quarta-feira, setembro 30
Edição n.º 4 do Jornal "A Capital"
Nesta edição n.º 4 do Jornal "A Capital", gostaríamos de realçar a apresentação dos mandatários para a Juventude da coligação "Faro está Primeiro", liderada pelo Eng.º Macário Correia à Câmara Municipal de Faro e o Passeio de Caiaque pela Ria Formosa, dois eventos que contaram com a colaboração e a presença expressiva da JSD/Faro.
quinta-feira, setembro 24
Somos a Geração da Mudança!
segunda-feira, setembro 21
22/09 - Dia Europeu sem Carros
Conjunto Original de Acções com a Participação do Eng.º Macário Correia
Reconhecendo a valor da Semana Europeia da Mobilidade, a coligação Faro está Primeiro não poderia deixar de contribuir para relevar a importância da mobilidade no futuro do concelho. Tomando como mote o tema deste ano, “Melhoremos o ambiente na Cidade”, os nossos candidatos, liderados pelo Eng.º Macário Correia, irão levar a cabo um conjunto de acções originais, a decorrer no próximo dia 22, terça-feira, Dia Europeu sem Carros.
Destacamos a entrega de prémios simbólicos aos farenses que recorrem aos transportes públicos e a “corrida” que visa pôr à prova a utilização de diferentes meios de transporte na cidade, nomeadamente bicicletas e automóvel.
São bem vindos todos os que queiram acompanhar esta iniciativa realizada por uma candidatura responsável que acredita que um futuro melhor para o nosso Concelho pode começar a ser construído JÁ.
Para mais informações:
http://www.macario-faro.com/
Vale tudo?
Contudo, há pessoas que teimam em ignorá-lo.
Facto é que, qualquer atentado contra ela, além de consubstanciar falta de civismo, é punível por lei.
A JSD/Faro vem, por este meio, manifestar o seu profundo repúdio contra os agentes causadores destes actos execráveis, ofensivos do bom nome e da dignidade da pessoa humana, quando os mesmos constituem não só uma profunda intolerância política, como uma afronta ao direito da livre manifestação democrática que assiste a qualquer cidadão.
Se não for por força da Lei, os farenses acabarão por fazer justiça no próximo dia 11 de Outubro.
terça-feira, setembro 15
Eng.º Macário Correia pedala por um Passeio Ribeirinho digno da Capital
À medida que o Sol ia nascendo o grupo de entusiastas ia crescendo e juntando-se à entrada do Castelo perto da antiga fábrica da Cerveja em Faro, iniciando-se o passeio com um pequeno discurso pelo candidato à Câmara Municipal de Faro Eng.º Macário Correia, que de seguida deu o tiro de partida.
Neste bonito passeio ribeirinho tivemos caras conhecidas como o Eng.º Macário Correia, o Professor Rogério Bacalhau Coelho, a Arquitecta Teresa Correia, a Professora Alexandra Gonçalves, o Steven Piedade, o Pedro Cláudio, Lília Martins entre outros.
O percurso foi bastante rico em diversidade urbana e natural começando pela passagem entre o Castelo e a Ria junto ao cais de embarque para as Ilhas de Faro e Deserta, onde pudemos ver o estado degradado em que esta zona se encontra.
Contornámos a Doca de Faro pelo passeio até chegar à linha dos Caminhos de Ferro com o objectivo de tornar o circuito mais seguro evitando a estrada, e para que os participantes vejam a quantidade de lixo que flutua na doca, bem como os vidros partidos e os bidons de óleo dos barcos que se encontram junto aos Ecopontos da Doca. Alertando para o facto de não existir nenhum oleão em Faro quanto mais nesta zona.
Fizemos uma pequena paragem junto a um cais de madeira imediatamente a seguir a atravessar a Linha dos Caminhos de Ferro de modo a chamar a atenção para o facto da ciclovia aí marcada ser apenas um caminho de terra e pedra de calçada grande.
Tentámos seguir sempre junto à Ria para que os participantes vejam o abandono a que os armazéns estão sujeitos, carros partidos, cães vadios, mas em contrapartida admirem a bonita Ria e toda a biodiversidade que ela ostenta. Quem olha para a cidade a partir deste percurso vê toda uma série de fábricas abandonadas, degradadas, e grafitadas, entregues ao abandono. Vê também passagens ilegais e perigosas para atravessar a linha do comboio.
Ao chegar ao cais do Passeio Ribeirinho (por trás do Teatro Municipal e Restaurante de Peixe grelhado) chamamos a atenção para o abandono a que está sujeito este troço de rara beleza e grande potencial ribeirinho bem como comercial, salientando o lixo, falta de infra-estruturas de apoio aos utilizadores, falta de segurança nocturna, o piso apenas é aconselhável para passeios pedestres e de BTT, não servindo a população de forma completa.
Apesar disto todo o grupo esteve sempre com um sorriso nos lábios possivelmente pela observação da pérola do Algarve que é a Ria Formosa, neste dia soberbo.
Mais à frente temos uma ponte de madeira parcialmente destruída, em que o charco que se encontra por baixo não é mais que um viveiro de mosquitos e recipiente de lixo (carros de bebes, carros de compras, brinquedos, ferros, plásticos, etc), observamos mais um edifício de grandes dimensões abandonado, que até à poucos anos serviu de canil ilegal.
Para atingir o 6º quilómetro continuamos junto à Ria, passando perto da antiga ETAR (por lagunagem) e da nova ETAR de Montenegro/poente recentemente inaugurada, em que para cá chegarmos circulámos por estrada de alcatrão e mais à frente de terra em que de ciclovia apenas tínhamos desenhos de bicicletas pintados no chão.
Vamos por trás do aeroporto sempre junto à Ria, tendo uma vista privilegiada da cidade Faro e das salinas. É nesta altura que estão a retirar o Sal, poderemos observar as técnicas usadas à medida que os aviões nos sobrevoam.
Chegando à Praia fomos tomar banho, dando uns mergulhos para refrescar os ânimos, aproveitando para chamar a atenção para o facto de não haver praticamente estacionamento para bicicletas, o que limita bastante a utilização da Praia por ciclistas apesar das óptimas condições climatéricas que o Algarve possui.
Voltámos para Faro pelo mesmo percurso já reabastecidos, no entanto preocupados por este passeio magnífico se estar a aproximar do fim, mas sempre na esperança de que se verifiquem mais iniciativas desta natureza.
Tratou-se de um evento que tem recebido os parabéns por diversos Farenses e entusiastas pelo BTT/competição, pelo “Faro está Primeiro” estar a apoiar e a dinamizar uma actividade desportiva e directamente relacionada com o Ambiente e o aumento de qualidade de vida neste concelho.
O Passeio Ribeirinho de Faro está construído desde 1994 e a partir dessa data não tem recebido obras de manutenção relevantes, encontrando-se sujeito ao vandalismo e utilização por várias etnias de ciganos ao longo dos últimos anos. Já vários projectos de reabilitação desta zona passaram pelas secretárias de Presidentes da Câmara de Faro, mas sem sucesso prático. Precisamos de uma pessoa com visão, e pulso forte de modo a Refazer de Faro uma Capital, porque “Faro está Primeiro”! Estamos com o Eng.º Macário Correia.
Agradecemos o facto de nos terem sido proporcionados gratuitamente o aluguer do material incluindo capacetes e bicicletas, bem como brindes, comida, sumos e águas pela Coligação “Faro está Primeiro”, não obstante do carro de apoio. Deixamos também aqui uma referência ao óptimo trabalho de apoio pelo Miguel Ângelo que nos acompanhou neste passeio conduzindo o carro de apoio, sempre bem-disposto. O nosso obrigado à Megasport pela disponibilidade em alugar-nos o material necessário e juntar-se a nós no passeio contribuindo com alguns conhecimentos técnicos, o que enriqueceu este passeio inesquecível.
Apresentação dos Mandatários para a Juventude
Verdadeiros cidadãos modelo, os nomes escolhidos engrandecem de facto a nossa candidatura. Na quinta-feira, na presença do Eng.º Macário Correia e de toda a sua equipa, explicarão as razões pelas quais abraçam este projecto e darão a sua opinião sobre o que pode e deve mudar em Faro.
Sandra Silva - A “Fera Algarvia”
Sandra Silva é, de longe, a mais titulada lutadora farense de sempre. Em 2008 sagrou-se campeã do Mundo de Kempo K1, na categoria de menos de 52kg, campeã nacional de Kickboxing em Neo-Profissionais e Absolutos e teve ainda tempo para reivindicar a Taça de Portugal de boxe, categoria de menos de 50Kg.
No corrente ano, Sandra Silva tem estado mais focada na “nobre arte” do boxe, vencendo os nacionais de <51kg>
O record absoluto da atleta do Arena de Faro faz inteira justiça ao epíteto “Fera Algarvia”. No Boxe, tem 12 vitórias em 16 combates e no Kickboxing ostenta a marca de 14 em 20.
Longe de ser apenas uma mulher dos ringues, Sandra Silva não tem descuidado a sua formação académica e o seu trajecto profissional. É licenciada em Assessoria de Administração, exercendo funções na CCDR/Algarve desde 2001.
Filipe Nascimento - “Pim Pim”
Este jovem farense é um combatente dedicado às causas das acessibilidades e da eliminação das barreiras arquitectónicas à circulação de cidadãos portadores de limitação motora.
Filipe Nascimento teve um acidente de mota numa prova desportiva em 1999 que o atirou para uma cadeira de rodas. Ao fazer das fraquezas forças, consegue manter hoje inalterada a sua forma de vida dinâmica e activa: pratica karting, vela adaptada e é o único portador de deficiência com licença de voo livre na modalidade de parapente.
Nunca descurando a intervenção cívica, “Pim Pim” tem participado em diversas palestras e seminários sobre acessibilidade, denunciando edifícios não acessíveis e não conformes com a legislação em vigor, mesmo tendo sido construídos posteriormente à saída da legislação, casos do Teatro Municipal de Faro ou do edifício do Mercado Municipal.
Licenciado em Engenharia Mecânica pela UAlg, é gerente empresarial na nossa cidade.
Fonte: A Assessoria de Imprensa - Faro, 15 de Setembro de 2009
Imagens:
http://www.fpvl.pt – Fotografia de Filipe Nascimento conhecido como “Pim Pim”
http://adefesadefaro.blogspot.com – Fotografia de Sandra Silva
NI/5509/AI – Crianças de Faro abandonadas pela Câmara
Assim aconteceu por toda a Região, menos em Faro.
A burocracia interna da Câmara, a incapacidade de gestão evidente e o envolvimento de dirigentes da autarquia nas campanhas partidárias, levam-nos a esquecer as crianças.
Nestas circunstâncias, milhares de famílias têm as crianças à porta das escolas às 15:30 horas sem saber o que fazer, dado que os seus empregos não terminam a essa hora.
Pensamos que as crianças de Faro e as suas famílias deviam merecer por parte da Câmara Municipal outro respeito e outra consideração.
A partir do dia 11 de Outubro, as crianças estarão no topo das prioridades. Faro está Primeiro!
A Assessoria de Imprensa
Faro, 15 de Setembro de 2009
sábado, setembro 12
JSD/FARO junta-se a Bacelar Gouveia na campanha pelo Algarve
Ao mesmo tempo o cabeça de lista do PSD em Faro, Prof. Doutor Jorge Bacelar Gouveia, participava numa reunião com o Reitor da Universidade do Algarve, às 11h, no Campus de Gambelas. Pelo que pudemos apurar correu bastante bem permitindo a ambas as partes tomar conhecimento de vários problemas que afectam o Algarve, sobre temáticas diversas e variadas, nomeadamente o número decrescente de estudantes universitários e a diminuição de ajuda financeira por parte do Governo Central.
Posto isto rumámos para Sotavento em direcção a Vila Real, para um bem merecido almoço com o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, também com a presença do professor Jorge Bacelar Gouveia e do Secretário-Geral da JSD/Nacional António Leitão Amaro.
O almoço foi um repasto muito saboroso e completo, começando com chouriço e presunto de atum (como é que é possível nunca termos comido daquilo antes?!) uma delícia, de seguida umas postas de atum bastante tenras, espelhando bem a mestria e sabedoria de quem escolheu o atum e confeccionou este pitéu. Para sobremesa para aqueles que ainda não se preocupam com dietas estava reservado um belíssimo pudim caseiro de chorar por mais. O almoço acabou mas encantou, ficando a promessa de uma próxima, mas não sem antes a JSD/Faro ir pessoalmente dar os parabéns ao “Chef” e aos empregados que nos serviram.
Jovens como António Leitão Amaro, Fábio Bota, Nuno Rio, João Louzeiro, Inês Cabrita, Irina Martins, Cesário Belém, Pedro Abrantes e Nuno Lopes, entre outros, representando a JSD/Nacional, JSD/Algarve, JSD/Lagoa, JSD/Silves, JSD/Loulé, JSD/Vila Real de Santo António (desculpa se me esqueci de alguma) e claro está a JSD/Faro que não poderiam deixar de aceitar uma oportunidade destas de apoiar o nosso líder Algarvio.
Está na hora de conviver com os habitantes locais. A juventude laranja com energias recuperadas e armados/reabastecidos com material de campanha partiram para o frente a frente nas ruas de Vila Real, com a tarefa incansável de levar o PSD mais longe nestas Legislativas e Autárquicas, porque não?
A óptima disposição das diversas JSD’s foi também uma constante, mantendo um ritmo alegre e descontraído.
Num comunicado posterior Bacelar Gouveia refere que “Somos uma equipa coesa, que se reflecte em variados perfis profissionais, numa saudável combinação de homens e mulheres de diferentes gerações.”
Já dizia a JSD/Faro nas faixas espalhadas pela capital Algarvia “Mais um Mandato passado e Faro continua parado!”, o que vem ao encontro do que diz Jorge Bacelar Gouveia “Durante o mandato socialista que agora termina, não foi construído o Hospital do Algarve, a desertificação do interior algarvio tem sido uma tónica constante, os sectores agrícola e piscícola continuam votados ao abandono, a estrada nacional 125 só agora começa a receber os primeiros sinais de melhoria.”, tantos problemas e todos eles afectam Faro também!
Sublinhando que “O Algarve é bem o exemplo de uma comunidade que muito carenciada está de um programa de verdade e de mudança, e que tem de romper com as fantasiosas políticas socialistas.”
Rematando com o seguinte “Contamos consigo para mudar Portugal. O PSD assumirá as suas responsabilidades. E eu assumirei as minhas.”, Bacelar Gouveia.
Para assinares o livro de visitas de Jorge Bacelar Gouveia: http://jorgebacelargouveia.com/index.php?option=com_easybook&view=easybook&Itemid=12
http://jorgebacelargouveia.com
http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=97489
Texto e fotografias por Pedro Abrantes
quinta-feira, setembro 10
JSD/FARO apoia a campanha de Manuela Ferreira Leite no Algarve
Para a JSD/FARO tratou-se de uma animada ocupação literalmente de manhã à noite que decorreu durante todo o dia 1 de Setembro pelo Algarve!
A JSD/FARO esteve em peso a apoiar e a fazer campanha com a Manuela Ferreira Leite. Connosco estiveram também personalidades como Jorge Bacelar Gouveia, Mendes Bota e Pedro Rodrigues.
Ao final da tarde às 18h, Manuela Ferreira Leite deu início, em frente ao Hotel Faro na capital algarvia, a uma arruada pela tradicional Rua de Santo António, com contacto directo com os eleitores e eleitoras. Em que a comitiva “laranja” (incluindo a JSD/Faro) esteve empenhada no contacto com as pessoas e a distribuir panfletos.
A líder do PSD aceitou também o convite de duas simpatizantes do partido, vindas de propósito de Portimão para a iniciativa, e sentou-se numa das mais movimentadas esplanadas da baixa farense.
Uma hora depois, o auditório da CCDR-Alg recebeu uma sessão pública, em que usaram da palavra o líder do PSD-Algarve Mendes Bota, o cabeça-de-lista pelo círculo eleitoral de Faro, Jorge Bacelar Gouveia, o presidente da JSD, Pedro Rodrigues e, a encerrar, a líder do PSD, Manuela Ferreira Leite.
Bacelar Gouveia frisou que o tema é “demasiado sério para ser esgrimido com demagogia barata”, assegurando: “É uma questão nacional e, como tal, tem de ser decidida com voto afirmativo dos portugueses.”
O candidato à Assembleia da República vê um Algarve “desprezado pelo poder socialista” e uma região “com uma dificuldade crónica na sazonalidade laboral”, que pretende combater com “alternativas ao turismo clássico” e com a valorização de outras actividades – “agricultura, pescas e economia do mar”.
De acordo com a líder social-democrata, esta é a “pior herança” que o primeiro-ministro socialista “deixa ao país”. “É uma herança que mexe com a nossa liberdade, provocando asfixia democrática. As pessoas têm medo, têm receio, não ousam dizer o que pensam – algo que nunca se passou depois do 25 de Abril”, considerou.
Na análise ao trabalho do executivo liderado por Sócrates, a presidente do PSD assegurou que “Portugal está muito pior hoje do que há quatro anos e meio”.
“Mais pobre, mais endividado, menos competitivo, com menos justiça social e com um nível de desemprego que não se verificava há quatro anos e meio”, enumerou.
Fonte: Excertos retirados do Região Sul
http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=97394
Texto e fotografias por Pedro Abrantes
JSD/Faro apoia STEVEN PIEDADE para Montenegro
Macário Correia esteve também presente na inauguração da sede de campanha do Montenegro, no Largo do Povo, ocasião que aproveitou para solicitar a todos o maior empenho possível “para os cerca de 40 dias que faltam até ao dia 11 de Outubro”.
O candidato à Junta de Freguesia, Steven Piedade, aposta no slogan “Juntos pela Mudanç@” e conta na sua lista (ver http://www.macario-faro.com/public/Text.php?section_parent_id=4§ion_id=12&text_id=243) com diversos elementos do Movimento de Independentes do Montenegro (MIM) e CDS-PP, que na ocasião se fizeram representar, respectivamente, por João Beles e Pedro Valente.
Referindo no blogue o seguinte “É, pois, com um sentimento de grande responsabilidade e empenho que pretendo encarar este projecto. Procurarei envolver-me em propostas que permitam melhorar a vida dos meus conterrâneos através de um trabalho sustentado na mudança, no dinamismo e na inovação.”
“Constituída a equipa para esta candidatura, pretendemos alcançar um Montenegro melhor, mais verde, mais solidário, mais participativo na vida comunitária e mais cívico. Estamos conscientes de que há muito trabalho a ser desenvolvido em prol do crescimento qualitativo de uma Freguesia que tem presenciado um desenvolvimento e crescimento muito rápido, que obriga a um olhar mais atento e a um planeamento mais cuidado.” escreveu o candidato à Presidência da Junta de Freguesia de Montenegro.
Para mais informações visita já – Juntos pela Mudanç@: http://montenegrocomsteven.blogspot.com/
http://montenegrocomsteven.blogspot.com/
Imagem:
http://montenegrocomsteven.blogspot.com/ - Cartaz de campanha de Steven Piedade
sábado, setembro 5
Jantar de apresentação de candidatos ao som dos “NOME”
A JSD/Faro irá ajudar na organização deste grande evento, enquanto ouvimos a banda mais badalada do Algarve!
.
Os direitos conquistados no dia 25 de Abril de 1974 manifestam-se também na liberdade de reunião. Por isso, não obstante as considerações infelizes feitas pelo nosso adversário político, fazemos este jantar no dia 7 e damos o nosso contributo para a animação da cidade, com a actuação da conhecida banda farense “Nome”, que subirá ao palco instalado na escadaria da igreja.
Tratando-se do Dia da Cidade, celebramos a certeza de que estão dados os primeiros passos rumo a um futuro novo a que todos os farenses têm direito. Na verdade, também pensamos que é dia de unir e não de dividir. Por isso convidamos todos a comparecer e a festejar connosco um novo tempo que aí vem. Um tempo em que Faro será um espaço de liberdade, de dinamismo e de iguais oportunidades para todos.
.
Custe a quem custar, Faro está Primeiro!
.
Os bilhetes estão disponíveis na sede de campanha do Eng. Macário Correia, no Largo do Mercado nº 33. Também nos pode contactar pelo telefone fixo 289823138, ou pelo telemóvel 910504400.
.
Compra JÁ o teu bilhete!
Escrito por Henrique Gomes complementado por Pedro Abrantes
.
Imagem:
http://bandanome.hi5.com/friend/photos/displayPhotoUser.do?ownerId=441318953&artistType=&photoFuid=01026913130300OvuzZ6691313#4149971550_441318953_335721412_0 – Fotografia dos elementos que compõem a banda os “NOME”
.
quinta-feira, setembro 3
Bola de neve ou Ciclo Vicioso - "Em bom português"
Pois bem, são anos de investimento intelectual, psicológico, económico, etc. para se obter uma formação, aposta-se na educação a valer e quando chega a hora de apresentar o curriculum vitae dói na pele de muitos.
Analisando algumas ofertas de emprego verificamos uma serie de obstáculos à entrada de um recém licenciado, vejamos:
a) “experiência mínima de 3 anos na área” - agora digam-me quantos recém licenciados têm experiência de 3 anos na área em que se formam? Logo aqui as oportunidades seguem um ciclo vicioso, são para aqueles que já desempenharam tais funções...”roda o disco e toca o mesmo” (não desvalorizando obviamente tais casos).
b) “oferta de estágios não remunerados” - não é uma via 100% criticável mas como tudo apresenta um mas...quantas são as pessoas que se sujeitam a este tipo de situações? Pessoas que pretendem encher curriculum, ganhar experiência e sofrem caladas por após anos de estudo se entregarem a um mundo de “escravidão”. Sim, tiremos as aspas e dizei Escravos Modernos, talvez seja uma boa definição para o que os jovens e tantos mais se submetem. Ganham com isto os empregadores que vão oferecendo estágios por míseros tostões ou simples letras num curriculum e aprendizagem de médio/curto prazo.
c)“...emprego público” - aqui entra então a triste situação vivida muitos daqueles que concorrem a empregos para a função pública, mais propriamente a grande parte das câmaras municipais do nosso país. São divulgados os concursos e tudo o que diz respeito aos mesmos, mas triste é se saber que apesar de se realizarem entrevistas aos imensos candidatos, antes mesmo do concurso ser divulgado já existe uma pessoa para ocupar tal cargo. São assim as câmaras transparentes e produtivas...a jogar areia para os olhos de muitos, a recrutar pessoas possivelmente sem as melhores competências, enfim...
Pode-se talvez dizer que o “Factor C” ainda comanda e muito a nossa sociedade...aliás deixemos tal definição tão gasta e pouco explicativa do bom e mau disto e arrisco-me a falar em rede social de contactos activos...Tirar um curso não basta, parece que na “selva quem manda é o rei”...melhor dizendo, na procura de emprego entra numa bola de neve, conquista uma boa rede social e arrisca.
Ao que nós chegámos!!!...
Senso comum.
Susana Silva