sexta-feira, dezembro 29

MORANGOS COM AÇUCAR - GRANDE FENÓMENO TELEVISIVO EM PORTUGAL

Morangos com Açúcar é uma telenovela juvenil portuguesa da autoria da Casa da Criação e em exibição na TVI. É transmitida actualmente em Portugal e na Roménia. Também passou numa televisão Brasileira, mas ao final de pouco mais de 3 meses saiu do ar porque não teve grande sucesso. Em Portugal já está no ar a Série IV e, ao todo, as 4 séries já contam com mais de 1100 episódios, desde a estreia em 30 de Agosto de 2003.

As histórias das personagens principais são estabelecidas durante o ano lectivo e resolvidas nas Férias de Verão. A cada ano lectivo, o elenco da série é renovado. Algumas personagens antigas saem e entram outras personagens novas num sistema rotativo para manter o interesse do público, ficando apenas personagens que não excedem os 2 anos de existência. Neste momento, a personagem com mais longevidade na série é Manuel Gouveia (Tiago Felizardo).

Até agora, as personagens com mais longevidade na série e as únicas excepções a esta regra foram Marta Navarro (Ana Guiomar) e Rodas (Tiago Aldeia). Em séries anteriores, as personagens secundárias mais proeminentes foram o Professor Sapinho (Guilherme Filipe), a Professora Constança (Rita Salema), o Professor Durval (Luís Gaspar), Rafa (Rodrigo Saraiva), Tojó (Diogo Valsassina) e Crómio (Tiago Castro).

Pipo (João Catarré) e Joana (Benedita Pereira), o casal protagonista da 1ª Série, foi o único casal protagonista que continuou a aparecer como personagens secundários durante a 2ª Série, visto que as suas personagens não seguiram para a Universidade.

As personagens de Afonso (Francisco Côrte-Real) e Tomé (Fernando Fernandes) reapareceram por breves instantes numa história da 4ª Série em que a sua mãe e tia Maria José (Ana Zanatti) foi atropelada.

Desde a segunda temporada (2004) que a série é líder de audiências no seu horário, com especial destaque para a captação de mais de 60% de share no público jovem dos 4 aos 24 anos. A terceira temporada é a de maior sucesso até ao momento. A série I contou com uma audiência média de 11% e 30,8% de Share, subindo na série Férias de Verão (11,9% de audiência média e 32,5% de share).

A Série II em termos de audiência média teve uma ligeira quebra (10,4%), mas alcançou 31,7% de Share. Mais uma vez, a série das Férias de Verão teve um aumento em termos de audiência média (11%) e share (42,1%). Por fim, a Série mais vista, a Série III, contou com 13.1% de audiência média e 38.9% de share, verificando-se uma quebra na sua Série de Verão, que alcançou 10.4% de audiência média e 33.0% de share.

Morangos com Açúcar é uma série que dá imensa importância à música, por conseguinte, a série tem funcionado como rampa de lançamento para alguns dos vários actores que integram a história. Patrícia Candoso (Sara) e a boy band D'ZRT (David, Zé Milho, Topê e Ruca) são exemplos de actores que seguiram a carreira musical depois de terem entrado na série. Apesar da mistura entre realidade e ficção, as carreiras de ambos foram lançadas na série e bem recebidas pelo público. Na Série III, o actor e cantor Fernando Fernandes ou FF, encarnou a personagem Tomé e já lançou o seu primeiro álbum de originais. Também os quatro jovens músicos Francisco Jorge, Nelson Patrão, David Gama e Luke D'Eça (Jota, Link, Sérgio e Ed, respectivamente) formaram depois de algumas peripécias a banda pop rock 4Taste.

Fonte: Wikipédia

1 comentário:

Anónimo disse...

Para mim a Série I e a Série II - Férias de Verão foram as melhores.

As piores... está a ser a presente série e a Série I - Férias de Verão.