segunda-feira, novembro 16

Novas oportunidades de ignorância certificada

De acordo com o nosso governo, estamos perante uma das melhores medidas tendentes a eliminar o analfabetismo e a ombrear o nosso país com os demais letrados congéneres europeus.

A lógica socialista subjacente é a de desvirtuar por completo um sistema que se postula e se pretende como de certificação de competências e não como programa de formação.

A avaliação de um programa de certificação requer uma avaliação do rigor da certificação. Ora isso não sucede. Antes pelo contrário.

O contra-senso gera-se na questão de, ao longo dos últimos meses, termos assistido a um aumento das listas de espera de candidatos à certificação, com o objectivo de tentar mostrar que as Novas Oportunidades têm valor. Nada mais erróneo.

Na verdade, sucede que as listas de espera não mostram que as Novas Oportunidades têm valor como serviço de certificação. Sugerem mesmo o contrário. Sugerem que é tão fácil ter uma boa certificação que todos estão interessados. No entanto, nem assim se vislumbra qualquer repercussão desta valorização escolar no fomento do emprego...

A fila de espera que interessaria seria a de empresas atrás de trabalhadores recém certificados pelas Novas Oportunidades. Mas essa, infelizmente, não existe. Nem vai exisitir.

Na prática, o governo socialista vislumbrou a necessidade de colmatar a baixa escolaridade dos portugueses através da criação de pseudo-cursos intensivos trimestrais, das 19:00 às 22:00h, em horário pós-laboral, uma vez por semana, cujas disciplinas abrangem o Português, a Matemática, a Informática e a Cidadania, onde são abordadas e ensinadas matérias tão complexas como a elaboração de um ditado relatando a história de vida de cada formando, a receita de um bolo e a sua duplicação, a apresentação de um trabalho em powerpoint ou ainda qual a cor do contentor onde são depositados os resíduos x, y e z!

Deste modo, continuando
o
governo socialista
a
tapar
o
sol
com
a
peneira,
teremos
em poucos
anos
a
ignorância
certificada!

No fundo, a ideia que permanece é a de que as Novas Oportunidades vão alastrar-se e ficar associadas a meros interesses estatísticos.

E, nesse caso, convém lembrar que há 3 tipos de mentiras: mentirinhas, mentiras descaradas e estatísticas!

A triste conclusão que se retira de tudo isto é que nem sempre aprender compensa tanto quanto possa parecer...

Sem comentários: