sexta-feira, outubro 24

O Algarve, Faro e os Transportes Públicos

Os Transportes públicos existem com o propósito de servir as populações devendo sempre responder da melhor forma possível as suas necessidades.

No Algarve reina ainda um serviço desadequado às realidades presentes o que afasta muitos potênciais clientes e não serve da melhor forma os que a utilizam, falando da rede ferróviaria esta não tem recebido melhoramentos e tem sido constantemente esquecida por parte dos investimentos públicos, o que é de lamentar pois tratar-se de um tranporte colectivo por excelência, que responde da melhor forma as exigências ambientais cada vez maiores.

O nosso serviço que é frequentemente usado por turístas que bem habituados a este meio de transporte aqui experimentam uma viagem ao passado, com um serviço que é capaz de ligar o Algarve entre Lagos e Vila Real de Santo António em "APENAS" cerca de três horas, fora possível espera por ligação em Faro, trata-se de uma distância de cerca de 120kms, e falamos nós tanto em alta velocidade! Um verdadeiro passeio turístico que não serve quem por cá trabalha ou estuda e necessita de se deslocar na nossa região.

A rede de transportes Algarvia requer, modernização e maior coordenação entre serviços.

Uma rede de serviços ferroviários que ligue de forma rápida e confortável as várias estações da região, necessitando para tal um investimento na modernização e electrificação da actual rede, colocando ao dispor composições modernas, que melhorem o serviço actualmente prestado.

Como complemento do serviço ferroviário deve existir uma coordenação com as várias redes rodoviárias, havendo paragens nas estações e sempre que um comboio chegue, nos próximos 5 minutos passe um transporte público, para que o cidadão possa chegar rápidamente ao seu destino.

Em Faro a linha ferroviária devia ter de uma paragem junto ao Teatro das Figuras, por tratar-se de um local onde está localizado o Teatro, o Fórum Algarve e a Escola Superior de Saúde onde afluem diáriamente muitas pessoas. Estudar a criação de uma linha que siga até ao aeroporto passando pelo Campus de Gambelas.

Criar nas linhas de Faro, a desenvolver, uma maior frequência nas horas de ponta com um serviço mais ligeiro, tipo metro de superfície, que circule entre Faro e Tavira.

Os serviços devem ir de encontro às necessidades do cidadão, procurando garantir maior conforto, economia de tempo e dinheiro, protegendo igualmente o meio ambiente pela redução da emissão de poluentes para a atmosfera.

A actual rede ferróviaria pode muito bem servir o Algarve desde seja modernizada de ponta-a-ponta e sendo colocado ao serviço comboios modernos, mais rápidos, confortáveis e menos poluentes. O problema do Algarve infelizmente é um problema que se estende a grande parte da rede nacional.

A rede de Alta-Velocidade tem a sua importância para Portugal mas devem existir prioridades que permitam tornar o comboio cada vez mais uma escolha de transporte por parte dos utentes.

Para nós no Algarve a criação de uma ligação ferroviária ao sul de Espanha é um grande passo que deve ser dado no estreitar de relações com os nossos vizinhos, que fomenta a actividade económica, social e cultural com todos os seus beneficios para ambas as sociedades, tornando igualmente a Europa mais próxima.

Sem comentários: