sábado, março 31

AFINAL JÁ HÁ DINHEIRO EM FARO!

O presidente da Câmara Municipal de Faro, juntamente com o presidente do município de Loulé, apresentaram na passada semana o projecto do Centro de Congressos a ser construído no Parque das Cidades.

Este Centro de Congressos, terá o maior auditório do Algarve, (com uma capacidade para 1800 pessoas), estando especialmente vocacionado para receber conferências e espectáculos artísticos. O palco terá plataformas elevatórias e um fosso de orquestra, também em plataforma elevatória. Este espaço é divisivel, pelo que se pode constituir em 2 auditórios através de uma divisória vertical. Anexado ao auditório, haverá o Pavilhão Algarve, que pode acolher vários tipos de exposições, congressos, passagens de modelos e competições desportivas.

O projecto será complementado com um hotel de 7 andares com cerca de 200 camas e uma zona de lojas e escritórios virado para o futuro Hospital Central e para o Laboratório Regional de Saúde Pública.

Contudo, este projecto com um custo estimado em 20 milhões de euros que, até à data tem apenas garantido uma verba de 3 milhões de euros, provenientes das contrapartidas finançeiras de "Vilamoura XXI"(2,5 milhões de euros) e do III Quadro Comunitário de Apoio (500 mil euros), só poderá ser executado se existir interesse e investimento por parte de entidades privadas e de eventuais parcerias público-privadas.

A Comissão Política de Secção da JSD/Faro regozija-se com este projecto, que é sem dúvida uma mais valia para o concelho de Faro e mesmo para todo o Algarve. No entanto, não pode deixar passar em claro o facto deste projecto ser apresentado sem ter financiamento garantido, não esquecendo ao mesmo tempo que o sr. presidente da Câmara de Faro há poucas semanas, "lamentou-se" junto de alguns órgãos de comunicação social pelo facto da Câmara que gere estar numa situação financeira muito dificil tendo por isso dificuldades em honrar os compromissos assumidos com fornecedores, para além de não poder lançar nem executar novos projectos. Afinal de contas no que é que ficamos? Há dinheiro ou não há dinheiro? Se não há, então porque motivo se anunciou o Centro de Congressos, se não vai ser possível executá-lo?

domingo, março 25

JSD MANIFESTA-SE EM FARO POR CURSO DE MEDICINA

Após a petição "Curso de Medicina já!", entregue na Assembleia da República e que contou com mais de 9.500 assinaturas, a JSD promoveu este sábado (Dia do Estudante), no Mercado Municipal de Faro, uma manifestação para exigir a criação do Curso de Medicina na Universidade do Algarve.


Esta estrutura partidária, perante a passividade do Governo e dos deputados algarvios eleitos pelo partido socialista em torno desta matéria, vem mais uma vez para o terreno alertar para a necessidade da existência do curso de Medicina no Algarve, relembrando que o Algarve é a região da União Europeia com o menor número de médicos por cada 1000 habitantes.

O nosso país não é propriamente reconhecido pela qualidade dos serviços de saúde que presta. Temos listas de espera, estruturas hospitalares desorganizadas, mal apetrechadas e pouco funcionais, mas também um problema gravíssimo na distribuição geográfica do pessoal de saúde, em especial de médicos. Todos sabem que, o Algarve sempre foi um dos parentes pobres deste país. Ninguém desconhece também que, pela potencialidade turística internacional que alberga e que contribui em muito para a economia nacional, a região algarvia tem que forçosamente produzir serviços de qualidade, que materializem as expectativas da população e dos visitantes, sob pena de hipotecar o futuro.

É, ainda, indispensável relatar a assimetria numérica de médicos por mil habitantes entre as regiões centrais e periféricas. Sendo que, em Lisboa, por exemplo, por cada 1000 habitantes há 5 médicos, ao passo que, no Algarve, para a mesma proporção, não se atinge os 2 médicos por 1000 habitantes. Sublinhe-se esta invulgar discrepância: Portugal tem uma média de 3,1 médicos por 1000 habitantes, a União Europeia de 3,3 e o Algarve de 1,9.

Para combater este cenário nada animador, a JSD considera que é necessário intervir, criando o curso de Medicina na Universidade do Algarve de modo a formar mais profissionais para dar resposta às necessidades da região, constituindo de igual forma um forte impulso para que o Governo desbloqueie o processo referente ao Hospital Central do Algarve que, a par do curso de medicina, deve emergir como vértice da intervenção pública na reconfiguração da rede hospitalar e sustentáculo do acréscimo na prestação de cuidados de saúde aos cidadãos.

quinta-feira, março 22

MANIF EM FARO

Esperamos que o Algarve se junte a uma só voz em torno desta causa. Assim sendo, contamos com todos os Algarvios nesta luta e convida-los desde já, a juntarem-se a nós no próximo dia 24 de Março, dia do Estudante, no Mercado de Faro, pelas 10.30, para mais uma iniciativa, para chamar a atenção dos nossos governantes, e que não olhem para o Algarve, como uma “Colónia”, onde só pensam em levar de cá os nossos recursos, conseguidos com o esforço de todos nós, dia após dia.

Contamos com a tua presença!

segunda-feira, março 19

ESTADO FINANCEIRO DO MUNICIPIO DE FARO

De acordo com uma sondagem do Observatório do Algarve (junto dos seus leitores) Luís Coelho, autarca eleito pelo PS que perdeu as eleições para José Vitorino em 2001 e actual Presidente da Assembleia Municipal de Faro, é o principal responsável pelo difícil estado financeiro da autarquia farense.

À questão: “Quem deve assumir responsabilidades sobre estado financeiro da autarquia?”

52 % dos leitores respondeu que Luís Coelho, 36 % consideram que é José Vitorino o principal responsável pelo débil estado financeiro da autarquia.

Só 12 % acreditam que é o actual presidente, José Apolinário, quem deve responder pelo estado dos “cofres” da autarquia.

A JSD/Faro também concorda com a opinião da maioria dos leitores. Contudo, considera bastante grave que o actual presidente (Dr. José Apolinário), ao fim de um ano e meio de mandato venha mais uma vez a praça pública lamentar a grave situação financeira da Câmara e apresente este argumento como desculpa para não lançar novos projectos nem executar obra no municipio.

Para esta Comissão Política estas "lamentações" apenas servem para tentar justificar a inércia com que a autarquia tem gerido o municipio ao longo deste ano e meio tentando ao mesmo tempo disfarçar as evidentes dificuldades de gestão e de trabalho político deste executivo autárquico.

Convém não esqueçer que todos tinham conhecimento da situação financeira da Câmara antes das eleições, mas isso não coibiu o actual presidente de oferecer à população um rol de promessas eleitorais que depressa se veio a comprovar que tinham como único objectivo cativar o voto do eleitorado.

sábado, março 17

AO FINAL DE 17 SÉCULOS O ALGARVE MUDA DE NOME

De acordo com uma noticia avançada pela SIC, o Governo português vai investir, só este ano, 9 milhões de euros na promoção e realização de eventos no Algarve. E, para vender melhor a região, o Governo, através do seu ministro da Economia, aprova e paga uma mudança do nome de português para "um género" de inglês.

Acrescenta-se um L à palavra Algarve e passa-se a pronunciar All Garve.

De acordo com a mesma fonte, para os estrangeiros fica mais fácil pronunciar a palavra, principalmente para os nativos da língua inglesa. E, é a pensar nos turistas vindos de fora que o Governo, através do Turismo de Portugal, vai gastar 6 milhões de euros na promoção internacional do AllGarve.

Parte do dinheiro vai para a empresa que pensou na campanha promocional. Aos 6 milhões de euros juntam-se mais 3 milhões de euros que vão ser gastos em eventos durante este ano, como a Taça de Portugal de Vela, por exemplo.

Sol, mar e golfe são as ideias positivas pensadas para o AllGarve. Não é propriamente uma invenção até porque já existem, mas o Governo quer promovê-las melhor.

A JSD/Faro considera um escândalo que o Governo, para além de tratar o Algarve como uma mera colónia, (prejudicando gravemente esta região ao retirar-lhe por intermédio do novo QREN 500 mil euros por dia, durante os próximos 7 anos), ainda não satisfeito com este facto,venha agora descapitalizar as tradições, a história e a marca mais valiosa da nossa região, que é o seu nome.

Como é que é possivel, desfigurar um nome com séculos de existência, carregado de simbologia e história, pelo simples facto de um conjunto de potenciais turistas pronunciarem com mais facilidade a nova palavra?

A JSD/Faro apela ao bom senso do Sr. Ministro da Economia, no sentido de recuar com esta decisão, mantendo o nome Algarve nas campanhas promocionais da região mais Sudoeste de todo o continente Europeu.

sexta-feira, março 16

TARIFA DA ÁGUA SOBE 27% EM FARO

A Câmara de Faro vai aumentar as tarifas da água, saneamento básico e resíduos sólidos em cerca de 27%, já a partir deste mês, no seguimento de mais uma crise financeira, desta feita na empresa municipal Fagar.

Quando a Fagar foi constituída no anterior executivo, (líderado por José Vitorino), em parceria com um consórcio de 3 empresas privadas (que detém 49% do capital social da empresa), foi elaborado um “Caso Base” que veio a revelar-se impreciso e desajustado da realidade. Neste "Caso Base", não foi previsto que Faro possuía uma rede de recolhas de água de esgotos e pluviais unitária e não separativa o que faz aumentar em muito este caudal, aumentando consequentemente o encargo financeiro a pagar às Águas do Algarve.

Assim, para corrigir estes “erros técnicos e de gestão”, onde os sócios de direito privado independentemente da situação financeira da empresa, têm sempre garantido um "prémio" financeiro, a solução apresentada pela Administração da Fagar, consiste em aumentar de uma assentada as tarifas da água e resíduos sólidos em cerca de 27%.

A JSD/Faro lamenta que sejam os cidadãos mais uma vez a pagar por estes graves erros de gestão e por negócios que rapidamente se provam como sendo altamente nocivos para os interesses do município e dos farenses, ficando, infelizmente, bem patenteada uma forte incompetência técnica e política em torno desta questão.

quarta-feira, março 14

JSD/FARO NO PARLAMENTO EUROPEU

Uma delegação composta por três elementos da JSD/Faro esteve presente na visita ao Parlamento Europeu que foi organizada pelo PSD/Algarve.


Esta deslocação a Bruxelas realizou-se a convite do eurodeputado João de Deus Pinheiro, tendo contado com a presença de 35 políticos do PSD/Algarve, representando todas as secções concelhias do partido na região.

Esta visita pretendeu dar a conhecer o papel institucional do Parlamento Europeu na definição e na aprovação das políticas da União Europeia, durante um colóquio de formação, no qual estiveram presentes os eurodeputados João de Deus Pinheiro, Vasco Graça Moura, Carlos Coelho e Duarte Freitas.



segunda-feira, março 5

JSD/FARO LANÇA CONCURSO DE DJ´s

:: FARO DJ 2007 ::

A JSD/Faro lançou hoje a sua 1ª edição do Concurso de DJ´s, denominado :: FARO DJ 2007 ::

Poderão participar todos os DJ´s (a nível local, regional e nacional) sem qualquer contrato discográfico, não inibindo a participação a quem tenha edições de autor ou temas incluídos em compilações.

O prazo para a entrega dos trabalhos termina a 27 de Abril e poderás consultar o regulamento deste concurso aqui.

Em caso de qualquer dúvida, contacta a JSD/Faro para o e.mail: jsd.faro@gmail.com

Este concurso tem como objectivo divulgar, descobrir e desenvolver novos talentos no mundo da música electrónica, esperando que consiga estabelecer raízes no panorama musical farense.

Participa!!!

sexta-feira, março 2

"PENSAR FARO" COM 6000 VISITAS!

O blog "Pensar Faro", atingiu ontem as 6000 visitas!

É de realçar que este blog tem-se mantido, de acordo com o Blogómetro Nacional, entre os 500 blogs mais lidos em Portugal, continuando a ser o blog mais visitado de uma Juventude Partidária.

Para já, só nos resta agradecer a vossa visita, esperando que continuem a ser leitores assíduos e interessados do PENSAR FARO.

Muito obrigado!

quinta-feira, março 1

CARTÃO JOVEM MUNICIPAL

A JSD/Faro na Assembleia Municipal de ontem, interrogou o executivo socialista pelo facto de passados praticamente 8 meses após a assinatura do protocolo celebrado pela Câmara Municipal de Faro para a criação do Cartão Jovem Municipal, esta ainda não o ter disponibilizado (ao invés do sucedido na maioria dos restantes concelhos algarvios onde os seus municipes mais jovens já podem beneficiar deste).

Em resposta, foi adiantado que o Cartão está pronto, podendo começar a ser levantado dentro de pouco tempo, embora os beneficios concretos deste cartão no concelho (para além dos já existentes com o normal cartão jovem, sejam muito reduzidos) pelo que ainda estão a trabalhar no sentido de ser aumentado o número de protocolos que permitam a obtenção de mais beneficios.