quinta-feira, julho 8

Macário Correia considera "injusta" exclusão do Algarve do programa de estágios

O presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, considerou "injusta" a exclusão do Algarve do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL) e apela ao Governo para que encontre soluções.

Segundo o também líder da Comunidade Inter-Municipal do Algarve, as regiões de Lisboa e do Algarve foram excluídas do programa por estarem em "phasing-out", ou seja, com um nível de vida acima da média da União Europeia.

"O Governo entendeu que Lisboa e o Algarve estão excluídos do programa o que é uma situação injusta pois os jovens não têm culpa do local onde nasceram", disse Macário Correia esta quinta feira em declarações à Lusa.

Segundo o autarca, apesar do programa de estágios ter sido anunciado a nível nacional, "com pompa e circunstância", os jovens que agora "baterem à porta" da Câmara de Faro vão ter que ouvir um "não".

"Apelo ao Governo para que encontre soluções de forma a não defraudar a expetativa dos jovens", declarou Macário Correia, considerando estar perante uma situação de "discriminação negativa".

O PEPAL visa possibilitar uma experiência profissional a 1.045 jovens, durante um ano, em câmaras municipais, juntas de freguesias e associações de municípios.

A 3ª edição do PEPAL, financiado por fundos comunitários, colocou 915 estagiários em câmaras municipais, 94 estagiários em juntas de freguesia e 36 em associações de municípios de todo o país.

Os estagiários licenciados vão receber uma bolsa correspondente a dois salários mínimos (actualmente o Salário Mínimo Nacional é de 450 euros) e os estagiários de formação técnico-profissional recebem uma bolsa correspondente a um salário mínimo e meio.

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=107161

Imagem:

http://cartoonices.files.wordpress.com/2007/02/desemprego.jpg

http://cmmatosinhos.wiremaze.com/files/50/multimedias/20080808121841812934.jpg


Comentado por Pedro Abrantes

O principal objectivo do PEPAL é “Contribuir para a inserção dos jovens na vida activa, complementando uma qualificação preexistente através de uma formação prática a decorrer no âmbito dos serviços públicos” (http://cdp.portodigital.pt/estagios/programa-de-estagios-nacionais/pepal), em que a formação prática e experiência no trabalho são cruciais e bastante valorizadas numa entrevista de emprego para que os jovens consigam um dos raros empregos que ainda existem. Com esta “machada” os jovens vêm mais uma vez fechada uma porta que nos viria a tirar do desemprego.

Trata-se de mais um rude golpe contra os jovens, que não apenas neste concelho mas por todo o Algarve, terminam os seus estudos superiores que requereram vários anos das suas vidas (mínimo 3 a 5 anos) e mais de uma dezena de milhar de euros (propinas, deslocação, alimentação e estadia) tempo durante o qual não estiveram a produzir, com o fado… D E S E M P R E G O.

Toda a gente sabe que os jovens são o Futuro! Se continuarmos a penalizá-los desta maneira, avizinha-se um futuro negro…

http://www.pepal.gov.pt/pepal/ - “The job cannot be found in Algarve”

Sem comentários: