sexta-feira, abril 17

Núcleo de Estudos e Intervenção Psicológica

A Psicologia é conotada como o mundo dos comportamentos e afectos. Sejam esses comportamentos ditos “anormais” ou saudáveis, comuns a todos os seres humanos, permanecerão sempre ligados a afectos. Os comportamentos suscitam emoções e são muitas vezes originados pelas mesmas. Aqueles desencadeados pela impulsividade referem-se a uma emoção primária (raiva, medo, nojo, alegria, interesse)e transparecem numa dada situação.
A Psicologia constitui um vector de análise, investigação e intervenção junto do Individuo e do Grupo, por representar uma identidade, que está a par das intervenções reais para suprir dificuldades, ultrapassar obstáculos, impedir violações a vários niveis, cumprir necessidades básicas – alimentação, habitação, educação, cultura - da saúde física, relativas à Justiça ou aos Direitos do Homem/ da Criança.

O Núcleo de Estudos e Intervenção Psicológica (NEIP) inclui-se nas actividades da área de Acção Social da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António numa perspectiva integrada do que se considera uma acção eficaz de todos os agentes sociais no sentido de um bem-estar individual e colectivo.

Pretendo divulgar o grupo de psicólogos da Acção Social da C.M. de VRSA, que se encontra ao dispor da comunidade para ajudar, apoiar e acompanhar todos os seus constituintes, desenvolvendo uma sociedade cada vez mais informada.

O NEIP – Núcleo de Estudos e Intervenção Psicológica, criado a 3 de Outubro de 2007, tem como finalidades:
- promover o bem-estar psicológico
- beneficiar um desenvolvimento pessoal e intelectual aprazível
- implementar um serviço de intervenção prática em vários domínios (educação, família, formação de profissionais e técnicos de saúde, etc.)
- informar sobre diversos temas ligados à área da psicologia através de diversos meios de comunicação
- divulgar notícias relacionadas com a psicologia bem como outras que sejam relevantes na área...

Este grupo de psicólogos actua mediante uma filosofia de serviço público através das Juntas de Freguesia pertencentes ao concelho de VRSA: Sílvia Cardoso e Patrícia Santos em Vila Real de Sto. António; Dorisa Peres em Monte Gordo; Sofia Ferreira e Pedro Costa em Vila Nova de Cacela; e Eduardo Moos como coordenador da Acção Social.

A psicologia nos últimos 200 anos foi-se tornando irmão de direito das disciplinas humanas, sendo parceiro indiscutível das decisões que se referem à felicidade e não será a mesma o objectivo último de cada um de nós, não deverá ser essa a meta das instituições?

O Núcleo de Estudos e Intervenção Psicológica da Câmara Municipal de Vila Real de Sto. António pensa que sim e é com essa directriz que se propõe um encontro semanal com o leitor de uma forma unidireccional. No entanto, o mesmo será complementado com o Blog criado para esse efeito (psivrsa.blogspot.com), fórum de discussão e por isso bidireccional. Neste blog podem partilhar/consultar opiniões e temas que correspondam a necessidades envolventes à área da Psicologia.
O NEIP pretende dar voz no blog - psivrsa.blogspot.com - a alguns assuntos que lhes parecem importantes e que tentarão corresponder ao interesse da população.

NEIP – Núcleo de Estudos e Intervenção Psicológica
(Dorisa Peres, Eduardo Coelho-Moos, Patrícia Santos, Pedro Costa, Sílvia Cardoso, Sofia Ferreira) psivrsa@gmail.com

http://psivrsa.blogspot.com/

Sem comentários: