pedradas. Os agressores fazem parte dos gangs da cidade algarvia que têm uma lista de pontos para premiar os crimes que praticam.
A agressão aconteceu por volta das 23h00 de terça-feira. Depois de assistir a um jogo no campo da Horta da Areia, entre as equipas onde jogam os filhos, o agente apercebeu-se de uma discussão.
“Um grupo de jovens tinha entrado no balneário e começou uma grande confusão”, contou ao CM uma testemunha. “Havia pedras pelo ar e os filhos do polícia foram apedrejados na cabeça”, diz. O agente interveio, identificando-se como PSP. “Eles responderam que, se era polícia, ainda era pior, e desataram a bater-lhe”, continua a mesma testemunha. Depois de levar com uma pedrada, que lhe partiu a cana do nariz, o agente caiu ao chão e as agressões continuaram. Com pedras e cadeiras, além de socos e pontapés.
“Durou uns 15 minutos. Primeiro eram uns 7 ou 8. Depois pararam, foram ao bairro e quando voltaram já eram uns 20”, descreve a testemunha da agressão. “Traziam mais pedras e só pararam quando chegou a patrulha da PSP.
”Só então o agente foi transportado ao Hospital de Faro, com os filhos, onde receberam tratamento e acabaram por sair às 04h00.
Mais tarde, o polícia acabou por identificar alguns dos agressores através de fotografias. “Fazem parte dos grupos de jovens que têm causado problemas na cidade”, confirmou fonte do comando da PSP. O polícia encontra-se de baixa de seis dias. Ontem, esteve com os filhos no hospital a fazer mais exames.
AGRESSORES IDENTIFICADOS
Quando o carro-patrulha da PSP chegou, os jovens colocaram-se em fuga e não foi possível identificá-los no local. Grande parte, no entanto, por pertencerem aos gangs referenciados, foi reconhecida pelo agente em fotografias.
"Os jovens desses grupos estão todos identificados", garantiu ao CM fonte da PSP. "Quando fazem alguma coisa, nós sabemos sempre quem foi", acrescentou.
Entretanto, ontem, empresários da noite de Faro e PSP voltaram a reunir-se. Em cima da mesa, uma vez mais, a segurança da zona dos bares. Na sequência do que já tinha sido decidido, um patrulhamento mais forte vai ser realizado nas noites de maior movimento. Tudo ficou definido e vai ser posto em prática já nesta semana.
DISCURSO DIRECTO "QUANDO AGRESSORES SÃO NOVOS É BEM PIOR", Paulo Rodrigues, Presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia
Correio da Manhã – Como avalia as agressões graves contra os profissionais da polícia, principalmente quando protagonizadas pelos mais jovens?
Paulo Rodrigues – Infelizmente temos assistido a um aumento não só do número de casos, mas também da gravidade das agressões aos agentes da PSP e sinto que isso já chegou a todas as idades. O que tenho notado é que quando os agressores são novos é bem pior, porque sabem que não são punidos. E quando actuam em grupo é muito mais violento. Isso confere-lhes maior confiança e prazer na agressão. Sendo assim, as consequências vão ser mais graves. – Considera, portanto, que quando se trata de violência contra a polícia a força é maior?
– Claro que sim. Quando se trata de gangs responsáveis por assaltos e outros crimes é pior, porque o bandido que consegue agredir um polícia ou outro elemento de qualquer autoridade vai ser visto no grupo como um verdadeiro herói, porque conseguiu derrubar uma pessoa que impõe a ordem. O pior é que as pessoas sabem que se o polícia reage vai ser castigado.
– O que propõe para evitar essa situação?
– A educação e formação baseadas nos princípios da cidadania pode ajudar muito. Aqui os pais e as escolas têm um papel fundamental, porque os mais novos têm de aprender que o trabalho de algumas pessoas, neste caso das forças de segurança, é impor a ordem e por isso têm de ser respeitadas. Depois as decisões judiciais têm de nos ajudar mais, porque só castigos mais severos poderão servir de exemplo para todos. – O que está a dizer é que as decisões dos tribunais nestes casos são brandas?
– Se não fossem demasiado brandas não havia tanta violência. Temos centenas de agentes agredidos este ano. Se nada for feito, os criminosos tendem a aperfeiçoar a sua actuação.
João Mira Godinho/ Magali Pinto
Fonte: Correio da Manhã
quinta-feira, outubro 1
Em Faro...
Gangs dão pontos por bater e roubar
Competição violenta entre menores está a deixar polícia em alerta
As regras na rua são de clara inspiração no ‘Grand Theft Auto’, jogo de vídeo importado dos Estados Unidos e no qual, inclusive, causou grande polémica pelo espírito de violência e destruição que incute em alguns jovens.
Na prática, é o que se está a passar em Faro – com estabelecimentos destruídos, pessoas esfaqueadas e espancadas sem motivo aparente.
E tudo pelos pontos com que os gangs premeiam os jovens membros. Ganha mais pontos quem for mais violento; sobe na hierarquia do grupo quem tem mais pontos.
A polícia sabe disto, mas está de mãos e pés atados. A maioria destes ‘jogadores’ é menor.
No último sábado, o bar Ali Papas foi atacado por um grupo de jovens.
Eram 04h00 quando invadiram o estabelecimento, agrediram um empregado e partiram vários objectos, incluindo a porta de vidro do bar.
Este será só o ataque mais recente, mas há vários, como a uma padaria na rua Conselheiro Bívar, onde esfaquearam um funcionário no pescoço. Atacaram também outro bar junto ao Ali Papas, na rua do Compromisso.
"Temos conhecimento dessa situação", admite ao CM fonte do Comando da PSP de Faro, referindo--se à lista de pontos. A mesma fonte acrescenta que "esses jovens estão quase todos identificados, mas, como a maioria é menor de idade, mesmo quando são detidos, acabam por sair em liberdade".
As noites de sexta e sábado são as piores. Além dos ataques a estabelecimentos, os jovens fazem assaltos e agressões gratuitas nas ruas. Os grupos combinam também combates com rivais.
Foi o que ocorreu no dia 19, sábado. Cerca de 30 jovens envolveram-se numa luta combinada na rua Conselheiro Bívar. Um grupo era de Faro e o outro de Olhão.
A PSP foi ao local e só parou o combate com tiro de shotgun para o ar. "Foram identificados mas não se pode fazer mais", diz fonte policial. "Todos os fins-de-semana se faz 10 a 20 detenções, mas, presentes a tribunal, saem logo devido à idade."
PORMENORES
DETENÇÕES
Alguns jovens destes grupos foram detidos, nos últimos meses, depois de cumprirem 18 anos e atingirem a maioridade.
DOSSIÊS
As autoridades têm organizados dossiês sobre o historial de violência e crimes de alguns dos jovens, que permitam melhor fundamentar detenções no futuro.
QUEIXAS
Alguns comerciantes e populares admitem que não fazem queixa dos crimes por entenderem que não vale a pena.
JOGO REAL DÁ PRÉMIO MAIOR POR HOMICÍDIO
No jogo de vídeo ‘Grand Theft Auto’ (GTA) ganha-se pontos por cada crime que se pratica. Os maiores prémios são atribuídos por crimes de maior monta, como assaltos à mão armada ou homicídios. Mas ao jogador basta bater numa qualquer personagem que encontre no cenário para ganhar dinheiro.
Um sistema que acaba por ser muito semelhante ao praticado pelos grupos de jovens de Faro.
Por se temer que servisse de inspiração a este tipo de actos, quando surgiu, o jogo provocou uma acesa discussão sobre se deveria ser colocado à venda. Houve vários países que o proibiram e em muitos outros a venda é proibida a menores de 16 ou 18 anos.
Com várias versões – que variam no ambiente onde decorre – o GTA é um dos jogos mais populares e que mais vende tanto para PC como para consolas.
POLÍCIA PROMETE "MÚSCULO" PARA ELIMINAR ATAQUES
Na noite de sábado para domingo, "a PSP manteve-se no terreno até depois das 06h00 e não houve qualquer problema", conta Jaime Simões, um dos empresários da noite de Faro. E, "quando assim é, estas ruas são as mais seguras do Algarve", acrescenta.
Com essa ideia, durante uma reunião no início desta semana, os empresários acordaram, com a polícia, um serviço gratificado de patrulha a doze homens, para manter a segurança. Por outro lado, o Comando da PSP em Faro, contactado pelo CM, prometeu "uma presença mais ‘musculada’ na noite", para colocar um ponto final nos ataques.
in Correio da Manhã
João Mira Godinho
SÉRGIO PESTANA AUSENTE DOS MUNDIAIS DE KICKBOXING
KICKBOXING
O Campeonato Mundial de Kickboxing de Juniores decorreu na semana de 21 a 27 de Setembro em Pula, na Croácia. O jovem farense Sérgio Pestana com apenas 15 anos, detém o fantástico recorde de Campeão Nacional da Modalidade em três anos consecutivos, tendo vencido também o Torneio Jovem do Futuro na presente época, mas foi impossibilitado de participar por falta de apoios institucional e local.
O técnico do Arena de Faro, Walter Pestana, contou que foi com muito pesar que viu perdida a possibilidade de levar este jovem promessa ao Campeonato Mundial, uma vez que o atleta está na sua melhor forma física e propunha-se a alcançar o Ouro.
A Direcção do Clube comunicou que a estrutura federativa por questões internas não comparticipou a deslocação da equipa lusa. Para além desta situação, o Executivo do Município de Faro avançou com a promessa de apoiar a participação do jovem, todavia não cumpriu o compromisso e não quis prestar contas ao Clube. O Clube está a viver um momento delicado, pois a sua aposta nas Escolas de Formação e desenvolvimento de jovens talentos, apesar de já ter dado bastantes proveitos desportivos, continua a não merecer a devida atenção e apoio do Município.
Sandra Silva, a mais carismática lutadora farense, também oriunda das escolas do Arena de Faro, testemunha que é muito difícil singrar nestas condições, pois o “Município tem obrigações para com as colectividades e atletas, mas não as cumpre. Os programas de Associativismo Desportivo têm sido protocolados apenas com algumas colectividades do concelho, sem que os demais tenham conhecimento dos critérios de selecção. Este ano, uma série de atletas que segundo a Divisão de Desporto estão no percurso de alta competição, foram beneficiados com a atribuição de subsídios, todavia, a Direcção do Arena há quatro anos que propõe os seus atletas, alguns já campeões internacionais, mas a Câmara Municipal de Faro nunca atribuiu qualquer apoio. A maior parte das competições internacionais que participo são suportadas a nível particular e através de alguns apoios privados que o Clube consegue. É com enorme desgosto que me vou despedindo da minha carreira sabendo que outros feitos não foram alcançados porque as instituições não cumpriram a sua parte. Nesta fase da minha vida, só aguardo que a situação se inverta e que estes jovens atletas, entre os quais se destaca o Sérgio Pestana, tenham uma vida mais facilitada e que o seu valor seja reconhecido pelo menos na cidade que os criou…”
Currículo Desportivo do Atleta Sérgio Pestana
- Tricampeão Nacional de Kickboxing (2007,2008,2009)
- Vencedor do Torneio “Jovem do Futuro” 2009
- Campeão Nacional de Boxe Olimpico 2009
- Campeão do Mundo de Kempo 2008
25 Combates – 25 Vitórias
ARENA DE FARO
************************
Tel/ Fax: +351 289 87 20 29
info@arenafaro.com
http://www.arenafaro.com/