sexta-feira, março 16

TARIFA DA ÁGUA SOBE 27% EM FARO

A Câmara de Faro vai aumentar as tarifas da água, saneamento básico e resíduos sólidos em cerca de 27%, já a partir deste mês, no seguimento de mais uma crise financeira, desta feita na empresa municipal Fagar.

Quando a Fagar foi constituída no anterior executivo, (líderado por José Vitorino), em parceria com um consórcio de 3 empresas privadas (que detém 49% do capital social da empresa), foi elaborado um “Caso Base” que veio a revelar-se impreciso e desajustado da realidade. Neste "Caso Base", não foi previsto que Faro possuía uma rede de recolhas de água de esgotos e pluviais unitária e não separativa o que faz aumentar em muito este caudal, aumentando consequentemente o encargo financeiro a pagar às Águas do Algarve.

Assim, para corrigir estes “erros técnicos e de gestão”, onde os sócios de direito privado independentemente da situação financeira da empresa, têm sempre garantido um "prémio" financeiro, a solução apresentada pela Administração da Fagar, consiste em aumentar de uma assentada as tarifas da água e resíduos sólidos em cerca de 27%.

A JSD/Faro lamenta que sejam os cidadãos mais uma vez a pagar por estes graves erros de gestão e por negócios que rapidamente se provam como sendo altamente nocivos para os interesses do município e dos farenses, ficando, infelizmente, bem patenteada uma forte incompetência técnica e política em torno desta questão.

1 comentário:

Nuno Antunes disse...

Companheiro Lage

Isto está tudo muito bem, mas acho que nós está a escapar qualquer coisa. Essa parceria/consórcio com empresas privadas não me parece coisa boa. Não seria politicamente correcto e tecnicamente mais saudavel, que o anterior executivo fala-se com o cidadão Farense de modo a que o mesmo podesse ser socio da FAGAR?! Não acredito que o cidadão virassem as costas. Muito pelo contrario, o cidadão tambem quer ter parte activa....Erros tecnicos acontecem. Este caso da separação das aguas é grave. As redes de recolhas de agua e esgotos não foram inventadas em Faro. Esta materia é um caso pratico e não uma novidade.Mas será que com tanta gente competente e qualificada ainda se comete este tipo de erro??!! Mais uma vez terá de ser o cidadão a pagar pelos erros de alguem.