Há cerca de um ano, aquando da minha candidatura a Presidente da Comissão Política Concelhia da JSD Faro, defini como um dos eixos prioritários para este mandato, a formação cívica e política.
Fi-lo, porque sempre considerei que a JSD deve ser uma verdadeira Escola Política. E, sinceramente, ainda bem que o fiz, já que, ao apostarmos num plano de formação ambicioso demonstramos que pretendemos ter bons quadros políticos no nosso concelho, na nossa região e no nosso país.
A nossa aposta não passa só pelas Formações Internas dos militantes, mas também por levar workshops às Escolas Secundárias do Concelho de Faro.
Ao longo destas últimas semanas, fomos convidados para dar 4 sessões de formação Sub -18 nas Escolas do nosso Concelho. Foi uma vitória desta Comissão Política Concelhia; demonstrámos desta forma que com a nossa perspicácia podemos estar cada vez mais próximos dos jovens mas, acima disso, foi um marco que considero importante para a Formação Cívica dos Jovens.
Durante estas semanas estivemos com cerca de 150 jovens, explicando o que é a política, para que serve a política e como se deve fazer política.
As horas passadas ao lado destes jovens foram enriquecedoras, não só no ponto de vista político mas, acima de tudo, no ponto vista pessoal. Horas em que explicámos que a política é uma actividade nobre, que deve ser exercida em prol da comunidade e não por interesses pessoais. É esta a forma de estar da Comissão Política que lidero.
Foi e está a ser uma experiência gratificante poder explicar tudo isso aos jovens que nos recebem e que nos ouvem a falar de política mas, melhor do que isso, é sentir que temos uma nova geração com opinião, com ideias e com alguma vontade de participar.
A nossa principal mensagem sempre foi que não nos interessa se no fim daqueles workshops, eles iriam participar activamente na JSD ou noutros partidos; o que realmente nos interessa é que comecem a participar mais.
Um jovem traduz-se numa voz, numa ideia, num projecto. É disso que nós precisamos no nosso país. De jovens que defendam as suas causas, que dêem voz às suas ideias, que não se sintam inibidos de defender os seus ideais.
A JSD Faro tem vindo a contribuir desta forma para que no futuro haja mais Jovens a participar activamente no desenvolvimento da nossa Sociedade.
Muitos duvidaram da nossa aposta.
Hoje, posso dizer que foi uma aposta ganha. Conseguimos chegar perto dos jovens. E aí pretendemos permanecer. Porque é esse que tem que ser o caminho da JSD. E é esse o caminho que vamos continuar a percorrer.
Por fim, resta-me fazer um agradecimento a todos os que confiaram nesta aposta da JSD Faro e a todos os que me têm acompanhado ao longo deste último ano.
Eduardo Gonçalo de Almeida
Presidente da CPC JSD Faro