quinta-feira, junho 29

Infelizmente é o (DES)GOVERNO

Pois é companheiro Nuno Rio, deviamos exigir isso e muito mais.
Para que é que me interessa um TGV?
Para que é que interessa um novo aeroporto?
Para quê?
Para fingirmos que somos um país moderno?
Há poucos anos, o governo gastou milhões de euros para melhorar as linhas férreas para termos um alfa pendular. E agora? Vamos esquecer o Alfa Pendular e deitar milhões de euros para o lixo para construirmos um TGV?
É esta a justiça social que o Eng. José Sócrates deseja para o país?
Construir um novo aeroporto, um novo TGV, enquanto há grávidas que têm de andar em alguns pontos do nosso país mais de 50 quilometros para terem os seus rebentos, enquanto há utentes que esperam mais de 4 horas nas urgências dos hospitais, enquanto há centros de saúde que encerram para poupar recursos, enquanto há pessoas internadas pelos corredores das urgências como acontece no nosso Hospital Distrital. Mas em vez de tentar criar soluções para a área da saúde, em vez de apostarem no Hospital Central para o Algarve que há muito que é reclamado pelos algarvios, apostam no choque tecnológico. Não digo que não o façam mas se quer um país moderno, aposte nas áreas que realmente são importantes, como a saúde, a educação, essa mesma que muitas reformas tem sofrido, mas que não impedem que o nosso país esteja no ranking dos piores na União Europeia em relação ao abandono escolar.
É inaceitável em pleno século 21, que haja escolas que não têm aquecimento, que chova dentro das salas de aulas.
É inaceitável em pleno século 21, que Portugal seja o país com maior taxa de mães adolescentes e que não se aposte em medidas, como a educação sexual, por exemplo, para uma melhor prevenção.
É lamentável que em pleno século 21 existam pessoas a viverem na miséria, que existam pessoas que passem fome, que vivam nas ruas, que existam casas em meios rurais e não só que não tenham electricidade nem saneamento básico.
É lamentável ver o meus país a cair numa crise que nem tão cedo se prevê a retoma.
Todas estas politicas do Sr. Eng. são lamentáveis mas infelizmente é o (des)governo do nosso país.

Eduardo Almeida

Vice Presidente da CPS-JSD/Faro

2 comentários:

Nuno Rio disse...

Assinado!!!

Anónimo disse...

Primeiro de tudo, não quero aqui demonstrar qualquer afinidade com qualquer partido, independetemente de possuir uma costela virada para a esquerda. Contudo não olho para partidos politicos como o supra sumo da verdade.
O que me parece mais importante para o país, é apostar sobretudo na educação e saude. São dois dos parametros mais importatentes de desenvolvimento social e cultural de uma sociedade.
Primeiro de tudo, sou totalmente contra esta idiotice, chamada TGV( excluindo Lisboa Madrid). O que me parece importante, visto quererem reduzir a emissão de gases, é redotar o pais de linhas ferreas com qualidade, acessiveis à maioria da população. Desta forma conseguiria-mos por um lado atingir metas de desenvolvimento ao nivel do ambiente e da população. Ao mesmo tempo que os tão afamados lobis das construtoras civis, veriam os seus interesses satisfeitos.
Não suporto mais este governo, principalmente o ministro mario lino. Este sr, francamente é um desastre, tanto nos estudos que apresentou em relação ao tgv(12milhoes de passageiros, só na linha porto lisboa). Como congela a expansão do metro do porto, por este já ter o dobro da distancia do de lisboa. Meus amigos, o metro do porto( 75km, custou 400milhoes de contos, enquanto que os 37km de lisboa 1500milhoes de contos, sendo esta a empresa com maior passivo em portugal) além disso os preçios praticados no porto são mais do dobro do de lisboa. E escusado será dizer que no porto este é muito mais vagaroso.
Agora, e porque me enjoa este volte face em que a politica portuguesa mergulha. Falo obviamente da posição do vosso partido, que antes era a fabor do tgv( 4linhas) e agora visto que a opinião publica não está muito em acordo com esta ideia aberrante, troca as suas posições. Tendo o vosso lider Marques Mendes encabeçado criticas ao governo( correctas em minha opinião), mas que há tempos atrás nao o eram.
Em relação ao nosso presidente, laranja como se sabe. Veio agora realizar uma viagem Lisboa Algarve, em que defendia os caminhos de ferro. Quando este foi o responsavel pelo fecho de varios troços de caminhos de ferro. E é impulsionador da politica de betão em Portugal, da qual resultou um ainda maior incentivo ao uso do transporte particular, em detrimento da ferrovia.
Não gosto do sr Cavaco, como não gostava do sr Sampaio. E isto porque tanto um como o outro, limitam-se a concordar com todos, defender todas as coisas. Porquê? Também queria saber. E desta forma, nao tenho duvidas de que a popularidade politica será extraordinária.
Não sou contra o P.N.Rodoviário, apenas me não compreendo por exemlo, o litoral sul abaixo do Porto, com o IC2( a25), A1 e agora a A32. Paralelas entre si, distando uns dez km de um extremo ao outro. Há partes destas que se encontram a uns escasso 200metros(Estarreja). Acho sinceramente um absurdo.
Desculpem-me as criticas, mas tive que falar.
Daniel Costa, Oliveira de Azemeis