sábado, dezembro 30

SADDAM HUSSEIN EXECUTADO!

Apesar dos apelos internacionais (onde a União Europeia estava inserida), contra a pena capital, mas com a complacência dos EUA, Saddam Hussein, ex-ditador iraquiano, foi enforcado hoje, às 3h00 da manhã (6h00 da manhã, no Iraque), tendo sido adiada a execução dos outros 2 dirigentes iraquianos, o meio irmão de Saddam, Barzan al-Tikriti e o antigo juiz Awad Hamed al-Bandar.

Saddam Hussein e os outros 2 dirigentes, foram condenados à pena de morte no passado dia 5 de Novembro, num julgamento que gerou muita polémica a nível internacional, tendo sido considerados culpados pela morte de 148 chiitas em Doujaïl.

A morte de Saddam teve lugar num dos dias mais sagrados do calendário muçulmano, celebrando-se hoje a Eid-al-Adha, ou a festa do sacrifício. Representa o sacrifício que Abraão estava disposto a fazer para mostrar o seu amor por Deus ao matar o próprio filho. É no âmbito destas celebrações que os mulçumanos se deslocam até Meca para cumprir uma das "obrigações" da religião.

Esta tomada de decisão é de facto altamente reprovável, pois para além da pena de morte ser um acto “tribal” vai frontalmente contra a dignidade humana e os seus direitos. Acresce ainda que, como é do conhecimento geral, Saddam foi o responsável directo pela morte de milhares de pessoas, tendo no entanto sido condenado “somente” pela morte de 148 pessoas. Então e os outros crimes, porque motivo não foram julgados? Não são condenáveis? Ou não foram provados?

Por outro lado, escolher uma data para a execução que é das mais sagradas na religião muçulmana, após uma guerra do “Ocidente” contra um país islâmico só transformará Saddam Hussein num mártir e pode ser interpretada como uma clara afronta para com este povo, que deveria ter sido evitado e acautelado. Mas não acredito que os “profissionais” da diplomacia e da política internacional dos EUA não tenham reparado neste pequeno (grande) pormenor…Neste sentido, será caso para questionar, o que andará por detrás de tal decisão?

Saddam era presidente do Iraque desde 1979, tendo promovido a guerra com o Irão (anos 80) e bombardeou o povo curdo com gás venenoso.

Em 1990 invadiu o Kuwait, no sentido de controlar o Golfo Pérsico e deu origem à “Tempestade do Deserto” , com uma coligação internacional liderada pelos EUA. Hussein utilizou artifícios de cartão para enganar os aviões das forças aliadas, mandou lançar mísseis contra Israel e escapou a sucessivos ataques aéreos que visavam eliminá-lo. 40 dias depois do inicio da «Tempestade do Deserto» anunciou a retirada do Koweit e manteve-se na liderança do Iraque. A guerra causou a morte entre 150 a 200 mil iraquianos.

Em Março de 2003, as forças militares dos EUA apoiadas pela Inglaterra atacam o Iraque sob o motivo, nunca confirmado, que o regime iraquiano estava a produzir armas de destruição massiva.

sexta-feira, dezembro 29

MORANGOS COM AÇUCAR - GRANDE FENÓMENO TELEVISIVO EM PORTUGAL

Morangos com Açúcar é uma telenovela juvenil portuguesa da autoria da Casa da Criação e em exibição na TVI. É transmitida actualmente em Portugal e na Roménia. Também passou numa televisão Brasileira, mas ao final de pouco mais de 3 meses saiu do ar porque não teve grande sucesso. Em Portugal já está no ar a Série IV e, ao todo, as 4 séries já contam com mais de 1100 episódios, desde a estreia em 30 de Agosto de 2003.

As histórias das personagens principais são estabelecidas durante o ano lectivo e resolvidas nas Férias de Verão. A cada ano lectivo, o elenco da série é renovado. Algumas personagens antigas saem e entram outras personagens novas num sistema rotativo para manter o interesse do público, ficando apenas personagens que não excedem os 2 anos de existência. Neste momento, a personagem com mais longevidade na série é Manuel Gouveia (Tiago Felizardo).

Até agora, as personagens com mais longevidade na série e as únicas excepções a esta regra foram Marta Navarro (Ana Guiomar) e Rodas (Tiago Aldeia). Em séries anteriores, as personagens secundárias mais proeminentes foram o Professor Sapinho (Guilherme Filipe), a Professora Constança (Rita Salema), o Professor Durval (Luís Gaspar), Rafa (Rodrigo Saraiva), Tojó (Diogo Valsassina) e Crómio (Tiago Castro).

Pipo (João Catarré) e Joana (Benedita Pereira), o casal protagonista da 1ª Série, foi o único casal protagonista que continuou a aparecer como personagens secundários durante a 2ª Série, visto que as suas personagens não seguiram para a Universidade.

As personagens de Afonso (Francisco Côrte-Real) e Tomé (Fernando Fernandes) reapareceram por breves instantes numa história da 4ª Série em que a sua mãe e tia Maria José (Ana Zanatti) foi atropelada.

Desde a segunda temporada (2004) que a série é líder de audiências no seu horário, com especial destaque para a captação de mais de 60% de share no público jovem dos 4 aos 24 anos. A terceira temporada é a de maior sucesso até ao momento. A série I contou com uma audiência média de 11% e 30,8% de Share, subindo na série Férias de Verão (11,9% de audiência média e 32,5% de share).

A Série II em termos de audiência média teve uma ligeira quebra (10,4%), mas alcançou 31,7% de Share. Mais uma vez, a série das Férias de Verão teve um aumento em termos de audiência média (11%) e share (42,1%). Por fim, a Série mais vista, a Série III, contou com 13.1% de audiência média e 38.9% de share, verificando-se uma quebra na sua Série de Verão, que alcançou 10.4% de audiência média e 33.0% de share.

Morangos com Açúcar é uma série que dá imensa importância à música, por conseguinte, a série tem funcionado como rampa de lançamento para alguns dos vários actores que integram a história. Patrícia Candoso (Sara) e a boy band D'ZRT (David, Zé Milho, Topê e Ruca) são exemplos de actores que seguiram a carreira musical depois de terem entrado na série. Apesar da mistura entre realidade e ficção, as carreiras de ambos foram lançadas na série e bem recebidas pelo público. Na Série III, o actor e cantor Fernando Fernandes ou FF, encarnou a personagem Tomé e já lançou o seu primeiro álbum de originais. Também os quatro jovens músicos Francisco Jorge, Nelson Patrão, David Gama e Luke D'Eça (Jota, Link, Sérgio e Ed, respectivamente) formaram depois de algumas peripécias a banda pop rock 4Taste.

Fonte: Wikipédia

terça-feira, dezembro 26

JSD/FARO SOLIDÁRIA COM EXECUTIVO AUTÁRQUICO

Foi com grande satisfação que a JSD/Faro leu o conteúdo do último comunicado da Câmara Municipal de Faro, onde o actual executivo liderado por José Apolinário apresentou uma proposta para o Plano Estratégico para a Ria Formosa.

Nesse documento, José Apolinário, chama a atenção para a necessidade de garantir a concretização de um conjunto de acções, algumas das quais previsivelmente comprometidas em face da sobreposição dos vários instrumentos de gestão territorial, nomeadamente o Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC), o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa (POPNRF) e o Plano Regional de Ordenamento do Território (PROT).

De entre o conjunto de acções que o executivo pretende avançar com a sua concretização, destaca-se a Implementação de um Parque de Campismo no Pontal, o Passeio Ribeirinho, a Reconversão da Área Industrial do Bom João, a criação de um amplo Porto de Recreio de Faro na baia natural existente entre o Porto Comercial e a Zona Industrial do Bom João (no nosso entender sem dúvida o melhor local), a Requalificação da Praia de Faro, a Reconversão Urbana do Núcleo edificado do Farol e do Núcleo Piscatório dos Hangares e da Culatra, e o Desenvolvimento de um Parque Ambiental no Pontal, compatível, contudo, com um Núcleo de Desenvolvimento Turístico.

A JSD/Faro considera que estas acções para além de correctas, são prioritárias para o concelho de Faro, esperando, no entanto, que este anúncio de acções não sejam uma segunda vaga de promessas eleitorais não cumpridas e que estas mesmas acções não sejam apenas um conjunto de bonitas intenções que vão ficar esquecidas no papel.

Quanto ao Parque Ambiental, a JSD/Faro espera que o Executivo Camarário opte pela proposta da JSD/Faro, que consiste em transformar os cerca de 350 hectares compreendidos entre o Campus de Gambelas e o Aeroporto de Faro no referido Parque, onde seja possível instalar alguns equipamentos de recreio e lazer para usufruto da população farense e comunidade académica, e coloque o Núcleo de Desenvolvimento Turistico noutro local de menor impacte ambiental e social, uma vez que Faro tem uma grave carência de espaços verdes e de áreas de recreio e lazer.

Esta Comissão Política faz assim votos para que estes projectos de requalificação da frente ribeirinha do concelho sejam bem aceites junto do Parque Natural da Ria Formosa e restantes Organismos competentes, possibilitando que a curto prazo, a modernização da capital algarvia aliada ao aumento da qualidade de vida do cidadão com o evidente respeito pelo património ambiental sejam efectivamente uma realidade.

sábado, dezembro 23

FELIZ NATAL


A Comissão Política de Secção da JSD/Faro deseja a todos os seus militantes e amigos um FELIZ E SANTO NATAL.

segunda-feira, dezembro 18

ILUMINAÇÃO DE NATAL EM FARO

Apesar das dificuldades orçamentais da Câmara Municipal fica aqui um retrato da iluminação da cidade:
















É de lamentar que tenha custado aproximadamente 150.000€...

domingo, dezembro 17

OBRAS DO PORTO DE ABRIGO DA CULATRA JÁ PODEM ARRANCAR

De acordo com notícia avançada no Diário Digital, a construção do Porto de Abrigo da Culatra já tem condições para avançar depois da Comissão de Avaliação ter aprovado o Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução (RECAPE).


Depois do Relatório ter sido chumbado em Outubro pelo facto da estrutura ocupar parcialmente uma área classificada como espaço lagunar de uso restrito, o Instituto do Ambiente (IA) decidiu dar luz verde ao projecto, entretanto reformulado pela autarquia local.

«A decisão permite do ponto de vista ambiental o avanço daquela infra-estrutura», refere a Câmara em comunicado, precisando que manteve o mesmo projecto e que apenas deslocou alguns equipamentos.

Desta forma, o Porto de Abrigo para a pesca da Ilha da Culatra, uma infra-estrutura indispensável para a comunidade piscatória aqui residente, passa a ser compatível com o Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC).


Agora, espera-se que as obras desta infra-estrutura náutica sejam céleres.

quinta-feira, dezembro 14

MERCADO MUNICIPAL NÃO ABRE EM DEZEMBRO!!!

Afinal, ao contrário do que tinha sido mais uma vez prometido, o Mercado Municipal não vai abrir dia 18.

Do dia 18 ao dia 24 de Dezembro, o Mercado Municipal terá as portas abertas para que a população possa visitar aquele espaço, encerrando-se após esta data para mais um período incerto de obras...

Se alguma dúvida existisse, agora ficou provado... Isto é uma GOZAÇÃO, para com a população farense!!!

Então o Mercado Municipal é algum museu para abrir as portas para visitas? Então o Dr. Apolinário, não tinha prometido que caso fosse eleito (e foi) que resolveria a questão do Mercado imediatamente e que este iria abrir as portas em Dezembro de 2005? Depois prometeu Junho, depois Setembro, depois o famoso 18 de Dezembro de 2006....e agora será para quando?

Afinal de contas nem para anunciar uma simples data de inauguração servem? Isto é uma vergonha!!!

quarta-feira, dezembro 13

ZONA INDUSTRIAL DO BOM JOÃO

A Câmara Municipal de Faro anunciou hoje que pretende avançar com um Plano de Pormenor para a Zona Industrial do Bom João, mas apenas, se a Galp concordar em retirar para outro local os 12 depósitos de combustíveis instalados nestes terrenos.


A JSD/Faro considera que esta zona ribeirinha tem um potencial turístico enorme, permitindo que a cidade de Faro tenha uma forte interacção com a Ria Formosa, que até hoje não soube ou não quis aproveitar.


Como as imagens seguintes demonstram, esta área, que se encontra junto à Ria Formosa encontra-se num visível estado de abandono e de degradação necessitando urgentemente de uma requalificação ambiental e urbana de fundo, apostando em equipamentos e estruturas ligadas ao desporto náutico, a restaurantes, a bares e esplanadas e a algum comércio, sendo um óptimo local para avançar com um empreendimento de moradias de luxo, como por exemplo aquelas que estavam (e ainda estão) previstas para o Pontal


Por outro lado, esta Comissão Política não compreende como é possível que a escassos metros de um dos maiores focos habitacionais da cidade farense (Bairro do Bom João) ainda seja permitida a permanência destes depósitos de combustíveis (Galp e BP) que em caso de acidente (fuga ou explosão) pode causar milhares de vítimas e incomportáveis danos materiais a uma parte bastante significativa da cidade.


Neste sentido, a JSD/Faro pretende que estes depósitos saíam o mais rapidamente possível deste local, e tudo fará para que este anúncio de Plano de Pormenor não se fique por um conjunto de boas intenções esquecidas num dossier, e que efectivamente se execute uma real requalificação urbana, equipando esta zona da cidade com um conjunto de infra-estruturas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida do cidadão farense, (como as que já foram sugeridas neste post), permitindo ao mesmo tempo que Faro reforce o seu estatuto de cidade litoral.






sábado, dezembro 9

JANTAR COMEMORATIVO DO 31º ANIVERSÁRIO DA JSD/FARO

Decorreu na última 6ª feira (dia 8 de Dezembro), no restaurante "O Caldeirão", em Faro, o jantar comemorativo do 31º Aniversário da JSD/Faro, que contou com a presença de vários militantes e simpatizantes de todo o algarve.

Após o presidente da Concelhia farense da JSD ter agradecido a presença de todos neste jantar festivo e de ter feito uma retrospectiva da actividade da JSD/Faro nestes 31 anos de existência, referiu-se ao trabalho político que esta estrutura tem desenvolvido nos ultimos meses, com especial destaque para as faixas alusivas ao 1º ano de mandato do executivo socialista à frente dos destinos da autarquia farense e da recente petição para a criação do Parque Ambiental do Pontal, que conta neste momento com mais de 1500 assinaturas, recolhidas por todo o concelho de Faro.


Seguidamente, usou da palavra Cristóvão Norte, que fez o seu último discurso enquanto presidente da distrital da JSD, em virtude das novas eleições que irão decorrer no próximo dia 15 de Dezembro.

Cristóvão Norte, fez alusão à actividade da JSD nos últimos anos, fazendo de igual modo um balanço do seu mandato, que para além dos diversos colóquios/debates organizados, teve como ponto alto, a entrega na Assembleia da República, junto do Dr. Jaime Gama (Presidente da Assembleia) de 10.000 assinaturas, onde era pedido a criação de um Curso de Medicina no Algarve.





quarta-feira, dezembro 6

PARQUE AMBIENTAL DO PONTAL, AFINAL JÁ NÃO É "FUNDAMENTALISTA"!

Foi com alguma surpresa que a JSD/Faro teve conhecimento que a autarquia de Faro aprovou na última reunião de Câmara incluir a proposta de criação de um Parque Natural/Ambiental no Pontal, na apreciação que fez do Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve (Protal).

De acordo com o Jornal Barlavento, a ideia foi proposta pelos autarcas pertencentes ao movimento «Com Faro no Coração», através do vereador da oposição José Vitorino.

Apesar da JSD/Faro se congratular pela tomada de posição dos autarcas farenses perante esta matéria, que, até há poucas semanas era apelidada de “fundamentalista” (ver posts anteriores sobre o Pontal), esta estrutura política, não deixa de considerar curiosa a mudança de opinião, bem como o súbito interesse quanto à criação do Parque Ambiental no Pontal.

Por outro lado, a JSD/Faro lamenta a tentativa de aproveitamento político sobre este tema e lamenta de igual modo, a imprecisão e a falta de fundamentação técnica com que esta proposta foi aprovada em reunião camarária. Como é que um órgão com a responsabilidade que deve ter, pode aprovar um Parque Natural/Ambiental? Então considera-se um Parque Natural igual a um Parque Ambiental? É o mesmo que considerar um jogo de petanca igual a um jogo de futebol apenas porque ambos são considerados desporto.

Outra das imprecisões é considerar o Parque com uma área de 150 ou 200 hectares. Negligencia-se assim 25% do terreno em causa, isto é, 50 hectares? Não se está a falar de 2,5% nem de 5%, está-se a falar de 25%!!!

Por fim, não deixa de ser caricato, apresentar esta proposta à CCDR-Algarve, para a incluir no futuro PROTAL, quando o prazo de entrega de propostas terminou o passado dia 30 de Novembro.

A JSD/Faro informa que vai continuar o processo de recolha de assinaturas para a sua petição sobre a criação de um Parque Ambiental no Pontal, que para além de precisa, está bem fundamentada tecnicamente, e que antes do dia 30 de Novembro teve a oportunidade de enviar para a CCDR-Algarve uma proposta para que nos terrenos do Pontal estivesse contemplado um Parque Ambiental.

segunda-feira, dezembro 4

26 ANOS!

Faz hoje 26 anos que ocorreu o atentado de Camarate que vitimou o primeiro-ministro, Sá Carneiro e o Ministro da Defesa, Adelino Amaro da Costa.

Ao final deste tempo, a verdade continua por descobrir...e o processo prescreveu em Setembro!

sábado, dezembro 2

Mais um escândalo em Faro

Se existe coisas que ninguem entende, aqui vou expor mais uma: Câmara de Faro dá 14% do orçamento à Cultura. Ora quando se atribui um incentivo ou um subsidio, tem de existir um estudo de sustentabilidade economica. Isto por muidos quer dizer que só se dá dinheiro quando a ideia é rentavel. Todos nós sabemos que o caso do Teatro Municipal é um serviço publico e não tem obrigatoriamente que dar lucro. Mas tambem não tem que dar prejuizo. Todas as actividades e espetaculos que lá se realizem tem de sustentar o próprio.

Se não é sustentavel quem irá pagar a factura de má gestão é o cidadão como já é de costume. Num concelho com tantas carências sociais e estruturais, dá se dinheiro para a cultura. A cultura é essencial tambem para o desenvolvimento mas há que haver prioridades. À que referir que Faro já não tem um Teatro Municipal, agora o que existe é um Teatro das Figuras. Não se entende o porquê desta mudança. O Actual executivo camarário alega que não existe orçamento para fazer rigorosamente nada, isto quer dizer que a Camara está tecnicamente falida. Antes de mais nada ainda não foi descriminado onde este dinheiro vai ser investido. Estamos a falar de valores de 3,3 milhões de Euros. Para a conclusão do enorme buraco financeiro chamado Mercado Municipal foi necessário pedir mais um emprestimo no valor de 1 milhão de Euros.

Ficam já a saber que o orçamento deste corresponde a 65% do Parque das cidades. Existe aqui qualquer coisa que está errada. Mas o actual executivo mais uma vez quer tratar areia para os olhos. Ainda aceitando a falência tecnica, há coisas que se pode reformar. Faro é um dos concelhos do Algarve que não investe na sua modernização. Todas as politicas tomadas até hoje foram erradas e continua-se a não abrir os olhos. Basta olhar para concelhos vizinhos e comparar. Com estas politicas não vamos a lado nenhum.

Fonte: Jornal Do Algarve

sexta-feira, dezembro 1

JSD/FARO APOIA RECANDIDATURA DE MENDES BOTA

A JSD/Faro após uma análise ao trabalho do Dr. Mendes Bota como líder do PSD/Algarve, concluiu que o mandato desta estrutura política regional fica marcado de forma muito positiva, tendo inclusive sido a única força política que marcou vincadamente e de forma persistente e batalhadora a agenda política do Algarve.

Por outro lado, o PSD/Algarve executou diversas iniciativas, como o relançamento da Festa do Pontal, a realização de Acções de Formação, a organização de diversas Conferências e Sessões de Esclarecimento sobre temas de grande interesse para a região, que, para a JSD/Faro é de fundamental importância para uma correcta informação e formação dos militantes algarvios social-democratas.

Acresce o facto também importante de o Dr. Mendes Bota ter sempre mostrado grande interesse pelas iniciativas da Juventude Social Democrata tendo quase sempre colaborado de forma entusiástica nas iniciativas desenvolvidas pela JSD.

Neste sentido, foi com naturalidade que a JSD/Faro deliberou apoiar a recandidatura do Dr. Mendes Bota à liderança do PSD/Algarve, esperando que o novo mandato tenha a mesma qualidade, o mesmo empenho e o mesmo dinamismo que o cessante.

És bom(a) observador(a)...???

Conseguirás encontrar o homem no café, em três segundos? De acordo com especialistas: Se conseguires encontrar o homem em três segundos, o lado direito do teu cérebro é mais desenvolvido do que o normal. Se for em 1 minuto, o teu cérebro é normalmente desenvolvido. Se conseguires em 1 a 3 minutos, o teu cérebro reage lentamente e deverias ingerir mais proteínas. Se conseguires achar o homem depois de 3 minutos, o teu cérebro é extremamente lento. Sugestão: precisas treinar e desenvolver mais o teu cérebro.

O homem está realmente na foto....!!!!