quarta-feira, outubro 12

Direitos Humanos violados na Ucrânia - JSD recomenda ao Ministro dos Negócios Estrangeiros que impeça Acordo de Associação entre a UE e a Ucrânia

A Juventude Social Democrata condena os actos brutais das autoridades ucranianas que hoje agrediram em sua casa, o Deputado Jevgeny Suslov, Presidente do movimento Bathivsina Moloda, que é a organização de juventude do partido Batkivschyna, partido da ex Primeira-Ministra da Ucrânia Yulia Tymoshenko que ontem foi condenada por um tribunal ucraniano, num processo político que viola os princípios mais fundamentais de Direitos Humanos, da Política e das Liberdades e Garantias de um Estado de Direito Democrático.

Segundo relatos locais, esta manhã o escritório do jovem Deputado foi assaltado, enquanto ao mesmo tempo, uma outra inspecção foi levada a cabo pela polícia local em casa dos seus pais em Buki. Durante várias horas, a polícia, sem mandato judicial, “vasculhou” os seus pertences na presençade 30 militares dos serviços especiais, de cara tapada. Mais tarde um investigador sénior chegou ao local apresentando mandatos judiciais justificando a busca com pequenas irregularidades ridículas perante o aparato e a coincidência das buscas..

Na sequência do veredicto de ontem contra a ex Primeira Ministra, esta acção brutal e injustificada da polícia ucraniana significa um acto cobarde de perseguição política. De recordar que há semanas atrás, o Presidente da JSD e 1º Vice-Presidente da Juventude do Partido Popular Europeu e deputado do PSD, Duarte Marques, realizou uma conferência de imprensa conjunta com Jevgeny Suslov, no Parlamento da Ucrânia denunciando precisamente os actos de perseguição política na Ucrânia, suspeitas que agora se vieram a confirmar pelos actos praticados.

Neste sentido, a JSD pede ao Governo português que proteste junto do Embaixador da Ucrânia em Portugal e por outro lado que procure impedir junto da Alta-Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros a assinatura do Acordo de Associação entre a União Europeia e a Ucrânia, acordo esse relacionado com o comércio e que será uma porta aberta à adesão deste país à UE, caso não seja reposta a normalidade e o respeito pelos Direitos Humanos, Políticos, das Liberdades e Garantias de um Estado de Direito Democrático.

A JSD partilha dos mais altos valores europeus, da liberdade e respeito pelos direitos humanos que são um valor inviolável da União Europeia e que visivelmente não estão a ser respeitados pelas autoridades ucranianas. Assim não pode a União Europeia assinar qualquer acordo com um país que não respeite os valores mais fundamentais da democracia.

Já esta tarde no Parlamento Europeu, o Deputado do PSD Carlos Coelho denunciou esta situação numa intervenção na Comissão LIBE como poderão ver no link abaixo

http://melib.eppgroup.eu/iplayer.php?style=blue&strmepid=1892&LANGUAGESELECT=PT

Sem comentários: