sábado, março 17

AO FINAL DE 17 SÉCULOS O ALGARVE MUDA DE NOME

De acordo com uma noticia avançada pela SIC, o Governo português vai investir, só este ano, 9 milhões de euros na promoção e realização de eventos no Algarve. E, para vender melhor a região, o Governo, através do seu ministro da Economia, aprova e paga uma mudança do nome de português para "um género" de inglês.

Acrescenta-se um L à palavra Algarve e passa-se a pronunciar All Garve.

De acordo com a mesma fonte, para os estrangeiros fica mais fácil pronunciar a palavra, principalmente para os nativos da língua inglesa. E, é a pensar nos turistas vindos de fora que o Governo, através do Turismo de Portugal, vai gastar 6 milhões de euros na promoção internacional do AllGarve.

Parte do dinheiro vai para a empresa que pensou na campanha promocional. Aos 6 milhões de euros juntam-se mais 3 milhões de euros que vão ser gastos em eventos durante este ano, como a Taça de Portugal de Vela, por exemplo.

Sol, mar e golfe são as ideias positivas pensadas para o AllGarve. Não é propriamente uma invenção até porque já existem, mas o Governo quer promovê-las melhor.

A JSD/Faro considera um escândalo que o Governo, para além de tratar o Algarve como uma mera colónia, (prejudicando gravemente esta região ao retirar-lhe por intermédio do novo QREN 500 mil euros por dia, durante os próximos 7 anos), ainda não satisfeito com este facto,venha agora descapitalizar as tradições, a história e a marca mais valiosa da nossa região, que é o seu nome.

Como é que é possivel, desfigurar um nome com séculos de existência, carregado de simbologia e história, pelo simples facto de um conjunto de potenciais turistas pronunciarem com mais facilidade a nova palavra?

A JSD/Faro apela ao bom senso do Sr. Ministro da Economia, no sentido de recuar com esta decisão, mantendo o nome Algarve nas campanhas promocionais da região mais Sudoeste de todo o continente Europeu.

16 comentários:

Anónimo disse...

Ola.
Caros companheiros gostaria de dar a minha opinião sobre um assunto que tanto abalou o algarve. Sou uma JSD Mas queria dizer que o Sr. Ministro deu o titulo correcto ao Algarve. Concordo com ele porque sempre que vou ao Algarve tenho dificuldade em encontrar um empregado que fale PORTUGUÊS, em segundo lugar porque o PORTUGUÊS não é bem recebido no Algarve. E quando queremos ser demasiadamente estrangeiros são-nos aplicadas alcunhas estrangeiras. Recebam bem os Portugueses.
Cumprimentos de uma JSD do Norte

Anónimo disse...

Mas em qual Algarve é que andas? Pois eu vivo aqui todo o ano e nunca nenhum empregado se dirigiu a mim em inglês e nunca fui mal atendido por ser algarvio.

Desculpa lá que te diga, mas isso é a ideia que gostam de dar do Algarve, mas está longe de ser a realidade, tanto mais que, são os portugueses a maior franja do nosso turismo.

Anónimo disse...

Até de dá a ideia que a nossa companheira do Norte está a culpar a JSD Algarve pelo facto de os portugueses nao serem bem recebidos na região algarvia.

E pela afirmação "Recebam bem os Portugueses" dá a sensação que nós (Algarve) somos uma colónia.

E se calhar até acertou quanto à colónia...

Anónimo disse...

Ola.
Não é a ideia que querem fazer passar.. Foi o que eu ja passei.. Duas vezes fui maltratada e roubada..
Por isso concordo com ALLGARVE.

Anónimo disse...

E em que medida a mudança de "Algarve" para "Allgarve" se vai reflectir na situação de roubos e afins? Não percebi a relação..

Nuno Antunes disse...

Para a companheira do Norte e afins...

Antes de mais nada, tambem tenho raizes não do norte mas sim do centro do país. Mas já cá estou á alguns anos e tambem já sinto o que é ser um algarvio. Não entendo como é que uma mudança de nome pode influênciar a questão da segurança no mesmo local. Não é só pela simples lavagem de uma cara que o seu conteudo seja limpo. Entendo e aceito plenamente que existem alguns casos menos agradaveis em relação ao portugueses, mas estamos a esquecer que o Algarve não é só uma terra de gente do Algarve. Mas estas atitudes tambem se encontra por esse país fora. Aconselho a irem a Lisboa (Por exemplo) e veram o que é ser maltratdo. Aqui se encontra muita gente, mas mesmo muita gente, que por cá trabalha em tempo de turismo e que assim que acaba a epoca, voltam ao local de partida, sendo tambem muitos destes vindos do norte do país. Muita atenção quando se fala das gentes do Algarve. Mais uma vez nos deparamos com a necessidade de o Algarve ser uma região com automonia politica. Só assim podemos transformar o Algarve numa região por excelência. O nosso governo central não quer saber do Algarve. Temos todas as condições para isso: tanto caracteristicas morfologicas, como o numero de habitantes e uma economia sustentavel. Sim é verdade nesta materia não há mais discussão. O nosso ministro com esta atitude só revela e concorda com a nossa opinião: Regionalização.

Anónimo disse...

Um comentário ao post e um comentário aos "comentários":

- Em primeiro lugar, uma campanha publicitária nunca põe em causa o nome de uma região! O nome da região é a sua marca, e a região o produto que essa marca representa. Confundir uma campanha publicitária com uma alteração ao nome de uma região é criticar por criticar. O próprio presidente da RTA (militante do PSD) desvaloriza a campanha e não mistura alhos com bugalhos! É a própria história do Algarve que faz com que o turismo tenha o sucesso que tem, ou seja, baseado numa sociedade cosmopolita. Por outro lado, caros companheiros, a história do QREN já chateia! Mas queremos nós viver eternamente dos subsídios estatais ou queremos apregoar a nossa capacidade para gerar riqueza? É que ainda não compreendi bem a posição da JSD (da qual faço parte) sobre este assunto!

- Preocupa-me que os comentários a um post político sejam dominados pelo facto de uma otária qualquer ter sido enganada no troco, num qualquer restaurante algarvio. Pior, é comparar o ser maltratado com outros locais! Bem, eu sou algarvio, já vivi em Lisboa e agora resido em Londres... e nunca me lembro de associar o ser mal atendido pelo local onde estou. A minha experiência diz-me que locais com maior população pressupõe maior concorrência e como tal melhor atendimento.

- Caro Nuno Antunes, se defendes a autonomia política para o Algarve não podes estar contra o corte nas verbas do QREN. Tenho enormes dúvidas com a chamada sustentabilidade económica do Algarve, tem demasiado risco endógeno e é demasiado dependente das verbas do turismo (que nem todas ficam no Algarve)! E já agora, essa autonomia pressupõe-se que é para o benefício dos algarvios... mas quem, na realidade, é que deve ser incluído sem cairmos em tentações xenófobas? Só quem nasceu no Algarve? Só quem tem pronuncia algarvia? É um caminho muito perigoso e demasiado acidentado para percorrer!!

atentamente um dos afins,

Mighty mounds

Nuno Antunes disse...

Caro Mighty mounds

Desde já agradeço o teu comentario neste blog. Mas desde já considero que o teu apontamento anda desfasado da realidade. Esta comissão politica é totalmente
contra a tudo o que seja censura, e como tal qualquer pessoa pode deixar por aqui a sua opinião.
Agora nós: tu que andas por esses lados de Inglaterra, como é que os Ingleses encaram, por exemplo,
a mudança da Cidade de London para Londres?!...creio que não ficam nada indeferentes...Estes povos
tal como outros presam pela sua nacionalidade e com tudo o que os identifique. Agora nós temos uns palhaços que estão no governo
que em vês de governarem o nosso pais e estas gentes, só o vendem!!!!!!!!!!....

Passo a transcrever:«para vender melhor a região, o Governo até aprova, e paga, uma mudança de nome de português para qualquer coisa tipo inglês: acrescenta-se um "l" à palavra Algarve e passa-se a pronunciar All… garve

"All em inglês quer dizer tudo, e, portanto, a ideia é juntar a marca tradicional do Algarve, que continua a ser respeitada, com esta ideia de tudo." Mas não achas que está aqui qualquer coisa de errada?!...e mais: o Governo, através, vai gastar seis milhões de euros na promoção internacional do AllGarve. Parte do dinheiro vai para a empresa que pensou na campanha promocional. Aos seis milhões de euros juntam-se mais três milhões de euros que vão ser gastos em eventos durante este ano. Bom o que me parece aqui é um "job for the boys", com um orçamentozito de 6M€......

Esta subserviência em relação ao idioma inglês chega a ser humilhante. É lamentável promover a adulteração de uma palavra portuguesa, não havendo razão nenhuma que o justifique. Além disso, o nome do Algarve é já há muito uma "marca" internacional. Algarve, Porto, Madeira, entre outros, são "marcas" portuguesas, nomes portugueses internacionalmente conhecidos há séculos. Estes nomes portugueses são conhecidos no mundo inteiro, naturalmente pronunciados em cada canto do mundo de acordo com o respectivo idioma, mas escritos sempre em português. Arriscamo-nos, sim, com essa nova "marca", a que haja nacionais e estrangeiros que comecem a pensar que existe um qualquer "Allgarve" em terras de Sua Majestade… E para aí queiram ir, nas tais férias que o ministro desejaria que passassem no Algarve…

A questão seria grave em relação a qualquer palavra portuguesa, mas assume uma gravidade particular por se tratar do nome de uma região portuguesa: é um caso de afronta à identidade nacional. A palavra Algarve existe há muitos séculos, sendo anterior à fundação da nacionalidade. Esta palavra é de origem árabe, com o significado de oeste, poente, ocidente: aos olhos dos Árabes que iniciaram a conquista da Península Ibérica por Gibraltar (em 711), o Algarve ficava a Oeste.

Isto é a nossa cultura e as nossas raizes, e se tu não te recordas, a Inglaterra foi um dos principais causadores da nossa banca rota.....Não sabias pois não?! calculo que não.....

Nuno Antunes disse...

Caro Mighty mounds

Ha, falta a resposta á regionalizaçao. Eu não tenho duvidas sobre o facto do Algarve vir a ser uma região com autonomia poltica, e economicamente sustentavel. Isso que fique bem claro!!!.....se tu não concordas, então faz as tuas questões....!!!!

Fico á espera....

Anónimo disse...

Caríssimo Nuno Antunes,

Quanto ao meu apontamento andar desfasado da realidade, não me parece que o teu comentário tenha sido sério! Apenas referi que me parecia estranho que os comentários ao post tenham sido dominados pelo suposto mau tratamento de uma turista portuguesa no Algarve. Como tal nunca pus em causa os méritos da comissão politica da jsd-faro, na moderação deste blog, no entanto se a carapuça vos serve... que assim seja!
Vamos por pontos:
- London e Londres são sinónimos, tal qual Lisbon e Lisboa, New York e Nova Iorque, ou seja, é a mesma realidade expressa por duas línguas diferentes. Algarve será sempre escrito Algarve independentemente de ser em língua inglesa ou portuguesa. A palavra Algarve como a palavra Faro, são faladas pelos ingleses de forma diferente das que nós falamos (acentuando o idioma da lingua materna)... aliás, eu como louletano digo a palavra Faro de forma diferente dos que tem sotaque farense. Quanto ao uso da marca London, ser alterada para servir de trocadilho numa qualquer campanha tendo em vista o aumento do número ou tipo de turistas que visitam a cidade, garanto-te que seria recebida de forma muito positiva!! Aqui o teu argumento não faz qualquer sentido.

- Obrigado por me transcreveres por completo o artigo do jornal 24 horas do dia 19/03... aliás, a qualidade jornalistica que este jornal têm seria argumento suficiente para o meu comentário ficar por aqui. Mas, deve ser a primeira vez que alguém, membro de uma comissão política tem a coragem de citar tal reputado jornal.

- De qualquer forma, vou comentar, o artigo. Não concordo, que seja uma subserviência ao idioma inglês, mas sim uma campanha vocacionada para estrangeiros. Como tal, a língua mais falada no mundo é o meio para a promoção global! A marca Porto, não existe internacionalmente, mas sim a marca Port Wine! Em segundo lugar, as campanhas serão sempre baseadas no AllGarve in Algarve... ou seja, uma marca para introduzir o conceito que o Algarve tem tudo para oferecer ao turista. A ideia do autor do artigo, em estupidificar o turista luso ou estrangeiro sobre a localização do Algarve e o seu real nome, é de uma total ignorância!
-"aos olhos dos Árabes que iniciaram a conquista da Península Ibérica por Gibraltar (em 711), o Algarve ficava a Oeste." --> aparentemente já não fica ?!?!?
- De volta a ti, caro Antunes! A nossa cultura e as nossas raizes, são a mãe soberana, feira sto antónio, festa das chouriças, feira da serra, festival do marisco, festival da sardinha, feira medieval, etc... os diferentes costumes, tradições e sotaques e não um nome que não é posto em causa por ninguém!
- Presumo que a bancarrota portuguesa provocada pelos ingleses que estás a falar seja referente ao tratado de berlim que deixou na ruína a coroa de D.Carlos I, ou seria o tratado de Methuen?!? Ou será, que pretendes dizer (na tua doente cabeça), que os ingleses agora vão conspirar contra o algarve só por terem uma campanha também dirigida a eles? Ou, pensarás tu que só os ingleses falam inglês?!?!!?

- Já agora porque é que não comentaste as declarações que em baixo transcrevo (via tsf.pt):

«Ninguém vai mudar o nome ao Algarve»

A nova campanha publicitária teve o apoio da região de turismo do Algarve. Hélder Martins, o presidente da região de turismo, explica que em causa estão apenas um conjunto de iniciativas e não a mudança do nome do Algarve.

«Ninguém vai mudar o nome ao Algarve. Esta é apenas uma campanha de comunicação de um conjunto de eventos. Isto foi uma marca que uma empresa especialista no sector escolheu, e que foi aprovada por várias entidades entre as quais a região de turismo do Algarve», explica o responsável.

-Por fim, não acho o valor da campanha excessiva, se os resultados forem positivos, e concordo contigo quando afirmas a incompetência do actual ministro da economia (no entanto, não a atribuo a este pormenor da campanha publicitária).

Atentamente

atentamente

Anónimo disse...

Caro Antunes,

Quanto à regionalização!

Uma coisa é autonomia e outra coisa é independência! A autonomia absoluta (independência) que eu referi tem custos socias perigosos, que tu como bom político (que aparentas ser), deste a volta não argumentando ou não respondendo a nenhuma questão... ou seja, fugiste com o rabo à seringa por incapacidade ou de forma propositada.
A minha dificuldade com o algarve autónomo é que cheira a peditório regional para um tacho!!
Por outro lado, o algarve economicamente falando, está dependente do turismo, ou seja, os impostos vêm na sua maioria do turismo, sujeito à instabilidade dos ciclos económicos. Por outro lado, há que lembrar que cada vez mais existe uma maior concentração de hoteis no Algarve assim como um maior numero de cadeias internacionais... logo, os lucros regressam para os países de origem! A única questão que te pergunto é se já pensaste bem na verdadeira razão do custo de vida no algarve ser alto. Pensa que tudo vem de fora, e como tal, acrescenta ao preço os custos de transporte. E por aí poderia continuar, mas já pensei e estudei demasiado o assunto para poder de forma leviana defender que o algarve seria melhor gerido pelos algarvios, quando temos péssimos exemplos espalhados pelas várias câmaras municipais. Uma boa oportunidade seria defender a cobrança de impostos por parte do poder local de forma a gerir-se o dinheiro que se produz.

Mas enfim, é só uma ideia... que certamente nunca terá seguimento.

Cumprimentos

Nuno Antunes disse...

Caro Mighty Mounds

Realmente uso e não acho errado que se transcreve texto quando este afirma as nossas politicas. Passo a corrigir que a minha fonte foi da Sic on-line, e não a referida por ti, que pelos vistos conheces muito bem. Se é fonte de qualidade ou não, isso é outra questão. Vale o que vale. Em relação ao tema deste "post" tambem vale o que vale. Vale realmente a importancia que se dá. E pensando assim então todo o que se diz ou o que se comenta vale o que vale, dependendo da importancia que o critico dá.
Bom isto mais parece uma utopia. Nós em poltica temos a obrigação de denunciar o que está errado e louvar o que está bem, e esta questão, meu amigo, não vês que é historia???!!!!. Realmente é o caminho mais dificil para uma campanha porque já suscitou reações, tanto a nivel local, como a nivel nacional e internacional, inclusivé. Aconselho te a visitar alguns forum Britanicos e vê as reacções!!!!!....não sou só eu e esta comissão que anda obcecada com este assunto. Se sim, então anda muita gente,...mesmo muita gente tambem que veÊm o assunto da mesma maneira. Agora do teu ponto de vista, só demonstra que o trabalho do ministro, nesta campanha, teve sucesso. Uma ilusão.
Essa questão dos sinonimos: isto e consensual e dito por pessoas na area de lingua portuguesa e outra. Se um individuo quando nasce fica com o nome de Pedro, é sempre o Pedro em qualquer lado independentemente do local e do país. Mas "nós" portugueses gostamos de termos estrangeiros, porque é mais "in"!!!!.....Errado.

Regionalização: realmente para quem não conhece o tema, cheira a tacho regional. Se olhares para o actual sistema administrativo do país, constatas que existem já orgãos administrativos regionais que não podem realmente gerir nem administrar aquilo a que estão destinados. Considero que a actual situação é sem duvida o tal "tacho regional" que sinceramente prefiro designar de "mamagem". É contra isto e muito mais que nós lutamos por governos regionais. Pesquisa por essas bandas, quantas regiões tem a Inglaterra!!!!!.....e o nivel de desenvolvimento. Não cries ilusões, é isso que tambem quero aqui em Portugal.

Tenho dito

Anónimo disse...

Carissimo,

Não tenhas qualquer dúvida que o trabalho do ministro teve sucesso. Repara, limitou-se a entregar a uma empresa o branding e reposicionamento da marca algarve num contexto mais abrangente e ainda por cima fica com os louros dessa estratégia, e além disso, põe meio país a falar sobre este assunto ocultando os seus reais disparates!!! Isto com a conivência total da oposição, liderada pelo PSD-Algarve!! O que o ministro não estava à espera é que o debate politico fosse agora dominado pelo ressurgimento mediático de salazar!

Não vou contra-argumentar contigo o assunto dos sinónimos porque está visto que tu quando vais a Milão dizes que vais a Milano, dever ser por ser mais "in", não?

Quanto à campanha publicitária, acho que a melhor explicação é a da região de turismo do Algarve, que no seu portal oficial publica o verdadeiro âmbito da campanha. http://www.visitalgarve.pt/visitalgarve/vEN/


Quanto à regionalização, eu estou de acordo que o actual panorama politico administrativo, representado pelos governos civis, é um tacho. Agora, é pura demagogia dizeres que a jsd-faro luta por governos regionais quando não têm um único projecto nesse sentido (onde é que estão as petições e o debate público?). Relembrando, um comentário teu, faz lembrar aqueles presidentes de câmara que lutam para ser eleitos e depois quando lá chegam não sabem servir a população! Querer ter uma coisa sem pensar sobre os seus custos e benefícios isso sim é a verdadeira ilusão!!

atentamente

Nuno Antunes disse...

Bom isto está quente.....
vou te demonstar o quadro da situação:
"...Autarcas, políticos e hoteleiros contra "Allgarve"...!!!!
A nova campanha publicitária para promover o Algarve no estrangeiro está a revoltar autarcas, políticos e hoteleiros no sul do país, por considerarem que esta iniciativa é uma ofensa ao bom-nome da região. A campanha, apresentada pelo ministro da Economia na sexta-feira, muda o nome para "Allgarve", com pronúncia inglesa.

O presidente da Associação de Hoteleiros do Algarve, por exemplo, diz que esta iniciativa põe em causa a marca "Algarve", uma das marcas portuguesas mais consolidadas no estrangeiro.

Elidérico Viegas diz que é uma campanha ofensiva e que contribuiu para denegrir o Algarve. «Isto é no mínimo ofensivo, não só para os algarvios mas também para as mais elementares regras do marketing político», salienta.

«O Algarve é das marcas mais consolidadas a nível internacional, e isto revela uma incompetência técnica quase a 100 por cento», acrescenta.

A Associação dos Hoteleiros Algarvios vai apelar a todos os associados para que não participem nesta nova campanha publicitária, que consideram que se trata de uma iniciativa que só contribuiu para denegrir e ofender o bom-nome, identidade e o turismo do Algarve."

Fonte: TSF online (...tem a importância que tem...)

Estamos exclarecidos??!!acho que sim!!!...Não sei se entendes que em politica quando se termina uma citação usando "tenho dito", é um ponto na conversa. Mas não pode deixar de reparar na pequena observação da expressão "demagogia". Bom, entendo que o significado deste termo significa, é o sinónimo de "a arte de conduzir o povo a uma falsa situação", e com isto não vou fechar os olhos. Realmente confesso que tem sido uma situação bastante regular e popular, para encantar os leitores. Esta comissão politica da jsd/faro em nada se enquadra neste quadro, mas mesmo nada!!!!....são falsas acusações. Temos tido um trabalho regular e muito elogiado por esse país fora e claro tambem aqui por Faro, claro. Não fazemos propostas só pelo simples facto de serem bonitas, mas sim propostas eficazes e com efeitos imediatos. Não sabias, pois não??!!... Calculei logo. Voltando ao nosso tema quente, temos já uma proposta que será apresentada no proximo mês de Abril. Não é coincidência, até porque anda a ser preparada a algum tempo. É um exemplo pratico de que fazemos o nosso TPC. Espera pelas novidades.

Tenho dito.

Anónimo disse...

É porreiro pagar 3 milhões de euros a uma empresa para "inventar" uma marca que afinal de contas já existe há 5 anos.

Vejam em: www.allgarve.com

Será que os senhores defensores do All Garve, ainda consideram este "marketing" como altamente benéfico para a região?

Anónimo disse...

Carissímos,

Sei muito bem qual é a opinião do presidente da AHA, do presidente AMAL e da maioria dos presidentes das camaras municipais do algarve. Agora, não esperem que por serem do meu partido ou por pertencerem ao lobby hoteleiro, que eu ache que tudo o que dizem é correcto ou não ser alvo de contraditório. Mas mesmo assim, comento a ousadia do presidente da AHA, quando convida os associados a não se unirem a esta campanha?!?!? Porque é que não começa já e boicota o rally de Portugal... ou será, que a região de turismo do Algarve não serve para ajuízar o valor de uma campanha mas já serve para apoiar eventos que trazem milhares de euros aos cofres dos associados da AHA?!?!

Gárgula, o site é o www.allgarve.biz, e realmente é um descuido imperdoável da empresa responsável, algo que no minimo vai obrigar a um aumento de custos. Mas , quer seja Algarve, Allgarve, Al-Gharb, ou All'Garve... o que eu defendo é que não é uma mudança de nome mas sim uma campanha publicitária com objectivos claros de fazer aumentar a qualidade (e logo as receitas) do turismo algarvio.

Agora, Caro Antunes... a minha presença assídua a comentar este blog revela que em nenhum momento critico o trabalho da comissão política que fazes partes, quanto muito entro em desacordo com algumas tomadas de posição e com algumas ideias de fundo. Mas, ora bolas, não se chama a isto democracia e debate construtivo??... ou isso, não se coaduna, com o termo político (certamente aprendido na recente viagem a bruxelas e a esse paradigma da democracia que é o parlamento europeu) tenho dito!!!

Quanto ao excelente trabalho da jsd-faro e da sua comissão política tanto elogiado por essa país fora, cheira a campanha aprendida na recente escola socratiana de publicitar tudo o que se faz!! Sem nunca retirar mérito a quem é eleito pelos seus pares, parece-me que o exemplo da jsd-faro deveria ser seguido por muitas outras comissões politicas espalhadas pelo algarve, mesmo naquelas em que o PSD seja poder autárquico.

Numa nota pessoal, o modo pretencioso como afirmas que eu não devo saber algo sobre determinado assunto, assusta-me!! É como se te enchesses de orgulho para dizer algo que toda a gente sabe ou desconfia! Para um político, cheio de ideias ou ideais autonómicas e independentes, cheira a discurso dictatorial.

tenho dito... ou talvez não!!

E vou ver o jogo e que ganhe Portugal!!