terça-feira, maio 11

MUNICÍPIO DE FARO APOIA PROJECTOS DA ORGANIZAÇÃO JUVENIL YEU

O Município de Faro associa-se novamente à YEU - Youth for Exchange and Understanding, tornando-se parceiro de mais dois projectos desta organização juvenil: “YEU ACADEMY of/for democracy- youth participation for intercultural dialogue” e o projecto “EUROGAMES”.


A primeira iniciativa terá lugar em Faro nos próximos dias 10 e 11 de Junho e engloba cursos de formação acerca das ferramentas online que podem ser utilizadas no apelo à participação activa dos jovens. Pretende-se com este projecto incentivar os jovens a terem um papel mais activo na sociedade, associando-se a organizações juvenis, bem como promover o diálogo intercultural e a compreensão como base da democracia moderna entre os jovens na Europa.

A Academia “receberá” 16 jovens do Concelho de Faro, sendo as inscrições gratuitas e abertas a todos os interessados que tenham entre 18 e 26 anos. Esperam-se candidatos capazes de comunicar em Inglês, motivados para partilhar a experiência com outros jovens após o evento e dispostos a participar nas entrevistas que irão constar no documentário “Different youth realities in Europe”, que será filmado durante as visitas aos 5 países europeus onde irá decorrer o projecto “YEU ACADEMY” (Portugal- 10 e 11 Junho; Chipre- 14 e 15 Junho; Turquia- 18 e 19 Junho; Polónia- 23 e 24 Junho e Estónia- 28 e 29 Junho).

Destes 16 jovens seleccionados em Faro, 4 poderão ter oportunidade de realizar voluntariado em Itália, no próximo ano, no âmbito do Projecto “Eurogames”, desenvolvido em parceria com 9 ONG especializadas nas áreas da juventude internacional, deficiência e voluntariado, e 5 instituições públicas de seis países da União Europeia. Este projecto visa a promoção da inclusão social de pessoas com deficiência, incidindo na sensibilização para o voluntariado, o aumento de competências do voluntário e a sua participação activa na sociedade.

Recorde-se que a YEU é uma organização juvenil internacional não-governamental criada em 1986, membro do Fórum Europeu da Juventude em Bruxelas e com sede em Faro. Tem como principal finalidade promover a paz, a compreensão e a cooperação entre os jovens do Mundo, num espírito de respeito pelos direitos humanos.

Para mais informações sobre os projectos e inscrições, consulte:

http://yeuacademy.weebly.com/index.html

http://yeuacademy.weebly.com/apply.html

www.yeu-international.org

Uma óptima iniciativa a qual a CMFaro vem mais uma vez fazer parte, como já havíamos aqui divulgado numa outra actividade anterior deste executivo, que tem demonstrado bastante atenção no que diz respeito à Juventude. A Câmara Municipal de Faro tem apostado na dinâmica de trabalho em várias frentes diferentes mostrando que o dinheiro não é tudo e com muito esforço, dedicação e inteligência se podem levar avante iniciativas magníficas como esta, que poderão fazer toda a diferença na vida de um jovem, vindo desta forma promover o Associativismo, não obstante o diálogo intercultural e a compreensão como base da democracia moderna entre os jovens na Europa. São casos de sucesso como este exemplo e não só, que a JSD/Faro tem todo o prazer de divulgar.

Comentado por Pedro Abrantes

Imagem:

Fotografia de Jovens - http://danielmlehman.files.wordpress.com/2009/03/secret-life-of-the-american-teenager_cast.jpg

Logótipo da CMFaro - http://www.apatris21.com/imagens/index/cm_faro_logo.jpg

Sem comentários: