Foi com alguma surpresa que a JSD/Faro teve conhecimento que a autarquia de Faro aprovou na última reunião de Câmara incluir a proposta de criação de um Parque Natural/Ambiental no Pontal, na apreciação que fez do Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve (Protal).
De acordo com o Jornal Barlavento, a ideia foi proposta pelos autarcas pertencentes ao movimento «Com Faro no Coração», através do vereador da oposição José Vitorino.
De acordo com o Jornal Barlavento, a ideia foi proposta pelos autarcas pertencentes ao movimento «Com Faro no Coração», através do vereador da oposição José Vitorino.
Apesar da JSD/Faro se congratular pela tomada de posição dos autarcas farenses perante esta matéria, que, até há poucas semanas era apelidada de “fundamentalista” (ver posts anteriores sobre o Pontal), esta estrutura política, não deixa de considerar curiosa a mudança de opinião, bem como o súbito interesse quanto à criação do Parque Ambiental no Pontal.
Por outro lado, a JSD/Faro lamenta a tentativa de aproveitamento político sobre este tema e lamenta de igual modo, a imprecisão e a falta de fundamentação técnica com que esta proposta foi aprovada em reunião camarária. Como é que um órgão com a responsabilidade que deve ter, pode aprovar um Parque Natural/Ambiental? Então considera-se um Parque Natural igual a um Parque Ambiental? É o mesmo que considerar um jogo de petanca igual a um jogo de futebol apenas porque ambos são considerados desporto.
Outra das imprecisões é considerar o Parque com uma área de 150 ou 200 hectares. Negligencia-se assim 25% do terreno em causa, isto é, 50 hectares? Não se está a falar de 2,5% nem de 5%, está-se a falar de 25%!!!
Por fim, não deixa de ser caricato, apresentar esta proposta à CCDR-Algarve, para a incluir no futuro PROTAL, quando o prazo de entrega de propostas terminou o passado dia 30 de Novembro.
A JSD/Faro informa que vai continuar o processo de recolha de assinaturas para a sua petição sobre a criação de um Parque Ambiental no Pontal, que para além de precisa, está bem fundamentada tecnicamente, e que antes do dia 30 de Novembro teve a oportunidade de enviar para a CCDR-Algarve uma proposta para que nos terrenos do Pontal estivesse contemplado um Parque Ambiental.
4 comentários:
Com a falta de fundamentação técnica com que as decisões estão a ser tomadas na autarquia, já não é de estranhar ver o mercado por concluir, as paredes do Pavilhão Desportivo a ruír, a ausência de estudos geotécnicos para a pista de atletismo, os parques de estacionamento subterraneos a meterem água, etc, etc.
E depois quem paga isto... é o zé povinho!
Propor um Parque Natural dentro de um outro Parque Natural (o da Ria Formosa) é de gritos e apitos!!!
Assim se vê a qualidade dos nossos políticos.
Simplesmente o que vejo nesta questão é um aproveitamento politico por parte do movimento "Faro no Coração"...mas mais uma vez vem se comprovando que o trabalho da JSD/Faro é valido e meticulosamente aceite...
Isto e o BLage como Presidente da Concelhia...agora so falta ele aceitar ser o Presidente da DISTRITAl ... Para sermos uma voz activa no panorama Algarvio.
Lage a Presidente.
Enviar um comentário