terça-feira, agosto 7

FARO: CAIS PORTA NOVA AMEAÇA RUIR!

De acordo com noticia avançada pelo jornal "Primeiro de Janeiro", o cais da Porta Nova, em Faro, de onde sai o transporte de passageiros da cidade para as ilhas-barreira da Ria Formosa, corre o risco de ruir e pode colocar em causa a segurança dos utentes.

O cais é a única estrutura na capital algarvia destinada ao embarque e desembarque de passageiros, que pretendem aceder por mar à Praia de Faro, à Ilha Deserta e Ilha do Farol, para onde existem carreiras regulares.

A plataforma é também utilizada por operadores turísticos, que organizam passeios pela Ria Formosa, como é o caso da empresa de José Vargas, que faz o transporte regular para a Deserta e organiza um circuito natureza. Segundo a mesma fonte, os degraus por onde os passageiros descem para entrar nos barcos estão partidos e a estrutura do cais a desintegrar-se, com perigo para utentes e para as embarcações, que não têm um encosto seguro para atracar.

Segundo disse à Lusa José Vargas, responsável pela empresa Animaris, o estado de degradação do cais pode condicionar o transporte marítimo a partir de Faro, além de constituir perigo para os utentes e danificar as embarcações.
“A nossa tripulação já está alerta para os perigos do cais e está sempre alguém a amparar os passageiros”, disse.

Apesar desta situação, Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), que reconhece a necessidade de obras nesta estruttura, só vai avançar com o concurso público para a reabilitação deste cais em 2008.
A JSD/Faro considera que, infelizmente, este é mais um de inúmeros exemplos que demonstram o desinteresse que inúmeros responsáveis têm em relação à interacção da cidade de Faro com a Ria Formosa.

Sem comentários: