sábado, maio 26

ACESSIBILIDADES E TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE FARO

Em resposta a dois requerimentos formulados pelo deputado Mendes Bota, sobre as acessibilidades da cidade de Faro e a instalação do Tribunal da Relação de Faro, o Governo informou que o Tribunal da Relação de Faro será instalado no actual Palácio da Justiça, tendo assim que aguardar a construção de dois edifícios no futuro “Campus de Justiça”, onde será instalada a Polícia Judiciária e os Tribunais de Comarca, de Família e Menores e do Trabalho, cuja calendarização e orçamentação se desconhece em absoluto.

Ou seja, vão passar muitos anos, até que a promessa passe a realidade. Um realidade a que o Algarve já se habituou.

Entretanto, e para já, confirma-se que o governo quer vender o Palácio de Belmarço. Fazer receitas, custe o que custar, parece ser a prioridade.

No que respeita às acessibilidades, o panorama de adiamento e incerteza, não poderia ser mais desolador. A conclusão do traçado da Variante a Faro (2ª fase), aguarda a reformulação do Estudo de Impacte Ambiental e a elaboração de um outro EIA adicional, o que atira a perspectiva de acabar o Projecto de Execução nunca antes de 2007.

Depois disso é uma incógnita.

E, a resolução da saída de Faro para Olhão não verá a luz do dia sem o avanço das obras da Variante a Faro. Ou seja, um grande enredo.

Finalmente, a ligação da Variante de Faro ao Nó da Via do Infante repete Estudos de Impacte Ambiental para concluir que o traçado contestado pelos moradores afectados e pela própria autarquia é o melhor. Quanto a decisões, nada! Quanto a obra, muito menos se sabe.

Os cidadãos retirarão seguramente as suas conclusões, quanto à lentidão e falta de respostas do poder central, e ao conformismo da autarquia farense, relativamente ao problema número um da capital do Algarve, que é precisamente o das suas acessibilidades.

sexta-feira, maio 25

ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Vai realizar-se no próximo dia 28 de Maio, pelas 21H30, no Salão Nobre dos Paços do Município, uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Faro, com a seguinte ordem de trabalhos:

1 - Período de Intervenção destinado ao Público;
2 - Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa;
3 - Hasta Pública de três lotes de terreno destinados à construção de equipamentos de utilização colectiva.

PLENÁRIO DA JSD/FARO

Ao abrigo dos Estatutos Nacionais da JSD, convoca-se o Plenário de Secção de Faro para reunir em sessão ordinária no dia 1 de Junho de 2007, às 21h30, na Sede do PSD, sita na Rua Vasco da Gama, n.º 54 – 1.º Dtº, em Faro, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto 1 – Leitura e aprovação da acta da reunião anterior;
Ponto 2 – Informações Diversas;
Ponto 3 – Balanço do primeiro ano de mandato da JSD/Faro;
Ponto 4 – Análise da Situação Política;
Ponto 5 – Outros assuntos.


O Presidente da Mesa do Plenário JSD/Faro
João Tiago Cabrita Louzeiro

quinta-feira, maio 24

9000 VISITAS NO BLOG PENSAR FARO

O blog "Pensar Faro", atingiu ontem as 9000 visitas!

É de realçar que este blog, desde a sua fundação em Junho passado, tem aumentado todos os meses o número de visitantes, estando neste momento com um número superior a 1000 visitas mensais.

Por outro lado, tem-se mantido, de acordo com o Blogómetro Nacional, entre os 500 blogs mais lidos em Portugal, continuando a ser o blog mais visitado de uma Juventude Partidária.

Para já, só nos resta agradecer a vossa visita, esperando que continuem a ser leitores assíduos e interessados do PENSAR FARO.

Muito obrigado!

quarta-feira, maio 23

JSD/FARO REUNE-SE COM FORÇAS POLÍTICAS

BE e CDS foram os primeiros...

Uma delegação da JSD/Faro reuniu-se esta 3ª feira com o Bloco de Esquerda (BE) e com o CDS - Partido Popular, com o intuito de entregar uma cópia da petição "Criação do Parque Ambiental do Pontal" e de apresentar de forma mais detalhada e pormenorizada o âmbito e os objectivos deste documento subscrita por 4500 pessoas.

Em ambas as reuniões discutiu-se a necessidade da preservação da área do Pontal e do interesse que esta zona tem em termos ambientais e paisagisticos, contabilizando de igual modo, o forte potencial da referida área, em actividades de recreio e lazer, sendo referido que são centenas, as pessoas que diariamente usufruem desta mata para a prática de actividades desportivas ou de simples descontração e convívio com a natureza.

Em ambos os casos, foi demonstrado um claro interesse em preservar e defender o Pontal, tendo o mapa com os 350 hectares (entre o Campus de Gambelas e o Aeroporto) para a criação do Parque Ambiental sido amplamente aceite por ambas as forças partidárias. O Bloco de Esquerda sugeriu, como forma de continuar a dinâmica em torno desta causa, a criação de um movimento que congregasse várias forças políticas e associações.

O presidente da Comissão Politica do CDS/Faro, Rui Jingeira, (ao centro na foto) considera que para além de se avançar com o Parque Ambiental é prioritário executar uma limpeza e remoção de entulhos e lixos diversos espalhados um pouco por toda a extensão do Pontal, bem como proceder à remoção dos diversos troncos de árvores queimadas que neste momento são um risco acrescido para a época seca (e propicia a incêndios) que se aproxima.

domingo, maio 20

DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES DISCUTE SE EM FARO

No proximo dia 29 de Maio, na praça da pontinha em Faro, irá realizar se pelas 18h00 uma conferência intitulada "Desenvolvimento das cidades - Coerência ambiental e social. Que Modelo?" Neste mesmo dia Faro recebe um exposição itinerante "Camião ideias que mudam o mundo".


A JSD/Faro apela a todos os companheiros, amigos e simpatizantes que se dirijam ao local. Esta iniciativa tem como ponto a sensibilização do público para os desafios ciêntificos, económicos e sociais, demonstrando como a ciência e a tecnologia podem contribuir para uma vida melhor.

quinta-feira, maio 17

JSD/FARO ATINGE 4500 ASSINATURAS EM PETIÇÃO PARA PARQUE AMBIENTAL NO PONTAL

A Comissão Política de Secção da JSD/Faro, tal como havia anunciado, terminou o processo de recolha de assinaturas para a petição "Criação do Parque Ambiental do Pontal" no passado fim-de-semana, tendo atingido as 4500 assinaturas.

Neste momento, a JSD/Faro já solicitou ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Faro uma audiência de forma a entregar pessoalmente esta petição (seguramente uma das maiores e mais expressivas entregues até hoje na Câmara Municipal de Faro) e ter a oportunidade de lhe apresentar com mais pormenor e rigor os motivos e os objectivos desta iniciativa.

Para além do pedido de audiência com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Faro, a JSD/Faro, pela importância e pela natureza com que esta matéria se reveste, solicitou a marcação de reuniões com as secções farenses dos principais partidos políticos (CDS, PSD, PS, PCP e BE), com o Parque Natural da Ria Formosa e Governo Civil do Distrito de Faro.

Recorde-se, que os peticionários, solicitam que a Câmara Municipal, ao abrigo das competências de gestão e uso dos solos que lhe estão cometidas, transforme os cerca de 350 hectares correspondentes à área do Pontal pertencente ao concelho de Faro num Parque Ambiental onde a preservação e protecção da sua elevada riqueza ambiental, patrimonial e paisagística seja uma realidade efectiva.

terça-feira, maio 15

SEMANA ACADÉMICA DO ALGARVE

Terminou ontem a 22ª edição da Semana Académica do Algarve, que decorreu este ano na baixa da cidade, no parque de estacionamento do Largo de São Francisco.

Ao longo de 10 dias foram inúmeros os artistas que animaram a noite farense, embora o cartaz este ano, para além de menos diversificado tenha sido de qualidade ligeiramente inferior ao que já nos tinhamos habituado.

Contudo, a organização do evento está de parabéns, apresentando um bom aproveitamento do espaço do recinto e pela qualidade e organização das diversas actividades complementares (benção das pastas, desfile académico, baile de finalistas, etc), não tendo sido registado incidentes. De destacar pela positiva, o fogo de artificio da noite de encerramento.

Como ponto negativo, mas que é da responsabilidade exclusiva da Câmara Municipal, é o facto de terem privado os farenses de poderem usufruir de quase metade do maior parque de estacionamento gratuito da cidade, obrigando os seus utentes a terem de recorrer, durante 3 semanas, a bolsas de estacionamento na periferia da cidade ou a desembolsarem uns quantos euros nos parquímetros que invadem por completo a baixa farense.

É triste constatar que, após 22 anos de Semana Académica em Faro, ainda não existe um espaço próprio para acolher com condições este e outros eventos realizados na nossa cidade.

domingo, maio 13

:: FARO DJ 2007 ::

O prazo de entrega de trabalhos para a 1ª edição do concurso de DJ´s, promovido pela JSD/Faro, denominado por ::FARO DJ 2007::, terminou no passado dia 27 de Abril, tendo contado com uma participação bastante satisfatória de concorrentes de todo o Algarve, sendo de realçar a grande qualidade dos trabalhos apresentados que surpreendeu o júri pela positiva.

Dos diversos trabalhos enviados para concurso, foram selecionados para a fase final e de onde sairá o grande vencedor, o DJ Mr. Mota (Faro), o DJ Zarra (Quarteira), o DJ (E)X (Faro) e o grupo Spiritual Fingers (Tavira).

sábado, maio 12

PETIÇÃO JÁ ATINGIU AS 4000 ASSINATURAS!

A JSD/Faro informa que a petição para a criação do Parque Ambiental do Pontal, cuja a receptividade junto da população tem sido excelente, atingiu hoje as 4000 assinaturas.

Ao longo das diversas acções de recolha, foram inúmeras as pessoas que consideraram que a zona do Pontal acomoda um incomensurável potencial turístico que se impõe aproveitar, não pela ordem do betão que o ambiciona massificar, corromper a sua fertilidade e depreciar a sua riqueza ancestral, mas através de um conjunto de iniciativas que visem o turismo de natureza, cultural e ambientalmente responsável, e maximizem a sua utilidade para os farenses sem empenhar a sua vitalidade e sustentabilidade geracional.

Para além disso, todos concordam que esta zona é portadora de um elevado valor ambiental, que emerge, paralelamente, como um insubstituível pólo de lazer, saúde e desporto, símbolo da adopção de um estilo de vida sadio da população farense e da comunidade académica do Campus da Penha e de Gambelas, sendo considerada, como o grande Pulmão Verde de Faro, tanto mais que a capital algarvia exibe um dos mais baixos índices de espaços verdes do país e da União Europeia, que se cifra em cerca de 1 m2 por habitante.

sexta-feira, maio 11

26ª CONCENTRAÇÃO INTERNACIONAL DE MOTOS

De 19 a 22 de Julho de 2007, na zona do Vale das Almas/Pontal, vai decorrer a 26ª Concentração Internacional de Motos, uma das maiores da Europa.



quinta-feira, maio 10

3500 ASSINATURAS ALCANÇADAS!

A petição Parque Ambiental do Pontal atingiu hoje as 3500 assinaturas.

E ainda não acabou... Pois as acções de recolha de assinaturas decorrerão até ao próximo sábado.

segunda-feira, maio 7

JSD ULTRAPASSA AS 3200 ASSINATURAS PARA PARQUE AMBIENTAL DO PONTAL

A petição a cargo da JSD/Faro para a criação do Parque Ambiental do Pontal ultrapassou este fim de semana as 3.200 assinaturas.

A Comissão Política de Secção da JSD/Faro agradece a todos os companheiros que envolveram-se nesta campanha de recolha de assinaturas que percorreu toda a cidade.

No próximo fim de semana, será realizada a última acção de recolha de assinaturas, antes da entrega da petição ao sr. presidente da Câmara de Faro.
Esperamos poder contar com a tua ajuda.

quarta-feira, maio 2

SAFARI FOTOGRÁFICO NO PONTAL


A JSD/Faro organizou ontem um Safari Fotográfico no Pontal, cujo objectivo principal consistia em dar a conhecer aos participantes alguma da diversidade biológica existente neste local, bem como poderem desfrutar do seu elevado valor paisagístico.


Após um circuito pedestre composto por mais de 8 km e depois de muitas fotografias tiradas, selecionou-se as melhores imagens que farão parte integrante do documento, elaborado pela JSD/Faro, a entregar ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Faro sobre a necessidade da criação de um Parque Ambiental neste local como forma de valorizar e proteger este espaço natural, que neste momento encontra-se mal gerido e mal preservado.

Recorde-se que Faro, é a cidade portuguesa e uma das cidades da União Europeia com o menor número de espaços verdes por habitante, o que automáticamente torna a mata do Pontal, localizada junto à Ria Formosa (sendo a zona tampão do Parque Natural da Ria Formosa), como o Grande Pulmão Verde da cidade e um dos poucos espaços onde o cidadão farense pode exercer algumas actividades de recreio e lazer, como aliás se pode comprovar pelas inúmeras pessoas que diariamente utilizam este local para a prática de actividades desportivas, ou simplesmente para desfrutar de um contacto directo com a natureza.

Ao documento a entregar ao executivo autárquico, a JSD/Faro, vai anexar a petição para a criação do Parque Ambiental do Pontal, que conta neste momento com praticamente 3000 assinaturas, procurando assim sensibilizar os actuais dirigentes autárquicos a tomarem medidas concretas e efectivas para a criação do referido Parque Ambiental de modo a ser garantida a protecção, a preservação e a correcta gestão da sua elevada riqueza ambiental, patrimonial e paisagística, garantindo de igual modo uma melhor qualidade de vida para o cidadão, proporcionando a este um apropriado bem-estar ambiental, físico e psicológico.












SEMANA ACADÉMICA DO ALGARVE COMEÇA AMANHA

A 22ª edição da Semana Académica da Universidade do Algarve começa amanhã no seu novo recinto situado no parque de estacionamento do Largo de São Francisco.

Dia 3 - Tunas Académicas
Dia 4 - Terrakota + Expensive Soul + Dezperados
Dia 5 - Mundo Secreto + 4Taste + Iris com Orquestra
Dia 6 - Capitão Fantasma + Tara Perdida - Moonspell
Dia 7 - 4Dance + Fio Dental + Bonga
Dia 8 - Makudilé + Mau + Blasted Mechanism
Dia 9 - Bandoo Jah + Quem é o Bob + Patrice
Dia 10 - Hiena + Xutos e Pontapés
Dia 11 - Sabor Latino + Gipsies Band + Buraka Som Sistema
Dia 12 - Sam the Kid + Da Weasel