domingo, outubro 9

Escola Secundária Tomás Cabreira recebeu Formação Sub-18 da JSD

A Comissão Política Concelhia da JSD Faro, desde sempre, tem apostado na formação cívica dos jovens farenses.

Após eventos como Conversas Cruzadas, visita à Freguesia de São Pedro, Conversa Aberta com o Eng.º Macário Correia, entre outros, a CPC da JSD Faro foca a sua atenção particularmente nos alunos do Ensino Secundário.

Assim, no passado dia 6 de Outubro, uma turma da Escola Secundária Tomás Cabreira recebeu a Formação Sub-18 da JSD, cujo intuito não é político mas de formação para a cidadania e intervenção em assuntos públicos.

O exercício eleito para esta formação, que colocou os jovens a pensar e a debater saudavelmente, consistiu na decisão de aplicar de um subsídio atribuído a uma Associação de Estudantes num conjunto de novos Equipamentos Informáticos para a Escola ou numa Festa. Decidir era o único caminho para financiar qualquer uma das opções, caso contrário o subsídio não seria atribuído.

Os alunos participaram activamente nesta actividade que contou com as intervenções de Eduardo Almeida, presidente da JSD Faro e de Bruno Inácio, Presidente da JSD Algarve.

O sucesso desta iniciativa parece claro: a JSD Faro obteve o pedido de mais uma realização da Formação Sub-18 na Escola Secundária Tomás Cabreira e, brevemente, irá repetir tal iniciativa na Escola Secundária João de Deus (Antigo Liceu de Faro).

A CPC da JSD Faro irá continuar a incitar os jovens farenses à participação activa em órgãos como o Conselho Pedagógico do respectivo estabelecimento de ensino, a Associação de Estudantes ou em qualquer outra Instituição que vise o bem público.

Importante será, também, focar, a importância do debate salutar de ideias e a seriedade com que todos os assuntos de tal âmbito devem ser tratados. Afinal, se a educação cívica deverá ser dada desde tenra idade, também as responsabilidades e dificuldades devem ser abordadas desde cedo, obtendo assim ideias mais claras e propostas mais pertinentes.

Em tempo de crise financeira e de valores cívicos, a JSD Faro continuará a pugnar pela defesa dos jovens farenses, auxiliando e, principalmente, formando para a Cidadania.




Sem comentários: