segunda-feira, maio 25

O Algarve na rota da Campanha Eleitoral para as Europeias

O cabeça de lista do PSD às eleições europeias, Paulo Rangel, estará no Algarve em campanha eleitoral, na próxima quarta-feira, dia 27 de Maio de 2009. Será acompanhado por Mendes Bota, que também integra a lista do PSD.

Do programa de campanha por terras algarvias, consta uma reunião de trabalho com representantes de organizações de agricultores, às 15 horas, no Hotel Faro, em Faro.

Pelas 17,30 horas, o ainda líder parlamentar do PSD e a sua comitiva, estarão de visita ao ISMAT- Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, onde farão uma sessão de esclarecimento sobre temas europeus, com alunos e professores deste estabelecimento de ensino superior privado.

À noite, às 21,30horas, no Hotel Real Santa Eulália, em Albufeira, decorrerá uma sessão de esclarecimento aberta a todo o público em geral.

Paulo Rangel, é a grande novidade da política portuguesa, a cara da renovação do pessoal político de vanguarda, uma revelação pela consistência das suas ideias e pela capacidade de combate político reveladas no último ano. É nele que repousa a esperança e a responsabilidade de corporizar a primeira grande derrota do Partido Socialista de José Sócrates. Só votando no PSD, se materializará o cartão vermelho à política desastrosa deste governo.

Não é dispersando os votos do descontentamento por candidaturas desconhecidas ou que não têm capacidade de se assumir como alternativa, nem é ficando em casa, que se terá a primeira grande alegria desta operação tripartida de derrubar a arrogância e a falta de princípios que se apoderaram do poder em Portugal.

quinta-feira, maio 21

Instituições Europeias




A União Europeia tem três instituições que merecem destaque.

São elas que decidem o destino de milhares de cidadãos europeus....


Vamos conhecê-las.....






Parlamento Europeu

O PE é directamente eleito pelos cidadãos da UE para representar os seus interesses. As eleições realizam-se de cinco em cinco anos e todos os cidadãos têm o direito de participar. Qualquer cidadão europeu pode ser candidato. Os deputados do Parlamento Europeu não estão organizados por blocos nacionais mas sim por partidos politicos. O PE tem três locais de trabalho. Bruxelas, Luxembourgo e Estrasbourgo. Sendo que é em Estrasbourgo que funciona o plenário. O PE tem os seguintes poderes : adoptar actos legislativos europeus, pode aprovar ou rejeitar membros da Comissão, poder orçamental.


O Conselho da União Europeia


É o principal orgão de tomada de decisão da UE. Conjuntament com o PE, o Conselho pode adoptar legislação e aplicá-la. No Conselho estão representados os representantes dos Estados-Membros. Os chefes de governo ou um Ministro. As relaçõs da UE com o Mundo nos mais diversos dominios como segurança, economia, finanças, politica externa, educação... são da exclusiva responsabilidade do Conselho da UE.

Não confundir o Conselho da UE com o Conselho Europeu. No CE reunem-se os chefes de governo ou de Estado dos Estados-Membros. Neste conselho que se realiza quatro vezes por ano. Nela estão incluidos e são decididos as grandes questões da União Europeia. Aquelas que no momento são necessárias resolver.


A Comissão Europeia


É o governo da União. Existem 27 comissários, um por país da UE. A comissão tem que ser aprovada pelo PE. Tem a duração de 5 anos. O mesmo que o PE. Isto porque após eleições é preciso definir uma nova comissão aprovada por um novo Parlamento. São os Estados Membros que por comum acordo designam o Presidente da Comissão. Este tem que escolher os seus comissários. E assim se for aprovada no PE, a Comissão entra em plenas funções. Tem que ser formalmente designada pelo Conselho deliberando por maioria qualificada.


Com esta pequena informação espero ter contribuindo para que melhor se conheça e interiorize os poderes dos Orgãos Europeus, que são cada vez superiores aos poderes nacionais....



Por falar em eleições e para que não se diga que há défice de informação, a União Europeia tem montada uma autêntica política de esclarecimento, divulgação e mobilização em torno das eleições europeias, marcadas para o próximo dia 7 de Junho.


Para além das redes sociais, tão em voga nos dias de hoje, como o hi5, Facebook, MySpace ou Twitter, deixo-vos aqui algumas sugestões de sites que são um autêntico contraponto ao défice europeu noticioso e que têm como principal objectivo combater o elevado índice de abstenção que afasta cada vez mais os Portugueses e, nomeadamente, os jovens, da temática Europeia:




http://http://europajsd.wordpress.com/

http://www.euranet.eu/por/content/view/full/15025

http://www.europeias2009.eu/

http://www.parleurop.pt/PortalWeb_Parlamento/

http://www.europeias2009.eu/portal/alias__PortalWeb/lang__pt-PT/tabID__0/DesktopDefault.aspx

http://www.europarl.europa.eu/elections2009/default.htm?language=PT

http://www.europarl.europa.eu/news/public/story_page/008-50584-061-03-10-901-20090302STO50552-2009-02-03-2009/default_pt.htm

http://www.eurocid.pt/pls/wsd/wsdwcot0.detalhe?p_cot_id=4860

http://www.eurocid.pt/pls/wsd/docs/F3494/2009_brochura_europeias2009.pdf

http://ec.europa.eu/portugal/comissao/destaques/20090324_portal_eleicoes_europeias_2009_pt.htm

Já só faltam 16 dias! Vote, de forma consciente e esclarecida!

Recenseamento Eleitoral


As alterações à Lei do Recenseamento Eleitoral promoveram medidas de simplificação:

- Recenseamento automático a partir dos 17 anos;
- Inscrição automática de cidadãos ainda não recenseados;
- Actualização da freguesia de voto a partir da morada do Cartão de Cidadão.

Mais informações em : www.recenseamento.mai.gov.pt
ou na tua Junta de Freguesia.

sábado, maio 16

Os novos rumos da Universidade do Algarve

Com as eleições dos representantes dos alunos, docentes e funcionários não docentes, realizou-se a reunião para definir as seguintes personalidades externas:

Aníbal Fernandes - Administrador da ENERCOM
Constantino Saklarides - Director da Escola Nacional de Saúde Pública
Hugo Gil Ferreira - Investigador do Instituto Gulbenkian de Ciência
Lídia Jorge - Escritora
Luís Sousa Lobo - Antigo Reitor da Universidade Nova de Lisboa
Jorge Wemans - Director do Canal 2 da Televisão Pública
Pedro Lopes - Administrador do Grupo Pestana
Pedro Meireles - Antigo Presidente da Associação Académica da UALG
Ricardo Bayão Horta - Presidente da CIMPOR

No dia 4 de Maio decorreu a primeira reunião do Conselho Geral da Universidade do Algarve, no seu formato de plenário. Na sessão, marcaram presença os 35 elementos, sendo que Fernando Ulrich, Presidente Executivo do BPI, foi eleito presidente do Conselho Geral da UAlg.

De acordo com os Estatutos, o Conselho Geral da UAlg, entre outras competências, será responsável pela eleição do Sr. Reitor, designando também o provedor do estudante, tendo como matriz essencial apreciar os actos do Reitor e do conselho de gestão. Ao Conselho Geral também compete a aprovação da proposta de orçamento da Universidade, bem como a definição das linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, cultural, financeiro e patrimonial.

Este órgão é composto por 35 elementos. Além dos dez elementos externos à Instituição, têm assento e direito a voto 18 professores, 6 alunos e 1 funcionário.

A constituição do Conselho Geral da Universidade é a seguinte:

Presidente
Fernando Ulrich - Presidente Executivo do BPI

Representantes dos Professores
Adelino Vicente Mendonça Canário (FCT)
Alexandra Isabel Dias Reis (FCHS)
António Manuel da Costa Guedes Branco (FCHS)
Efigénio da Luz Rebelo (FE)
Filipe Jorge Gamboa Martins Nave (ESS)
Francisco João Magalhães Calhau (ISE)
Joaquim Sant’Ana Fernandes (ESGHT)
Jorge Manuel Guieiro Pereira Isidoro (ISE)
Jorge Tomás Ferreira dos Santos (ESEC)
José Manuel Castelhano Ribeiro Ponte (FCT)
Ludgero dos Santos Sequeira (ESGHT)
Maria de Belém Ferreira da Silva da Costa Freitas Martins (FCT)
Maria Gabriela Figueiredo de Castro Schutz (ISE)
Maria João da Anunciação Franco Bebianno (FCT)
Maria Teresa Salvado de Sousa (ESEC)
Nídia Maria Dias Azinheira Rebelo Braz (ESS)
Paulo Miguel de Barros Pacheco Seara de Sá (FCT)
Pedro João Valente Dias Guerreiro (FCT)

Representante dos Funcionários
Mariana Rosa Piado Farrusco (Serviços Centrais)

Representantes dos Estudantes
António Manuel de Moura Goulart de Medeiros (FE)
Joaquim Anselmo da Costa Mendonça (FE)
Pedro Daniel de Carvalho da Cunha Barros (ESGHT)
Pedro Jorge Teixeira Dias Machado de Oliveira (ESGHT)
Pedro Miguel Coelho Casimiro (ESGHT)
Zara Ramalho Viegas Vilhena Mesquita (FCHS)

A Ordem de Trabalhos desta reunião incluía a eleição do Presidente do Conselho, bem como uma exposição do Reitor sobre a situação da Universidade. O Conselho analisou e agendou as tarefas inerentes às suas competências próprias, não deixando de reflectir sobre as propostas da Reitoria, às quais estatutariamente terá de considerar nos próximos meses.
O Sr. Reitor delineou toda a situação económica, social, educativa e estrututal conhecida até então, no seio da Universidade do Algarve.
A exposição apresentada pelo Reitor suscitou comentários e sugestões por parte dos presentes, reconhecendo-se que no futuro será pertinente uma apresentação cabal de informação inerente às actividades da Universidade do Algarve.
No que concerne à programação das actividades do Conselho foram criados grupos de trabalho para elaborar os textos-base de diversos documentos necessários ao seu funcionamento e às suas decisões futuras (entre estes surgiram os do provedor do estudante).
Por último, o Sr. Reitor solicitou ao Conselho a inclusão organizada do processo eleitoral para o cargo de Reitor no seu plano de actividades, manifestando a sua intenção de apresentar a demissão, após a tomada de posse dos Directores das Unidades Orgânicas.

sexta-feira, maio 15

Nova EN 125



Em versão powerpoint, está acessível o projecto através do link: http://www.novasestradas.pt/gestorconteudos/attachs/501.pdf

Será desta que vamos ter a nossa almejada "Avenida do Algarve"?

E será que uma vez concretizado o projecto ou mesmo antes disso, não avançarão com a colocação de portagens na A22 - Via do Infante - sob o disfarce, digamos assim, de custear as obras de requalificação da EN 125?

Ficaremos atentos!

quarta-feira, maio 13

Fotos da Exposição Fotográfica







Foi no passado dia 8 de Maio, pelas 21:30h, no Pátio das Letras, em Faro que foi inaugurada a Exposição Fotográfica "Pensar Faro", decorrente do peddypaper fotográfico realizado no dia 18 de Abril.

Aqui ficam portanto, algumas das imagens do evento:

A entrega de prémios aos 3 primeiros vencedores:






Dra. Liliana, a responsável pelo espaço, a quem muito agradecemos toda a disponibilidade, simpatia e paciência na organização deste evento.



Alguns dos participantes e do público em geral:




Desde já informo que a exposição estará patente até ao próximo dia 2 de Junho e merece a tua visita!

quinta-feira, maio 7

Prioridade aos Cidadãos.


Existe uma grande necessidade de dar real sentido à expressão.

Em Faro temos uma grande necessidade de infrastruturas que respondam a esta necessidade.

Faltam na cidade muitos passeios que permitam a circulação das pessoas, passeios com protecção e segurança, passeios que assegurem a ligação entre os vários pontos da cidade.




Quem se desloca do Montenegro para Faro depara-se com esta situação que não se admite a uma capital regional, não existe um caminho pedonal contínuo e com segurança, existem apenas uns poucos passeios que terminam perto das pontes de marchil. Situação que é ainda de maior gravidade tendo em conta as casas que existem nas bermas da estrada nacional 125 sem qualquer protecção nem passeios.

Na estrada do Alportel após o Motoclube é a mesma situação, sendo que é igualmente um caminho muito utilizado pela população farense aí residente.

Outro exemplo desta situação é a estrada do Aeroporto onde existe vários núcleos habitacionais desde os mais importantes, Montenegro e Gambelas assim como a Quinta do Eucalipto, existindo até várias paragens para autocarros mas a inexistencia de passeios é presente.

A estrada para a Ilha de Faro onde é até visível nas bermas a marca dos trilhos na relva, mas passeios nem vê-los.
E mais situações existem que demonstram a falta de planeamento urbano.

Compreendemos que tem os seus custos, mas prioridade aos cidadãos.

Como vem sendo hábito na muita propaganda que "decora" a cidade será mais um ponto para o
FAREMOS.

quarta-feira, maio 6

Carros Abandonados






Os carros abandonados na cidade de Faro dão má imagem.

Uma imagem de desleixo e desorganização da cidade, uma falta de cuidado e responsabilidade pelos espaços públicos.

Deve haver um maior cuidado com a cidade e os cidadãos.

Não um sentimento de caos e desordenamento.


Tem de haver atenção a estes casos que na maior parte dos casos podem ser resultado de criminalidade, sendo carros que podem ter sido roubados e dos quais os proprietários não conheçam a sua localização.


Deveria existir, um plano nacional de identificação de viaturas que funcione e no qual as autoridades identifiquem estas viaturas e comuniquem com os proprietários.




Não se justifica é a autarquia deixar que se arrastem por meses situações destas numa cidade onde tanto faltam parques de estacionamento.



Faro merece outro carinho no ordenamento público.

segunda-feira, maio 4

Exposição Fotográfica


A JSD/FARO tem o prazer de convidar-te a estares presente na Exposição Fotográfica "Pensar Faro", no dia 8 de Maio, pelas 21:30, no Pátio das Letras, em Faro.

sexta-feira, maio 1

Pinheiríadas e Criatividade versus Politica Autárquica

Ontem, no Grande Auditório da Universidade do Algarve, teve lugar a 7ª Edição das Pinheiríadas 2009. Neste local acolhedor toda a comunidade escolar demonstrou, de alma e coração, a importância do que é ser criativo na actualidade. Os alunos do 11º e do 12º anos deambularam por várias temáticas, utilizando sempre uma atitude intelectual e uma perormance artística, corporal e literária, que de forma veemente percorria o tão exigente palco da ribalta. Muito bem recebidos e apoiados, os jovens foram brindados com fortes aplausos do público, no seio do qual se destacavam os seus familiares e ilustres professores. A importância do dinamismo desta comunidade escolar percorreu os olhos abismados de quem os prazenteiramente vislumbrava. As temáticas do Amor e da Liberdade inspiravam e compunham algumas das provas de criatividade e de leitura. Ontem, confesso que enchi a alma de orgulho por constatar que a nova geração será bem melhor que a minha, simplesmente porque estes jovens prodigiosos com apenas 16, 17 e 18 anos, sabem reconhecer o verdadeiro significado do sentimento puro e desinteressado.
Impõe-se acrescentar que na Escola Secundária de Pinheiro e Rosa dei os meus primeiros passos no mundo da criatividade, da escrita e do espírito de Equipa. Afirmo ainda com absoluta convicção que foram os Professores desta escola que me fizeram sonhar e acreditar num mundo melhor. Com a ESPR cresci em segurança e aprendi a dar valor às coisas simples.

Mudando de registo e fazendo a ponte entre as Pinheiriadas e a Política... E, como este blogue está direccionado para a política de falar verdade, aqui vai o propósito deste post.

Como não poderia deixar de ser, o Presidente da Câmara de Faro, Dr. José Apolinário, foi convidado, com toda a pompa e circunstância, a discursar na abertura das Pinheiríadas. Prontamente, o presidente da edilidade farense dirigiu-se ao palco e como não podia deixar de ser, veio ao de cima o seu espírito oportunista, aproveitando o ensejo para de imediato proferir um discurso de propaganda política, absolutamente eleiçoeiro, mas que embora não parecesse tinha algo de derrotista....
Passo a exlicar...
O Dr. José Apolinário apelou a toda a comunidade escolar para elevar o seu espírito empreendedor e criativo, como sendo os únicos meios de sobrevivência nos dias de hoje, dado que o desemprego é uma realidade incontornável. E agora, pergunto: Quem não nasce com a criatividade entranhado nos póros da pele como é que faz? Há muitos indivíduos de grande valor, no entanto é bem verdade que também subiste entre os jovens muita falta de criatividade e de sensibilidade, o que reproduz per si um espírito de iniciativa quase nulo. É preciso perceber que há pessoas diferentes, especiais ou, por outro lado, mais evidentes no que é real e não no que é abstracto. E o empreendedorismo equaciona-se numa linha de abstraccionismo e de criatividade que nem todos possuem. E, eu pergunto, que solução se dá às pessoas realistas?
A questão passa pelo seguinte, o Presidente da Câmara induziu quem o ouvia, que não coexistiam políticas governativas eficazes para combater o desemprego e desta feita, a única hipótese seria, tornarmo-nos todos autónomos, individualistas, criativos e empreendedores o quanto baste, porque o emprego é obviamente escasso. Ora bem, pressupõe-se que não há soluções à vista. Mas há, obviamente com um outro autarca, esse sim mais empreendedor e criativo, no sentido de encontrar novos caminhos e novos projectos para o futuro dos jovens... Com este discurso todos ficamos a saber que com José Apolinário não se vislumbram soluções, no que concerne ao combate ao desemprego que galopantemente prolifera no mercado de trabalho, direccionado para as camadas mais jovens. E, na perspectiva do actual Presidente da nossa autarquia, não parece que exista um horizonte de esperança, principalmente para os jovens não criativos.

E mais, ontem após ter assistido a um programa de televisão fiquei perplexa com a necessidade que os cidadãos têm de apelar ao governo, de que existem pessoas diferentes com limitações a vários niveis,nomeadamente doenças do foro psíquico, são absurdamente descriminadas no mundo do mercado de trabalho e, muitas das vezes, ainda que se encontrem já em regime de efectividade laboral, são literalmente expulsas das suas funções, não recuperando jamais o seu posto de trabalho, tendo mesmo que viver para sempre dependentes de terceiros.

Pois aqui registo, a dualidade e incoerência dos pressupostos anteriormente evocados. Senão vejamos, o Presidente da Câmara de Faro apelava à criatividade, pois bem, devo dizer-lhe que as pessoas especiais, ou porventura com necessidades especiais, que padecem de doenças tão debilitantes como as do foro psicológico, são seres humanos tão criativos quanto os outros, talvez até mais do que se possa imaginar. Ora, se o mercado de trabalho discrimina as pessoas especiais, então, por assim dizer, também discrimina os criativos.

Então, pergunto, em que ponto ficamos?