sábado, dezembro 31

Mensagem de Ano Novo do Presidente da JSD Faro

Caros companheiros e amigos,

2011 fica marcado pela palavra Crise.

A par da profunda crise financeira que nos assola, vivemos numa profunda crise de valores que só pode ser ultrapassada se não se viver uma profunda crise de falta de motivação.

Vem ai um novo ano e os meus votos são que este início de ano seja marcado pela palavra Esperança.

Esperança que as contas públicas entrem nos eixos, para que não se tenham que fazer mais sacrifícios.

Esperança na justiça: que quem nos colocou nesta situação seja, de uma vez por todas, responsabilizado e punido pelos seus actos.

Esperança nos jovens que, como eu, terminaram os seus cursos. Que lhes seja dada uma oportunidade para poderem continuar neste país que amam.

Esperança de que haja ainda mais solidariedade intergeracional.

Esperança num País melhor, num Mundo melhor.

Esperança que continuemos a ter mais e melhores momentos com os nossos familiares e amigos.


Tenho Esperança que 2012 seja diferente; tenho esperança que todos juntos possamos marcar 2012 pela positiva!


A todos desejo um óptimo 2012!


Cumprimentos,

Eduardo Almeida
Presidente da CPC da JSD Faro

quarta-feira, dezembro 7

Novo Site

Aquando da minha candidatura a Presidente da Concelhia da JSD de Faro, estava consciente do enorme trabalho que teria pela frente em reaproximar a juventude farense à JSD.

Definimos nessa altura que teríamos que ter uma postura pró-activa e que a nossa aposta teria que passar pela formação política e pelo reforço da nossa comunicação.

Ao fim de um ano podemos dizer que a nossa aposta foi a mais correcta.

Por um lado conseguimos desenvolver um plano de formação ambicioso, que não passa só pela formação interna dos militantes mas também por desenvolver as acções de formação sub-18 nas escolas do concelho, sendo que esta última conseguiu colocar os jovens a falar sobre a JSD Faro.

Por outro lado, reforçamos a nossa comunicação, apostámos nas redes sociais, apostámos nos media que ao fim de 3 anos voltaram a publicar noticias da JSD Faro.

No entanto sempre sentimos a necessidade de reforçar a nossa presença online e esta página há muito que era pretendida pela nossa estrutura, pois sempre consideramos que na sociedade da informação em que estamos assentes, a JSD Faro devia adaptar-se às novas tecnologias.

Assim com esta nova ferramenta, a JSD Faro continua o seu percurso de aproximação aos jovens farenses, porque os mesmos traduzem-se numa voz, numa ideia, num projecto. Vivemos tempos conturbados no nosso país e nós enquanto estrutura política necessitamos de jovens que defendam as suas causas, que dêem voz às suas ideias e que não se sintam inibidos de defender os seus ideais.

Vamos continuar o nosso percurso.

Visita e junta-te à JSD Faro

Eduardo Gonçalo de Almeida

Presidente da CPC da JSD Faro

segunda-feira, dezembro 5

PSD Algarve debateu a Economia da Pesca

(CI29/2011) Faro, 05 de Dezembro de 2011: O PSD Algarve, em estreia colaboração com o Núcleo de Quarteira desta estrutura partidária, realizou no dia 3 de Dezembro uma conferência subordinada ao tema “Economia da Pesca: que futuro?”, iniciativa que contou com a presença do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, e que reuniu entre a centena de presentes, largas dezenas de pescadores e armadores.

Cristóvão Norte, deputado algarvio do PSD e membro da Comissão de Agricultura e Mar na Assembleia da República, assinalou na sua intervenção que “ a pesca é determinante para a subsistência económica das zonas costeiras, pelo que a reposição do regime de desconto em lota previsto no Orçamento de Estado que permite que os pescadores não acumulem dívidas junto da Segurança Social, é um primeiro passo que augura que este Governo está determinado em revitalizar o sector e que redescobrir o Mar e o seu potencial tem que ser um desígnio nacional.”

O parlamentar algarvio sublinhou, no âmbito da revisão da Política Comum de Pescas em curso, que “ zelar pela pesca local e artesanal, quer seja por razões económicas, sociais ou ambientais, é a orientação pela qual Portugal deve bater-se, já que a nossa frota é constituída esmagadoramente por esta tipologia de embarcações e esta é a melhor forma de preservar o emprego directo e indirecto no sector.”

A rematar, Cristóvão Norte lançou um repto ao Secretário de Estado, no sentido de promover a reestruturação do regime de formação dos preços em lota que considerou “ constituir um entrave à rentabilidade do sector e que põe em causa uma justa retribuição pelo esforço, persistência e risco que estes profissionais correm”, assinalando que “ninguém se pode conformar com preços pagos pelo pescado que são, em regra, apenas uma ínfima parte do valor que os consumidores pagam por eles e empurram os pescadores para o limiar de sobrevivência. Os armadores e pescadores têm direito a um modelo que lhes garanta dignidade e adequada remuneração.”

Manuel Pinto de Abreu, Secretário de Estado do Mar, colocou o acento tónico da sua intervenção na necessidade de “ reavaliar a nossa relação com o Mar, promovendo condições para que caminhemos para suprir o nosso défice alimentar, já que somos os maiores consumidores de peixe per capita na União Europeia e no qual, por razões geográficas e históricas, temos assinaláveis vantagens comparativas que devem ser aproveitadas.”

O titular da Secretaria de Estado, destacou, por outro lado, que “ na reforma da Política Comum de Pescas, os pilares ambiental, económico e social, devem ser tratados com o mesmo grau de importância e que o Governo, concertado com as associações do sector, defenderá em Bruxelas as posições que melhor salvaguardem a pesca nacional.”

Por último, quando questionado por alguns dos presentes, lamentou o facto de “ não estarem reunidos os dados suficientes sobre as nossas pescarias, pelo que temos que investir nesse domínio para tomar as decisões com base científica, de modo a que o processo de decisão seja mais transparente e acrescente confiança e segurança aos agentes do sector”.

David Santos, Vice-Presidente do PSD Algarve, encerrou a reunião sustentando que “ este Governo ouve e está próximo das pessoas, como hoje aqui se demonstrou” e considerou que “ para além do turismo, a agricultura e o mar devem ser prioridades para que o Algarve supere este momento de dificuldade”.

Fonte: PSD Algarve

sábado, dezembro 3


Brevemente a JSD Faro apresentará o seu novo site!
Fica atento! Novidades muito em breve!

sexta-feira, novembro 11

Artigo de Opinião

JSD - A Escola de Formação Política

Há cerca de um ano, aquando da minha candidatura a Presidente da Comissão Política Concelhia da JSD Faro, defini como um dos eixos prioritários para este mandato, a formação cívica e política.

Fi-lo, porque sempre considerei que a JSD deve ser uma verdadeira Escola Política. E, sinceramente, ainda bem que o fiz, já que, ao apostarmos num plano de formação ambicioso demonstramos que pretendemos ter bons quadros políticos no nosso concelho, na nossa região e no nosso país.

A nossa aposta não passa só pelas Formações Internas dos militantes, mas também por levar workshops às Escolas Secundárias do Concelho de Faro.

Ao longo destas últimas semanas, fomos convidados para dar 4 sessões de formação Sub -18 nas Escolas do nosso Concelho. Foi uma vitória desta Comissão Política Concelhia; demonstrámos desta forma que com a nossa perspicácia podemos estar cada vez mais próximos dos jovens mas, acima disso, foi um marco que considero importante para a Formação Cívica dos Jovens.

Durante estas semanas estivemos com cerca de 150 jovens, explicando o que é a política, para que serve a política e como se deve fazer política.

As horas passadas ao lado destes jovens foram enriquecedoras, não só no ponto de vista político mas, acima de tudo, no ponto vista pessoal. Horas em que explicámos que a política é uma actividade nobre, que deve ser exercida em prol da comunidade e não por interesses pessoais. É esta a forma de estar da Comissão Política que lidero.

Foi e está a ser uma experiência gratificante poder explicar tudo isso aos jovens que nos recebem e que nos ouvem a falar de política mas, melhor do que isso, é sentir que temos uma nova geração com opinião, com ideias e com alguma vontade de participar.

A nossa principal mensagem sempre foi que não nos interessa se no fim daqueles workshops, eles iriam participar activamente na JSD ou noutros partidos; o que realmente nos interessa é que comecem a participar mais.

Um jovem traduz-se numa voz, numa ideia, num projecto. É disso que nós precisamos no nosso país. De jovens que defendam as suas causas, que dêem voz às suas ideias, que não se sintam inibidos de defender os seus ideais.

A JSD Faro tem vindo a contribuir desta forma para que no futuro haja mais Jovens a participar activamente no desenvolvimento da nossa Sociedade.

Muitos duvidaram da nossa aposta.

Hoje, posso dizer que foi uma aposta ganha. Conseguimos chegar perto dos jovens. E aí pretendemos permanecer. Porque é esse que tem que ser o caminho da JSD. E é esse o caminho que vamos continuar a percorrer.

Por fim, resta-me fazer um agradecimento a todos os que confiaram nesta aposta da JSD Faro e a todos os que me têm acompanhado ao longo deste último ano.


Eduardo Gonçalo de Almeida

Presidente da CPC JSD Faro

terça-feira, novembro 8

JSD Faro promove Formação “Poder Local VS Desafios”






No próximo sábado, dia 12 de Novembro de 2011, a JSD Faro realizará uma Formação abordando o tema “Poder Local VS Desafios”.



Esta iniciativa surge como parte do recém-lançado Plano de Formação da JSD Faro e pretende uma reflexão sobre a forma como as estruturas do Poder Local poderão enfrentar desafios futuros, como os propostos pelo recém-lançado Documento Verde da Reforma do Poder Local.



Os Oradores convidados serão José Inácio – Presidente da Câmara Municipal de Lagoa – e Ricardo Carvalho – Assessor do Secretário de Estado do Poder Local e da Reforma Administrativa.



A Formação será aberta a todos quantos estiverem interessados nas temáticas abordadas e terá lugar na Sede Distrital do PSD Algarve, a partir das 15h30.



Com a Reforma Administrativa na ordem do dia, a CPC da JSD Faro considera que esta Formação será uma iniciativa pertinente, no que toca ao esclarecimento de dúvidas e à partilha de pontos de vista sobre a Reforma do Poder Local.

sábado, outubro 15

A Carla somos todos nós



JSD exige Responsabilização Criminal para José Sócrates

A JSD pediu ao Procurador Geral da República que investigue a eventual responsabilidade do ex-primeiro ministro, José Sócrates, e do anterior Governo pela situação económica do nosso país.
Tal como se sucede na Islândia, onde o ex-primeiro ministro está a ser julgado pela gestão danosa do país, defendemos que quem levou o nosso país a esta situação também seja julgado.
A JSD defende que haja legislação para que no futuro os políticos sejam responsabilizados e criminalizados pelas suas acções.

Podes consultar a intervenção do Presidente da JSD aqui.

quarta-feira, outubro 12

Direitos Humanos violados na Ucrânia - JSD recomenda ao Ministro dos Negócios Estrangeiros que impeça Acordo de Associação entre a UE e a Ucrânia

A Juventude Social Democrata condena os actos brutais das autoridades ucranianas que hoje agrediram em sua casa, o Deputado Jevgeny Suslov, Presidente do movimento Bathivsina Moloda, que é a organização de juventude do partido Batkivschyna, partido da ex Primeira-Ministra da Ucrânia Yulia Tymoshenko que ontem foi condenada por um tribunal ucraniano, num processo político que viola os princípios mais fundamentais de Direitos Humanos, da Política e das Liberdades e Garantias de um Estado de Direito Democrático.

Segundo relatos locais, esta manhã o escritório do jovem Deputado foi assaltado, enquanto ao mesmo tempo, uma outra inspecção foi levada a cabo pela polícia local em casa dos seus pais em Buki. Durante várias horas, a polícia, sem mandato judicial, “vasculhou” os seus pertences na presençade 30 militares dos serviços especiais, de cara tapada. Mais tarde um investigador sénior chegou ao local apresentando mandatos judiciais justificando a busca com pequenas irregularidades ridículas perante o aparato e a coincidência das buscas..

Na sequência do veredicto de ontem contra a ex Primeira Ministra, esta acção brutal e injustificada da polícia ucraniana significa um acto cobarde de perseguição política. De recordar que há semanas atrás, o Presidente da JSD e 1º Vice-Presidente da Juventude do Partido Popular Europeu e deputado do PSD, Duarte Marques, realizou uma conferência de imprensa conjunta com Jevgeny Suslov, no Parlamento da Ucrânia denunciando precisamente os actos de perseguição política na Ucrânia, suspeitas que agora se vieram a confirmar pelos actos praticados.

Neste sentido, a JSD pede ao Governo português que proteste junto do Embaixador da Ucrânia em Portugal e por outro lado que procure impedir junto da Alta-Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros a assinatura do Acordo de Associação entre a União Europeia e a Ucrânia, acordo esse relacionado com o comércio e que será uma porta aberta à adesão deste país à UE, caso não seja reposta a normalidade e o respeito pelos Direitos Humanos, Políticos, das Liberdades e Garantias de um Estado de Direito Democrático.

A JSD partilha dos mais altos valores europeus, da liberdade e respeito pelos direitos humanos que são um valor inviolável da União Europeia e que visivelmente não estão a ser respeitados pelas autoridades ucranianas. Assim não pode a União Europeia assinar qualquer acordo com um país que não respeite os valores mais fundamentais da democracia.

Já esta tarde no Parlamento Europeu, o Deputado do PSD Carlos Coelho denunciou esta situação numa intervenção na Comissão LIBE como poderão ver no link abaixo

http://melib.eppgroup.eu/iplayer.php?style=blue&strmepid=1892&LANGUAGESELECT=PT

domingo, outubro 9

Formação Política com João Montenegro


No passado sábado, dia 8 de Outubro de 2011, a JSD Faro dinamizou uma Formação Política que incidiu sobre História, Valores e Ideologias do PSD e sobre Como fazer Campanha.

Esta iniciativa surge como parte do recém-lançado Plano de Formação da JSD Faro, que considera que a dita estrutura se deve assumir claramente como uma Escola de Formação dos seus quadros e de todos os jovens interessados em participar activamente na vida pública.

O Orador convidado foi João Montenegro, actual Adjunto do Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho. João Montenegro apresentou uma resenha histórica do PSD e explicou os respectivos valores e ideologias políticas, assim como expôs técnicas de campanha eleitoral.

Nesta Formação Política, os temas mais debatidos – já que mereceram maiores comentários e exposição de dúvidas por parte do público - foram o posicionamento político do PPD / PSD no período pós - 25 de Abril de 1974 e os estilos de campanha mais utilizados em tempos de eleições.

A Formação Política foi aberta a todos quantos estivessem interessados nas temáticas abordadas e teve lugar na Sede Distrital do PSD Algarve.

A CPC da JSD Faro considera que esta foi uma iniciativa bastante oportuna, já que, para alguém se identificar com dado quadrante ou partido político, deverá informar-se correctamente sobre a História e os ideais defendidos pelo mesmo. Afinal, sem informação, dificilmente haverá uma escolha clara e consciente.

Escola Secundária Tomás Cabreira recebeu Formação Sub-18 da JSD

A Comissão Política Concelhia da JSD Faro, desde sempre, tem apostado na formação cívica dos jovens farenses.

Após eventos como Conversas Cruzadas, visita à Freguesia de São Pedro, Conversa Aberta com o Eng.º Macário Correia, entre outros, a CPC da JSD Faro foca a sua atenção particularmente nos alunos do Ensino Secundário.

Assim, no passado dia 6 de Outubro, uma turma da Escola Secundária Tomás Cabreira recebeu a Formação Sub-18 da JSD, cujo intuito não é político mas de formação para a cidadania e intervenção em assuntos públicos.

O exercício eleito para esta formação, que colocou os jovens a pensar e a debater saudavelmente, consistiu na decisão de aplicar de um subsídio atribuído a uma Associação de Estudantes num conjunto de novos Equipamentos Informáticos para a Escola ou numa Festa. Decidir era o único caminho para financiar qualquer uma das opções, caso contrário o subsídio não seria atribuído.

Os alunos participaram activamente nesta actividade que contou com as intervenções de Eduardo Almeida, presidente da JSD Faro e de Bruno Inácio, Presidente da JSD Algarve.

O sucesso desta iniciativa parece claro: a JSD Faro obteve o pedido de mais uma realização da Formação Sub-18 na Escola Secundária Tomás Cabreira e, brevemente, irá repetir tal iniciativa na Escola Secundária João de Deus (Antigo Liceu de Faro).

A CPC da JSD Faro irá continuar a incitar os jovens farenses à participação activa em órgãos como o Conselho Pedagógico do respectivo estabelecimento de ensino, a Associação de Estudantes ou em qualquer outra Instituição que vise o bem público.

Importante será, também, focar, a importância do debate salutar de ideias e a seriedade com que todos os assuntos de tal âmbito devem ser tratados. Afinal, se a educação cívica deverá ser dada desde tenra idade, também as responsabilidades e dificuldades devem ser abordadas desde cedo, obtendo assim ideias mais claras e propostas mais pertinentes.

Em tempo de crise financeira e de valores cívicos, a JSD Faro continuará a pugnar pela defesa dos jovens farenses, auxiliando e, principalmente, formando para a Cidadania.




quarta-feira, outubro 5

Plenário dia 07 de Outubro

CONVOCATÓRIA


Mesa do Plenário da Secção de Faro


Ao Abrigo dos Estatutos Nacionais da JSD, convoca-se todos os militantes da JSD de Faro, para reunirem em Plenário da Concelhia, na Sede Concelhia do PSD de Faro, sita na Rua Vasco da Gama, 51-1º, no dia 7 de Outubro de 2011, pelas 21 Horas, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Informações

2. Análise da Situação Política

3. Apresentação do Plano de Actividades 4Trimestre de 2011

4. Constituição da comissão de acompanhamento ao programa Polis Ria Formosa

5. Outros Assuntos

O Presidente da Mesa do Plenário

(Hugo Gonçalo Baptista Vieira)

JSD abre o debate interno sobre o Documento Verde da Reforma da Administração Local


O Governo deu início ao processo da Reforma do Poder Local com a apresentação do Documento Verde, no qual apresenta os seus princípios orientadores e linhas gerais de actuação, promovendo desta forma a sua discussão junto da sociedade civil e dos respectivos intervenientes políticos. A Coordenação dos Jovens Autarcas Social Democratas reuniu-se hoje em Lisboa e no seu comunicado final elogia o documento verde mas propõe-se também apresentar as suas próprias propostas de alteraçãoque, acreditam, podem tornar o a reforma ainda mais ambiciosa e sobretudo eficaz.

A JSD congratula-se com a Reforma anunciada pelo Governo em especial pela sua profundidade, abrangência e sobretudo pelo seu espírito reformista, promovendo um reforço inequívoco do Poder Local, assente num novo modelo de gestão capaz de assegurar a sustentabilidade das Autarquias no futuro próximo. Congratula-se em especial pelo facto do Governo promover uma verdadeira Reforma Estrutural aberta a discussão aceitando contributos de todos sem excepção!

A importância do poder local é determinante no desenvolvimento e promoção do território. Os jovens estão comprometidos com o poder local e evidência disso é o aumento dos jovens eleitos em vários órgãos autárquicos, como assembleias de freguesia, juntas de freguesias, assembleias municipais e câmaras municipais. Além disso, este documento apresenta uma reforma abrangente e bem estrutura, e vai para além do que está estipulado pelo acordo da Troika.

A JSD reconhece o papel ímpar desempenhado pelas Autarquias nos últimos 30 anos no desenvolvimento da economia local, na promoção da coesão social e na aproximação dos cidadãos ao poder central pelo desempenho exemplar de todo um conjunto de competências nelas descentralizadas em áreas importantes como a saúde e a educação.

A JSD reconhece nas Autarquias um player fundamental no desenvolvimento futuro de toda uma nova politica económica e social que pais precisa rumo ao crescimento económico sustentável, em especial em áreas chave para a juventude como o empreendedorismo jovem, o associativismo juvenil e a educação!

A JSD responde afirmativamente ao apelo e desafio lançando pelo Senhor Primeiro Ministro pelo que, e estando em consonância com o período de 90 dias de discussão pública deste documento indicado pelo Governo, vai iniciar um período de discussão interna na estrutura da JSD. Até ao final de Novembro iremos auscultar e recolher contributos, promovendo a discussão interna. Em Janeiro, no Congresso dos Jovens Autarcas Social Democratas, serão apresentadas as conclusões deste período de discussão interna da estrutura da JSD.

Fonte: http://www.jsd.pt/

5 de Outubro

Comemora-se hoje o 101º aniversário do golpe republicano, em 1910, que colocou termo à monarquia constitucional e que proclamou a República Portuguesa.








terça-feira, outubro 4

JSD Faro leva Formação Sub-18 à Escola Secundária Tomás Cabreira

No próximo dia 6 de Outubro, a JSD Faro irá levar a formação Sub-18 à Escola Secundária Tomás Cabreira.

A formação Sub-18 é uma iniciativa da JSD cujo objectivo é explicar aos estudantes do Ensino Secundário sobre "o que é a política", "como deve ser", e "para que serve".

Para muitos jovens, a política é uma coisa chata, desinteressante e que os próprios políticos são corruptos e cheios de más intenções.

Com esta formação, a JSD pretende demonstrar que a política é debater, é participar, é ouvir as pessoas, é tomar decisões para melhorar a qualidade de vida da sociedade.

Durante a formação, os jovens serão convidados a intervir activamente perante três situações:

- Membros de uma Associação de Estudantes;
- Cidadãos com direito a voto numas eleições municipais;
- Movimento que defende uma causa;

Ao longo destes três casos, os jovens terão que debater entre eles, ouvir as opiniões uns dos outros e no fim tomar a melhor decisão para uma sociedade melhor e mais justa.

Esta iniciativa, que já percorreu várias escolas do país, tem como objectivo final, incentivar os jovens a terem uma participação mais activa na sociedade, seja em partidos políticos, ONG's, associações locais, entre outros.

A JSD Faro defende assim uma juventude farense mais participativa e interventiva.







Parabéns Rui Machado

O tenista farense Rui Machado atingiu o melhor lugar de sempre, de um português, no ranking ATP, encontrando-se agora no 59º posto, após ter disputado a meia-final do torneio "challenger" de Madrid.
A JSD Faro congratula o jovem tenista farense que é um exemplo para todos os jovens, em particular para todos os jovens farenses.


quarta-feira, setembro 7

Dia da cidade

Hoje presenciei, nas comemorações do dia da cidade, a assinatura dos protocolos referentes à requalificação da ilha de Faro e do Parque Ribeirinho.

Foi sem dúvida um passo muito importante para o desenvolvimento de uma cidade que ao longo de muitos anos esteve parada devido à inércia dos vários executivos que pelo Município passaram.

Tenho consciência que o momento difícil que atravessamos fez com que muitos projectos ao longo dos anos ficassem fechados na gaveta, no entanto, foi com persistência, rigor e sentido de responsabilidade que se deu um passo importante para o desenvolvimento de um projecto que há muitos anos o Município e os munícipes ansiavam.

Apesar de todas as dificuldades, provou-se que ainda é possível fazer obra sem descuidar a "arrumação da casa".


Eduardo Almeida

quinta-feira, junho 23

O bom exemplo

Numa época em que Portugal enfrenta a pior crise económica pós 25 de Abril, numa época em que a receita para sair da crise é cortar o despesismo do Estado, Pedro Passos Coelho é o primeiro a dar o exemplo ao trocar as suas passagens aéreas de executiva para económica.
São estes pequenos e bons exemplos que se espera que o Estado venha a adoptar.

terça-feira, junho 21

Promessa Cumprida

Pedro Passos Coelho tomou posse hoje como primeiro ministro e cumpre uma das suas promessas de campanha: Não irá nomear novos Governadores Civis.
Assim se constrói a mudança.

XIX Governo Constitucional

A mudança está prestes a arrancar!

Amanhã, dia 22 de Junho, Passos Coelho e a sua nova equipa de Ministros irão tomar posse enquanto XIX Governo Constitucional.

Serão estes os novos altos dirigentes da Nação:

· Ministro de Estado e das Finanças – Vitor Gaspar

· Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros – Paulo Portas

· Ministro da Defesa Nacional – José Pedro Aguiar Branco

· Ministro da Administração Interna – Miguel Macedo

· Ministra da Justiça – Paula Teixeira da Cruz

· Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares – Miguel Relvas

· Ministro da Economia e do Emprego – Álvaro Santos Pereira

· Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território – Assunção Cristas

· Ministro da Saúde – Paulo Macedo

· Ministro da Educação, do Ensino Superior e da Ciência – Nuno Crato

· Ministro da Solidariedade e da Segurança Social – Pedro Mota Soares

· Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros – Luís Marques Guedes

· Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro – Carlos Moedas

A CPC da JSD Faro deseja ainda dirigir votos de bom trabalho aos deputados eleitos pelo Círculo Eleitoral de Faro.

Finalmente, chegou a Hora de Mudar!

quarta-feira, junho 8

Universidade de Verão 2011

Desde 2003 que se realizam as Universidades de Verão promovidas conjuntamente pelo PSD, a JSD, o Instituto Sá Carneiro e o PPE. Durante uma semana, de 29 de Agosto a 4 de Setembro numa jornada de estudos intensivos, trabalham em conjunto uma selecção de jovens quadros de elevado potencial e um naipe de formadores e oradores de grande qualidade.

As candidaturas estão abertas aos militantes da JSD, a jovens quadros do PSD e a independentes que nas autarquias locais, no movimento estudantil, ou em qualquer outra actividade de intervenção social, tenham estreitado esforços com o nosso partido, preferencialmente no escalão etário entre os 18 e os 30 anos.

As candidaturas podem ser enviadas até 24 de Junho, para a morada indicada, ou através do site http://psdeuropa.eu/univerao2011/. Só serão apreciadas as candidaturas completas (com o formulário de candidatura totalmente preenchido, acompanhado de currículo e de fotografia actual e com qualidade).

Se os candidatos o desejarem (não é obrigatório) podem juntar um pequeno vídeo (não superior a 2 minutos) com a exposição das razões pelas quais deseja participar na Universidade, bastando para isso acrescentar, na ficha de inscrição, o endereço web onde se pode visualizar o filme (youtube, sapo, etc.).

Na selecção das candidaturas respeitar-se-ão critérios de equilíbrio entre os sexos, as idades e as proveniências regionais, e valorizar-se-á a componente de intervenção partidária e/ou cívica.

Os candidatos que já foram seleccionados para anteriores edições perdem prioridade relativamente aos demais candidatos.

Os candidatos seleccionados deverão comprometer-se a participar em todas as sessões durante todo o curso e terão de pagar uma propina de inscrição de 130 Euros.

Com os melhores cumprimentos,

Carlos Coelho, Director da Universidade de Verão.

Duarte Marques, Presidente da JSD.

quinta-feira, maio 5

Conversas Cruzadas por uma Geração com Futuro [Resumo das Ideias debatidas no Evento


Um conceito inovador

A Comissão Política Concelhia da JSD Faro promoveu no dia 30 de Abril, sábado, no Bar/Discoteca Cidade da Música, uma sessão de debate e partilha de opiniões sobre o futuro de Portugal, a que chamou «Conversas Cruzadas por uma Geração com Futuro». Conversas Cruzadas por uma Geração com Futuro apresenta-se com um conceito inovador, no qual o debate não se baseará na intervenção prévia das individualidades convidadas, mas em considerações lançadas pela JSD e pelos restantes participantes a serem, posteriormente, analisadas. A reflexão sobre Portugal e a apresentação de opiniões e novas ideias no âmbito dos mais variados temas é da responsabilidade de todos nós, cidadãos preocupados com os rumos a tomar para que o nosso País cresça de forma real e sustentada.Com áreas temáticas bem distintas como Educação e Formação, Emprego e Empreendedorismo, Turismo, Economia, Reorganização do Estado e Associativismo. Contou com a presença das seguintes individualidades: Macário Correia - presidente da Câmara Municipal de Faro; Pedro Meireles – Conselheiro Económico da Delegação Portuguesa do PPE/PSD no Parlamento Europeu; Pedro Barros – ex-presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve e Jovem Empresário; Tiago Tóregão – ex-diretor Geral do Hotel Ocean Ville; Efigénio Rebelo – diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.

Como ideias principais é de salientar: a necessidade de politicas intermunicipais na gestão de recursos. Levando para tal a uma ponderação de aspectos como a proximidade, mobilidade, número de eleitores, identificação cultural e continuidade territorial. A existência de incoerência no que toca à dimensão das freguesias comparativamente com o número de habitantes da mesma, leva-nos a uma profunda discussão e reflexão, ao nível das fusões/extinções de municípios e freguesias; a necessidade de uma reforma estatal, maior eficiência, menos burocracia, isenções fiscais, ajudar quem mais precisa, penalizar quem engana o sistema, abolir a excessiva centralização, extinguir governos civis e ainda criar medidas imediatas para a transferência das suas funções para os planos municipais e intermunicipais. Nesta óptica, as competências e atribuições das associações de municípios nas zonas do abastecimento público, transportes e comunicações, ordenamento do território e no aproveitamento e aplicação de fundos comunitários devem ser reforçadas; osmunicípios necessitam de mais autonomia, algum reforço de medidas sociais, uma vez que são estes, que canalizam o trabalho social junto das populações desfavorecidas; a necessidade de um novo paradigma de desenvolvimento sem barreiras para os investidores. Não se trata apenas de criar uma brilhante política económica, é necessário conseguir canalizá-la para investimento; a necessidade de incidir sobre o levantamento exaustivo de projectos parados em gavetas fechadas a “7 chaves” nos organismos da administração central; e por fim a necessidade de um processo de avaliação do próprio Estado.

No âmbito turístico de Faro, foi revelada a dificuldade de encontrar dados turísticos descriminados, ou seja a necessidade de transparência na governação, plataformas de fácil acesso à informação turística, “a nossa oferta não esta especificada ou então é ineficiente”. Ora isto, leva a uma quebra no alcance de novas oportunidade empreendedoras. São também necessários elementos inovadores que sejam marcantes e a compactação serviços turísticos. “As pessoas precisam de ver, para que é que servem os seus impostos e políticos”. Por fim, aproximação entre municípios e o sector empresarial, é necessário apontar um caminho a seguir para a região, através da reunião e discussão entre entidades.

Relativamente aos conceitos de sistema de ensino superior universitário e politécnico, é necessário saber distinguir ambos. A universidade com o seu papel de investigação onde se perde ou ganha o futuro da instituição e os politécnicos com a sua componente empreendedora na criação de oportunidades de emprego. Relativamente ao tópico fusão/”casamento” entre as universidades e politécnicos, a Ualg tem a consciência livre relativamente a este assunto.

Foram ainda abordados outros aspectos como: revisão constitucional, oferta educativa, novos nichos, as suas oportunidades para a região e o associativismo como espaço para se cometer erros. Por fim, é necessário coragem na política, não tenhamos medo de ser "ridículos", caso contrário o pais não vai para a frente. Não tenhamos medo da Mudança! É disto que Portugal precisa!

Rita Ramos

Gabinete de Estudos da JSD Faro

segunda-feira, março 7

Artigo de opinião

Humildade

Recentemente estive presente numa reunião entre a Comissão Política Concelhia da JSD Faro e representantes da Junta de Freguesia de São Pedro.

Muito poderia escrever sobre esta visita/reunião. Mas houve algo que me marcou enquanto jovem dirigente político. A humildade das pessoas que estão à frente da Junta.

Dirigentes que se ocupam de lutar por mais e melhores condições para os seus concidadãos. Esses mesmos dirigentes que com os parcos recursos que têm, fazem um esforço para ajudar mais de duzentas famílias com imensas dificuldades dentro e fora da freguesia, dando-lhes comida e roupa.

Mas o que é isto de ser humilde na política?

Simplesmente é saber fazer política.

A política faz-se com as pessoas e pelas pessoas. E é assim que devemos estar na política.

Infelizmente a mesma está muito descredibilizada talvez por termos governantes que de humildes nada têm.

De governantes que impõem aumentos de impostos quando muitas famílias estão completamente asfixiadas sem saber por onde se governarem. De governantes que colocam os seus interesses pessoais à frente dos interesses da população portuguesa, cumprindo promessas eleitorais, que num país que está à beira do abismo não fazem sentido, como por exemplo o TGV. De governantes que em vez de apostarem no desenvolvimento dos jovens, dando-lhes condições para estudar, corta antes na acção social para que muitos não consigam completar os seus estudos.

Será que é isto a política? Será que isto é o que pretendemos para o nosso país à beira mar plantado?

Se o é então tenho muito para fazer na política. Pois não irei baixar os braços e irei lutar dia a dia pelo desenvolvimento do meu país. E a mim deviam-se juntar todos aqueles que como eu não pretendem fazer parte de uma geração denominada de Geração à Rasca. Porque se nada fizermos, se nada lutarmos nada mudará.

Eu tomei a minha opção. Decidi lutar por aquilo que acredito, por aqueles que são os meus ideais.

Eduardo Gonçalo de Almeida

Presidente da CPC da JSD Faro

segunda-feira, fevereiro 21

GENEPSD - Revisão do Programa - Convite



"Caro(a) Companheiro(a),

Encontra-se marcada para quarta-feira, 23 de Fevereiro, pelas 21h00, mais uma iniciativa do GENEPSD. A mesma servirá para abordar a revisão do programa do Partido e terá como tema a "Dimensão Cultural do Desenvolvimento e Valorização da Língua". Os oradores serão António Monteiro e Nuno Cintra Torres.


Assim, muito nos honraria poder contar com a sua presença na referida sessão, que pretendemos participada e como um momento de forte mobilização.


Com os melhores cumprimentos,

José Pedro Aguiar-Branco

Presidente do GENEPSD – Revisão do Programa"

terça-feira, fevereiro 8

PSD Faro promove Formação Autárquica

ACÇÃO DE FORMAÇÃO AUTÁRQUICA

Vimos por este meio convocar todos os candidatos que integraram as listas do PSD nas últimas eleições autárquicas, para comparecerem a uma acção de formação autárquica, no próximo dia 12 de Fevereiro.

Esta acção, que se realizará no Clube Farense, na Rua de Santo Antonio, terá inicio pelas 15h00.

Contamos com a participação, por ordem de intervenção, do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Faro, Eng. Macário Correia, do Sr. Dr. João Paulo Zbyszewski, actualmente Coordenador do Gabinete Autárquico do PSD, que já desempenhou funções como Director-Geral da Administração Autárquica, e que é docente universitário na área do ordenamento do território, do Eng. Luis Gomes, Presidente do PSD/Algarve, e do Eng. David Santos, presidente da CPS/Faro.

O evento terá um período destinado à intervenção dos autarcas.

Entendemos que os temas a abordar, bem como os intervenientes escolhidos, conferem relevância acrescida ao evento cujo objectivo é dotar os nossos autarcas de melhores recursos e conhecimentos, promovendo um melhor desempenho das suas funções e um melhor serviço a prestar à população do nosso concelho.

Apelamos à participação de todos nesta jornada que é também de promoção do debate de ideias, e um contributo para a dinamização e afirmação local do partido.


Programa

ACÇÃO DE FORMAÇÃO AUTÁRQUICA


15h00m – Abertura

Orador – Eng. Macário Correia, Presidente da CMF


15h30m – Juntas de Freguesia - As competências e atribuições

legais/Qual a sua relevância actual?

Assembleia Municipal - As competências legais/ Devem ou

não ser reforçadas?

Orador - Dr. João Paulo Zbyszewski, Coordenador do

Gabinete Autárquico do PSD


16h00m – Intervenção do público

Moderador - Dr. Paulo Gouveia da Costa

16h30m – COFEE-BREAK

17h00m – O papel dos autarcas eleitos/articulação CM/AM/JF
Orador –
Eng. Luis Gomes, Presidente da CPD /PSD

17H30m – Intervenção do público
Moderador -
Dr. Paulo Gouveia da Costa

18h00m – Encerramento

Orador – Eng. David Santos, Presidente da CPS/PSD



Comunicado PSD Faro


A Comissão Politica de Secção de Faro do PSD, vem manifestar o seu vivo repúdio pela recente atitude de censura política perpetrada pelo Sr. Presidente da Junta, José Teixeira, e pelo executivo socialista, contra a Assembleia de Freguesia da Sé.

Como é do conhecimento público, comemorou-se no passado dia 02 de Fevereiro o Dia da Freguesia da Sé, evento que foi assinalado com um conjunto de acções que incluíram uma sessão solene, com entrega de medalhas a vários cidadãos.



O Sr. Presidente da Junta endereçou convite a inúmeras instituições da cidade e a membros de outros órgãos autárquicos, como a Câmara Municipal e todas as outras Juntas de Freguesia do Concelho, mas não deu conhecimento nem convidou os membros da Assembleia de Freguesia da Sé que integram os partidos da oposição, tendo dirigido convite apenas aos membros do Partido Socialista.


Esta foi uma atitude de mesquinhez e retaliação políticas com a qual o Sr. Presidente da Junta procurou desconsiderar os partidos da oposição com assento na Assembleia de Freguesia, privando-os de participarem na sessão solene do Dia da sua Freguesia, com o intuito de menorizar o papel da oposição, e em particular do PSD.


Esta postura revela falta de cultura democrática e constitui uma desconsideração para com todos os eleitores da freguesia da Sé, em particular com os que expressaram sentido de voto no PSD e restantes partidos da oposição na Assembleia de Freguesia.


Denunciamos este atropelo à sã convivência democrática e apelamos a que o exercício do poder político, na freguesia da Sé, seja exercido com responsabilidade e com respeito por todos os eleitos, independentemente da sua cor política.

Faro, 07 de Fevereiro de 2011

O Presidente da Comissão Politica de Secção de Faro
David Santos

quarta-feira, fevereiro 2

JSD Faro louva apoio da CM Faro a jovens farenses carenciados

Reunida ontem, dia 1 de Fevereiro de 2011, a Comissão Política Concelhia de Faro da JSD torna público o seu reconhecimento e agrado pela atribuição de Bolsas de Estudo a Jovens do Concelho Farense que frequentam o Ensino Secundário ou Superior, por parte da Câmara Municipal de Faro.

O total de 12 bolsas atribuidas, no valor de 190€, irá abranger o período temporal de Outubro de 2010 a Junho de 2011 e apoiará jovens estudantes com dificuldades económicas reconhecidas, dificuldades essas capazes de impedir o seu prosseguimento de estudos.

São conhecidas as dificuldades vividas pelos portugueses e, em particular, pelos algarvios: mais de 28 300 desempregados registados pelo IEFP só no Algarve. Não havendo dinheiro suficiente no orçamento familiar algarvio, aparecem mais entraves, como a nova e injusta fórmula de cálculo das bolsas que retira - total ou parcialmente - a milhares de alunos do Ensino Superior de todo o país, as suas bolsas de estudo . Os alunos algarvios, mais uma vez, não são excepção.

O Executivo Municipal Farense, ao contrário do Governo, parece conhecer verdadeiramente o conceito de "responsabilidade social" e, mais uma vez, dá a mão a quem mais precisa.

A JSD - Faro não poderia deixar passar mais este generoso e responsável gesto por parte do Executivo liderado pelo Engº Macário Correia que (mais uma vez) substitui outras entidades que se mostram inoperantes perante as reais necessidades da população e, principalmente dos mais jovens.

Faro, 2 de Fevereiro de 2011

A CPC da JSD - Faro

domingo, janeiro 30

Os buracos da Senhora Ministra da Educação



Novo outdoor lançado pela JSD como resposta aos "buracos" (cortes) sucessivos por parte do Governo.


Economia, Saúde, Educação, Segurança Social, todas estas áreas são essenciais para um verdadeiro futuro para Portugal.


É caso para se dizer: o Governo liderado pelo Engº Sócrates tem muita pontaria... e dá SEMPRE buraco!

Aqui a Posição da JSD sobre o Preconceito do Governo contra a Liberdade de Ensino e Escolas em Contrato de Associação.