segunda-feira, fevereiro 24

VII Universidade Europa

Sessão de Encerramento da VII Universidade Europa
Nos passados dias 7,8 e 9 de fevereiro, realizou-se na Curia mais uma edição da Universidade Europa - organizada pela JSD, pelo PPD/PSD, pelo YEPP (Youth European People's Party) e pelo Instituto Francisco Sá Carneiro.

Nesta iniciativa foram apresentados vários temas acerca da realidade da União Europeia, tais como:
       • A Europa: de onde vem e para onde vai – eurodeputado Paulo Rangel
       • Como funciona a UE? Euro Deputados Carlos Coelho e Nuno Teixeira
       • Porque é que a PAC é tão importante? – Engenheiro Leonel Amorim
       • Existe mesmo uma Política Externa e de Segurança Comum? – Professor João de Deus Pinheiro
       • Sair da crise: Promover o crescimento e o emprego – Euro Deputada Regina Bastos
       • Quem paga a UE? – Euro Deputado José Manuel Fernandes

Tendo em conta que as temáticas discutidas são de grande importância e complexidade posso destacar alguns dos conceitos/factos que mais marcaram as apresentações realizadas. 

No primeiro jantar-conferencia, o eurodeputado Paulo Rangel, marcou-nos com as suas exposições sobre como surgiu a União Europeia e os conceitos básicos que marcam esta União. De facto, o objetivo de manter a paz entre os países em causa, após vários períodos de guerras históricas é um fundamento que fica muitas vezes esquecido quando falamos da União Europeia.

O dia de sábado começou com a aula dos eurodeputados Carlos Coelho e Nuno Teixeira, sendo apresentada a organização institucional da União Europeia, bem como os papéis dos vários intervenientes nos processos de decisão. À hora de almoço, o Engenheiro Leonel Amorim apresentou-nos vários elementos sobre a importância da Politica Agrícola Comum, tendo ainda sido discutidos os principais fundamentos da nova PAC 2014-2020. Na tarde de sábado seguiu-se a aula do Professor João de Deus Pinheiro com o tema "Existe mesmo uma Política Externa e de Segurança Comum?", onde foram apresentados vários exemplos reais da importância das relações existentes na União Europeia e o impacto da PESC com o resto do mundo.

Após um debate sobre as ideias dos alunos desta 7ª Edição da Universidade Europa sobre a União Europeia, sendo este moderado pelo deputado Duarte Marques, seguiu-se o jantar-conferencia com a eurodeputada Regina Bastos, sobre o tema “Sair da crise: Promover o crescimento e o emprego”, onde foram analisados temas sobre as saídas europeias para a crise e medidas de promoção do crescimento e de fomento do emprego.

No domingo, o tema da aula com o eurodeputado José Manuel Fernandes “Quem paga a EU”, centrou-se em questões orçamentais, como o quadro financeiro 2014-2020, estrutura do orçamento, processo de aprovação, receitas e despesas.

A sessão de encerramento contou com a presença do Presidente da JSD, Hugo Soares, do Presidente do YEPP, Konstantinos Kyranakis e do Vice-presidente do PPD/PSD, Marco António Costa. 
Devo admitir que esta foi iniciativa bastante interessante e surpreendeu-me positivamente da forma como foram abordadas questões tão importantes mas que muitas vezes não são abordadas e de conhecimento da maior parte do Portugueses, e por isso para mim ficou marcada a frase de Konstantinos Kyranakis "Politics is about people who are not in politics.", pois a União Europeia representa uma população de mais de 500 milhões de pessoas, que devem ser salvaguardadas por aqueles que nos representam.

Lorena Souza
Militante da JSD/Faro

Sem comentários: