segunda-feira, agosto 3

Experiências que marcam? Sem dúvida! Preparados, nem por isso...

O Estádio de São Luís na cidade de Faro recebeu no passado dia 29 de Julho, às 21h30, mais um concerto no âmbito do Allgarve. Gilberto Gil actuou na primeira parte e Martinho da Vila na segunda, dividindo um mesmo palco pela 1.ª vez em Portugal, o que foi inédito! Os lendários músicos fizeram história ao trazer o melhor da música brasileira ao cantinho sul do nosso Portugal.


Martinho da Vila, 71 anos, é um dos mais respeitados artistas brasileiros e um dos maiores vendedores de discos no seu país. Conhecido principalmente pelos sambas, é um legítimo representante da Música Popular Brasileira e um compositor ecléctico que criou músicas dos mais variados ritmos.

Gilberto Gil, 67 anos, tem desenvolvido uma das mais relevantes e reconhecidas carreiras como cantor, compositor e guitarrista da MPB. Com 50 álbuns lançados, tem 12 discos de ouro, cinco discos de platina, sete "Grammy Awards" e mais de quatro milhões de discos vendidos.

Passando aos pormenores do espectáculo organizado e promovido não apenas pelo Allgarve mas também pela Câmara Municipal de Faro, entre outros:

Para estacionar, ora um lugarzinho… nem vê-lo, devia ter deixado o carro em casa.

As condições de acesso e entrada no Estádio de São Luís, caóticas, apenas UMA entrada?! Ainda bem que não se verificou nenhuma emergência (incêndio ou sismo, por exemplo). Para entrar esperava-se, esperava-se… com filas únicas intermináveis que davam a volta ao estádio do Farense.

Largas centenas de pessoas nas filas e dezenas, nomeadamente idosos e crianças a andar na estrada, lado a lado com a fila, enquanto os automóveis se debatiam acrobaticamente para não colidirem uns contra os outros ao mesmo tempo que se desviavam da multidão na estrada.

No interior do recinto, facilmente se notavam vários bares em frente ao palco, facto este que impedia os fãs que pagaram para ver um espectáculo inédito e afinal ficaram na relva a ver as longas filas de pessoas à espera de uma bebida em frente a um bar.

Em relação às casas de banho nem de longe tinham as condições mínimas, água nem vê-la tanto no cubículo para as descargas como nas torneiras, mas as filas sim, continuaram uma constante.

Resumindo, pelo tipo de organização dava a entender que era um concerto de entrada gratuita (mas acredita que não, o bilhete custava entre 10 a 25 euros!), a afluência foi mais que muita mas as condições muito más. Quem lá esteve sentiu na pele, mas quem não esteve ouviu falar. Basicamente os fãs pagaram para estarem em filas de espera com música ao vivo.


Experiências que marcam? Sem dúvida! Preparados, nem por isso...

Pedro Abrantes

Imagens:

http://3.bp.blogspot.com/_DrXi-MpuS1c/SnVQYNQjsOI/AAAAAAAADCc/cs3BjTT-K0M/s1600-h/martinha+da+vila.jpg – Cartaz de Gilberto Gil e Martinho da Vila no âmbito do Allgarve’09

http://www.algarvedigital.pt/algarve/parameters/algarvedigital/files/Image/allgarve_09.jpg - Slogan do Allgarve

Sem comentários: