segunda-feira, junho 14

PSD Algarve: Encerramento de escolas servem para cortes orçamentais

O PSD Algarve acusa o Governo de querer encerrar escolas não por motivos pedagógicos mas sim para efectuar cortes orçamentais aproveitando a crise.


“O argumento que o Governo utiliza para justificar esta medida é pretensamente, pedagógico (...) quando na verdade o que está em causa é o aproveitamento da crise para efectuar cortes orçamentais e criar os «Mega Agrupamentos Escolares» em apenas dois anos”, escreve o PSD Algarve em comunicado enviado às redacções.

A distrital social-democrata mostra-se contra o encerramento das escolas. Entre outras razões, considera que com esta medida, nas áreas do interior, “dá-se assim mais uma «machadada» em direcção à desertificação”.

Na região algarvia serão encerradas 22 escolas em 10 concelhos. O PSD lembra que algumas destas escolas foram alvo de obras de remodelação recentemente, com adaptação às novas tecnologias.

“Ponderados os prós e os contras”, o PSD Algarve “entende pronunciar-se desfavoravelmente ao encerramento de escolas que o Governo pretende levar a cabo, quando se localizem a norte Via do Infante, ou os municípios a tal se oponham”.


“Cada caso é um caso, e o critério dos 21 alunos não deve ser aplicado, indiscriminadamente”, remata o partido, sublinhando ainda como razões para não encerrar escolas, o facto de alguns alunos terem de vir a percorrer mais 20 km para chegar à escola.

Segundo a distrital social-democrata, estão em vias de fechar as seguintes escolas: Vila do Bispo (Salema, Burgau e Barão de São Miguel); Faro (Praia de Faro e Medronhal); Silves (Malhão, Ribeira Alta e Pedreira); Tavira (Livramento); Castro Marim (Azinhal, Odeleite e Junqueira); Loulé (Areeiro, Poço Novo e Clareanes, em 2010 e Cortelha e Querença em 2011); São Brás de Alportel (Almargens), Lagoa (Vale D’el Rei), Lagos (Almádena e Espiche) e eventualmente a escola de Marmelete em Monchique, caso não seja considerado o ensino pré-primário.

Fonte: Região Sul

Imagens:

Sem comentários: