quarta-feira, dezembro 23

Feliz Natal e Próspero Ano Novo

A JSD de Faro deseja a todos os militantes, simpatizantes, visitantes e amigos um Santo Natal e um 2010 repleto de vitórias e objectivos concretizados.

O Futuro faz-se com a Juventude, por isto mesmo após as várias eleições que se verificaram em que todos participamos, e com a intenção de preparar o futuro e de construir um presente ainda mais activo, dinâmico e trabalhador a JSD/Faro está empenhada em angariar novos militantes!

Visto juntos sermos mais fortes, junta-te a nós! jsd.faro@gmail.com Estamos à tua espera!

Onde tu estiveres a JSD/Faro está por ti e para ti!

terça-feira, dezembro 8

ACÇÃO LIMPEZA FARO 1212 - PARTICIPE

Pelo facto de política não ser só falar, mas também fazer, a JSD/Faro arregaça as mangas e lança mãos à obra, porque os jovens têm de dar o exemplo aos mais crescidos. Este é o nosso compromisso queremos estar na linha da frente por Faro, para isso aceitamos um desafio inédito no concelho, uma acção de limpeza profunda que engloba toda uma panóplia de organizações, de uma forma ou de outra ligadas ao Ambiente, que nesta actividade estarão unidas por um objectivo comum... a limpeza do concelho! Contamos consigo!


Decorrente da enorme vontade de tornar Faro um concelho mais limpo, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Faro, Eng.º Macário Correia, lançou o desafio a todas as entidades e interessados para a organização de um Movimento cívico de voluntariado, com o objectivo de promover uma iniciativa de sensibilização ambiental, através do desenvolvimento de uma acção de limpeza no Concelho.


Tal acção irá decorrer no próximo dia 12 de Dezembro de 2009 (Sábado) a partir das 09H e conta já com as seguintes entidades envolvidas:
- Câmara Municipal de Faro
- Arvela, Lda;
- Moto Clube de Faro;
- Suma, S.A.
- Corpo Nacional de Escuteiros - Agrupamento 1172;
- Moto Clube de Estoy
- Greendays, Lda;
- Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental;
- Fagar, E.M.
- Algar, S.A.
- MotoMalta – Clube de Motociclismo de Faro;
- Escola Secundária Tomás Cabreira;
- Universidade do Algarve - Núcleo Ambiente - NAMB;
- Ambitrena, S.A.;
- Associação Moradores da Ilha da Culatra;
- Parque Natural da Ria Formosa;


Foram previamente identificadas algumas situações de deposições ilegais que englobamos nesta acção. Consultando as respectivas cartografias poderão igualmente ser identificados os pontos de encontro, para cada área de intervenção (actualização permanente).

Para mais informações visita http://www.fagar.pt/site/index.php?name=News&file=article&sid=28

Para escolheres o local a limpar - http://www.fagar.pt/site/parameters/fagar/files/File/Plano.pdf

Inscreve-te JÁ, diz-nos o teu nome, telefone, e-mail e local que gostarias de ajudar a limpar - Em caso de dúvida contacta-nos em jsd.faro@gmail.com



VAMOS TORNAR FARO MAIS LIMPO!
CONTAMOS COM TODOS NO PRÓXIMO DIA 12 DE DEZEMBRO DE 2009 PELAS 09H!

Mobilização pelo clima: Vigília em Faro a pé ou de Canoa - participe!

Sábado, 12 Dezembro, às 18h, na Doca de Faro a pé ou então às 17h30m de Canoa

Está marcada uma vigília à luz de velas em Faro como parte de um grande dia de mobilização global contra as mudanças climáticas. Será um evento breve e simples e para que seja um sucesso só precisamos... de aparecer! Basta passar por lá uns momentos, de preferência levando uma vela - e um amigo(a)



Eventos como o nosso estarão acontecendo simultaneamente em todos os cantos do mundo, na altura em que os nossos governantes estarão em Copenhaga para as negociações climáticas mais importantes do nosso tempo. A mensagem é clara: O Mundo Quer um Acordo para Valer - um tratado suficientemente forte para combater as perigosas mudanças climáticas.

Canoagem é igual a zero poluição e é amiga do ambiente e ainda estamos inseridos na Ria Formosa, somos totalmente sustentáveis. Material trazer velas, pirilampos por causa da Polícia Marítima e uma corneta para dar o toque do início da Vigília. Para se juntar a nós pelas 17h30m de canoa por intermédio do Sport Faro e Benfica - Secção de Canoagem enviar um e-mail para ferradamichael@gmail.com.


Junte-se a nós! Confira o evento e confirme a presença aqui:
https://secure.avaaz.org/en/real_deal_rsvp/?id=138642&cts=Bnt93Bq

Para visualização dos cartazes: http://www.google.com/profiles/clima12Dez.faro

Se quiser saber mais, dar sugestões ou colaborar na organização pode contactar: clima12dez.faro@gmail.com



Se não puder participar neste evento em Faro, veja no mapa abaixo os eventos noutras cidades e países:
http://www.avaaz.org/po/real_deal_rsvp/?id=138642

Divulgue - e apareça!


Apesar da JSD/Faro não estar a organizar este evento em particular, não é nosso costume deixar passar em branco datas ou eventos importantes, porque nós exercemos o direito de cidadania, vamos dedicar o nosso apoio a esta causa que é de todos. Deixamos portanto aqui o nosso exemplo para que outros o sigam. Vemo-nos no dia 12 de Dezembro (sábado) às 18h!

JANTAR DE NATAL - JSD ALGARVE

A JSD ALGARVE conjuntamente com a JSD de Vila Real de Santo António, têm o prazer de convidar todos os militantes e simpatizantes para o JANTAR DE NATAL 2009.

Convidados: Luís Gomes, Mendes Bota, António Leitão Amaro, entre outros.

Não faltem a este grande encontro.

Informações/Marcações:
psdvrsa@sapo.pt
281541558
917943642

sexta-feira, dezembro 4

O dia em que...morreu Sá Carneiro

Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro nasceu no Porto, a 19 de Julho de 1934 e morreu em Camarate no dia 4 de Dezembro de 1980. Faz hoje 29 anos.

Uma maneira de fazer política dura, intensiva, mas leal, com carácter. Eis a descrição política de Sá Carneiro. Um homem carismático, um homem de profundas convicções, o perfil de um verdadeiro líder.

Passados que estão 29 anos da sua morte, convém lembrar e fazer menção à questão do carácter como elemento dissociado da política e dos políticos dos dias de hoje.

O apego à verdade, à honestidade, à justiça, à coerência, à defesa intransigente do Bem Comum definem o carácter de toda e de qualquer pessoa. São as traves mestras da ética pessoal e da ética colectiva de uma qualquer comunidade que se reclame de civilizada. São valores intemporais que não mudam ao sabor das circunstâncias ou da força dos interesses conjunturais e mesquinhos que se consubstanciam, actualmente, no marketing oco da política.

O carácter é o valor intangível mais importante de uma figura pública que ocupa um cargo político. É pela avaliação do carácter de quem ocupa um cargo político que se avalia a credibilidade da instituição que representa. A falta de carácter dos detentores de cargos políticos debilita as instituições e corrói a arquitectura da democracia, destruindo irreversivelmente a engenharia social de uma comunidade.

Atento o actual status quo e, tendo como referência a lenda viva de Sá Carneiro, faz sentido deixar um ponto de reflexão sobre a importante e urgente avaliação do carácter de algumas figuras públicas que ocupam altos cargos políticos.

Nesta data, julgo e entendo necessário manifestar, em meu nome e em nome da JSD/Faro um voto de pesar e de profunda saudade não só pelo homem, mas pelo político de profunda envergadura que foi Francisco Sá Carneiro.


Para avaliarmos o seu pensamento, no seu primeiro discurso político, proferido numa sessão de propaganda eleitoral em Matosinhos em 12 de Outubro de 1969, Sá Carneiro afirmou:

“Desde a educação e futuro dos nossos filhos às nossas próprias condições de trabalho e de vida, desde a liberdade de ideias à liberdade física, aquilo que pensamos e queremos coloca-nos directamente ante a política: seja em oposição frontal à seguida por determinado Governo, seja de simples desacordo, seja de apoio franco. Porque somos homens, seres inteligentes e livres chamados a lutar pela realização desses dons na vida, formamos a nossa opinião e exprimimos as nossas ideias, pelo menos no círculo de pessoas que nos cercam. Mas se nos limitarmos a isso, se nos demitimos da intervenção activa, não passaremos de desportistas de bancada, ou melhor, de políticos de café. Creio que, se todos quisermos, podemos eficazmente aproveitar a oportunidade que nos é dada de obter as reformas necessárias sem quebra da ordem pública, sem atropelos das consciências, nem violências sobre as pessoas.”

Nada mais actual.


Finalizo deixando estas palavras:

"Cabe-nos cada vez mais dinamizar as pessoas
para viverem a sua liberdade própria, para executarem o
seu trabalho pessoal, para agirem concretamente na abolição das desigualdades. Para isso mais importante que
a doutrinação, é levar as pessoas a pensarem, a criticarem,
a discernirem"


Francisco Sá Carneiro
19/07/1934 - 4/12/1980