sábado, março 31

AFINAL JÁ HÁ DINHEIRO EM FARO!

O presidente da Câmara Municipal de Faro, juntamente com o presidente do município de Loulé, apresentaram na passada semana o projecto do Centro de Congressos a ser construído no Parque das Cidades.

Este Centro de Congressos, terá o maior auditório do Algarve, (com uma capacidade para 1800 pessoas), estando especialmente vocacionado para receber conferências e espectáculos artísticos. O palco terá plataformas elevatórias e um fosso de orquestra, também em plataforma elevatória. Este espaço é divisivel, pelo que se pode constituir em 2 auditórios através de uma divisória vertical. Anexado ao auditório, haverá o Pavilhão Algarve, que pode acolher vários tipos de exposições, congressos, passagens de modelos e competições desportivas.

O projecto será complementado com um hotel de 7 andares com cerca de 200 camas e uma zona de lojas e escritórios virado para o futuro Hospital Central e para o Laboratório Regional de Saúde Pública.

Contudo, este projecto com um custo estimado em 20 milhões de euros que, até à data tem apenas garantido uma verba de 3 milhões de euros, provenientes das contrapartidas finançeiras de "Vilamoura XXI"(2,5 milhões de euros) e do III Quadro Comunitário de Apoio (500 mil euros), só poderá ser executado se existir interesse e investimento por parte de entidades privadas e de eventuais parcerias público-privadas.

A Comissão Política de Secção da JSD/Faro regozija-se com este projecto, que é sem dúvida uma mais valia para o concelho de Faro e mesmo para todo o Algarve. No entanto, não pode deixar passar em claro o facto deste projecto ser apresentado sem ter financiamento garantido, não esquecendo ao mesmo tempo que o sr. presidente da Câmara de Faro há poucas semanas, "lamentou-se" junto de alguns órgãos de comunicação social pelo facto da Câmara que gere estar numa situação financeira muito dificil tendo por isso dificuldades em honrar os compromissos assumidos com fornecedores, para além de não poder lançar nem executar novos projectos. Afinal de contas no que é que ficamos? Há dinheiro ou não há dinheiro? Se não há, então porque motivo se anunciou o Centro de Congressos, se não vai ser possível executá-lo?

1 comentário:

Anónimo disse...

"A Comissão Política de Secção da JSD/Faro regozija-se com este projecto, que é sem dúvida uma mais valia para o concelho de Faro e mesmo para todo o Algarve."

É pena é o projecto estar situado no concelho de Loulé!!

De qq forma excelente ponto!