segunda-feira, julho 27

"Jovens com Macário"

A título informativo, segue infra o comunicado de imprensa relativo ao Jantar da Juventude com o Eng.º Macário Correia:

Sem Conselho Municipal para a Juventude, Faro prescindiu dos jovens na definição das políticas que lhes dizem directamente respeito

Numa noite quente de Verão, o restaurante Sol e Jardim, acolheu, no passado sábado, o jantar de apoio à candidatura aos órgãos municipais do concelho, “Faro com Macário”, organizada pela JSD/Faro. Em clima de festa, na presença de cerca de 150 jovens, Macário Correia começou por deixar duas propostas que considera “essenciais” para um Concelho que, às vezes, parece que se esquece de que tem a responsabilidade de criar condições para milhares residentes universitários.
Desde logo, “falta uma rede de transportes, diurna e nocturna, que assegure aos estudantes o transporte seguro entre os pólos universitários, e entre estes e o centro da cidade”. E, com clareza, assumiu: “com a minha equipa, este problema será resolvido”. Depois, faltam espaços que permitam aos estudantes desenvolver os seus estudos de acordo com os seus próprios ritmos e horários. Por isso, nos próximos quatro anos, nascerão em Faro “espaços de estudo com novas tecnologias e equipamentos úteis, apetrechados com áreas de lazer e convívio”.
Na sua intervenção, Macário Correia repisou igualmente algumas ideias que foi já revelando nos últimos meses. Assim, incentivou uma maior intervenção dos jovens na vida pública, o que poderia ser alcançado com um Conselho Municipal de Juventude que, apesar de previsto na lei, em Faro não tem qualquer expressão. Na verdade, “não vislumbramos a razão pela qual Faro se dá ao luxo de prescindir de um instrumento que deve potenciar a participação dos jovens na definição das políticas que lhes dizem directamente respeito”, rematou.
Macário não esqueceu a falta de apoios municipais às associações juvenis do concelho, culturais e desportivas, e a falta de critérios definidos com rigor para a atribuição de subsídios, que, “quando são atribuídos, são-no de forma errática e pontual, sem uma estratégia integrada de apoio”.
Para o candidato é ainda imperioso promover o apoio aos jovens licenciados da UAlg, e o estímulo ao empreendedorismo destes na criação das suas próprias empresas e projectos. Com o aumento do desemprego deve aumentar o apoio ao empreendedorismo. E ao fazê-lo, os poderes públicos deverão “promover a criação de espaços empresariais e parques de exposições, necessários a todo o concelho”.
Macário Correia quer ainda “dinamizar um cartão jovem que discrimine positivamente os jovens no acesso à prestação de serviços e na fruição de produtos e bens”; ”promover o turismo juvenil em Faro, onde, infelizmente, não parques de campismo e existe apenas uma pequena pousada”. É, pois, necessário criar “infraestruturas que permitam redimensionar o turismo juvenil e criar espaços para campismo”.
Ladeado do vice-presidente da Comissão Política Nacional da JSD, Joaquim Biancard da Cruz e de João Louzeiro, presidente da Comissão Política da Secção de Faro, Macário Correia faria ainda dois apelos, “como sempre faço quando convivo com a juventude”. O primeiro era um claro incentivo à prática desportiva: “Eu sei que não há equipamentos, sobretudo no interior do concelho, mas cabe-vos assumir um estilo de vida saudável de harmonia com a natureza”; o segundo seria um desafio aos jovens para que intervenham civicamente, e para que “contribuam desde cedo, mas desinteressadamente, para a causa pública”.
Joaquim Biancard da Cruz congratulou-se com a adesão que esta iniciativa da JSD teve e realçou a importância da juventude na dinâmica de uma política autárquica forte, ambiciosa e à altura dos desafios a vencer em Outubro de 2009. Por seu lado, o Presidente da Comissão Política de Secção da JSD/Faro, João Louzeiro, apontou as bandeiras da JSD no que se refere às políticas de juventude para Faro: mais oportunidades e aproveitamento do degradado parque habitacional do Concelho, em favor da fixação de população jovem. No final, e após um profícuo período de debate, a festa continuou noite fora no Aparte Club, com a presença do DJ Hant.

Faro não prescindirá novamente de ouvir a Juventude.

Sem comentários: