sexta-feira, outubro 8

A importância do Xadrez nas Escolas Primárias

Aqui propõe-se a inclusão escolar do xadrez como ferramenta social positiva e no desenvolvimento de capacidades cognitiva e criativa, aptidões numéricas e verbais, assim como da memória, seja no âmbito da disciplina de matemática quer como unidade curricular ocupacional ou optativa.

Experiências realizadas em diversos países demonstram que o xadrez, quando utilizado como terapia ocupacional, contribui para a reinserção familiar e social de crianças e adolescentes. Como exemplo disso mesmo em Albufeira já me foi possível ensinar e ajudar a desenvolver as habilidades xadrezistas de crianças órfãs, jovens toxicodependentes ou imigrantes, com baixo rendimento escolar, outras invisuais, jovens que nem falam Português e frequentemente com excelentes resultados a nível de aumento da velocidade de aprendizagem, motivação, comportamento, autoconfiança e empenho em superar os desafios colocados, demonstrando uma grande vontade em aprender e evoluir na modalidade, que se pode reflectir na aprendizagem escolar.

Estas conclusões estão fundamentadas por investigação educacional. Estudos efectuados em várias localidades nos EUA e Canadá, demonstram que a implementação do xadrez no percurso escolar aumentou os resultados em testes standard para a leitura e matemática. Um estudo de um programa de xadrez em larga escala, na cidade de Nova Iorque e que envolveu mais de 100 escolas e 3000 alunos, revelou uma melhoria significativa nas notas obtidas a Matemática nos alunos envolvidos na aprendizagem do xadrez.

A implementação do Xadrez nas Escolas de 1º ciclo é possível e tem baixos custos financeiros, como explica o Manuel Pintor (2009) a seguir “…já há uma experiência de anos em várias partes do mundo e em diferentes estruturas sociais, com resultados sempre positivos. A melhor forma de a implementar… seria começar pela introdução de uma disciplina com o título Xadrez como ferramenta didáctica e pedagógica no 1º ciclo ou algo parecido nas Escolas Superiores de Educação, em todos os cursos para professores do 1º ciclo e do pré-escolar. Depois, em programas que poderiam ficar a cargo das autarquias, dotar as escolas do material necessário, o que é muitíssimo barato. Em paralelo e suportado na Inovação Pedagógica ou outra estrutura semelhante do Ministério da Educação, criar um suporte de incentivo e apoio aos professores na utilização dessa ferramenta. Em todo este processo, as estruturas do Xadrez Federado podem ser parceiras o que lhe traz um valor substancial acrescentado, pois são normalmente muito empenhadas quando se envolvem em projectos que promovam a sua modalidade desportiva de eleição.” Não queremos nós que os jovens tenham melhores notas a Matemática, Português e a outras disciplinas?


Pedro Abrantes (Árbitro Nacional, Monitor, Capitão de Equipa e responsável pela Secção de Xadrez do Clube Desportivo das Areias de São João em Albufeira o qual é membro fundador daquela secção)


Como complemento consultar:

http://www.novoportugal.eu/proposta.php?tema=Educacao&action=ver&id=92

Imagem: http://www.chessadventures.com/web_images/kid_chess_3.jpg

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