terça-feira, abril 17

HOSPITAL DISTRITAL DE FARO VAI PASSAR PARA HOSPITAL CENTRAL

De acordo com um notícia avançada pelo jornal" O Algarve", o Hospital Distrital de Faro passa a Hospital Central no final do ano, tendo estado a ser "subfinanciado" uma vez que já tem valências de Central.

Segundo a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, o actual Hospital, tem competências suficientes para conseguir a classificação de Central, como já acontece com o Hospital Garcia da Horta e o de Viseu, que passaram a esta categoria, após ter sido reconhecida a sua "complexidade". Com a passagem do Hospital Distrital de Faro para "Central", são criadas condições para ter instrumentos de contratação para resolver alguns problemas de recursos humanos.


Para o presidente da ARS Algarve, esta passagem não inviabiliza a criação do novo Hospital Central previsto para o Parque das Cidades, até porque este substituirá sempre o actual Hospital Distrital de Faro.

Apesar do optimismo do presidente da ARS Algarve, a Comissão Política de Secção da JSD/Faro espera que a passagem do Hospital Distrital de Faro para Central de 2ª (uma vez que apesar de tudo não tem as especialidades de um verdadeiro "Central"), não seja o anúncio do adiamento para data incerta da construção do Hospital Central do Algarve prometido há muito. Onde se espera que seja também criada as instalações da Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve, caso, o curso de medicina venha a ser aprovado pelo Governo.

Por outro lado, a JSD/Faro também estranha o facto de, só agora, que se pretende arrancar com o Hospital Central do Algarve (será?), com o argumento que a dimensão do Allgarve assim o exige e porque este equipamento é fundamental para a qualidade de vida dos algarvios e dos milhares de turistas que visitam esta região, é que o Hospital de Faro é reconhecido como tal.

Esperemos não estar a ver o óbvio...

6 comentários:

Anónimo disse...

E o óbvio é o Governo dizer que o Algarve já não precisa de um novo Hospital Central porque já tem um.

Infelizmente, parece-me, que a profecia da JSD vai concretizar-se.

Unknown disse...

A ignorância não deveria ser um atributo da juventude. Quem não sabe informa-se ou estuda. Para dizer por dizer mal, mais vale estar calado.

Anónimo disse...

Caro Avicena,

A JSD tem como fonte o artigo que saiu no jornal "O Algarve", que até prova em contrário terá fontes de informação fidedignas.

Se consideras que é "ignorância" o facto de se considerar estranho (e nada mais) a passagem do Hospital de Faro para Central, depois do anúncio da intenção da construção de um "Central" de raíz, então o teu conceito de "ignorância" é muito diferente do nosso.

Anónimo disse...

Muito bem!

Não nos peçam é para ficarmos "felizes e contentes" por nos andarem a atirar com areia para os olhos.

Reforço o que o post e o Gargula dizem. Espero que o receio da JSD sobre esta matéria não se concretize.

Contudo, temos vários exemplos no passado que provam que os receios ou "profecias" da JSD não são infundadas.

Anónimo disse...

Isto até pode ser ignorância... mas o que impede de haver dois "centrais"??

Ou 3, ou 4, ou ....!!!

Bruno Lage disse...

Caro M Mounds,

Nada impede de existirem 3, 4, 5, .....

Contudo, o receio da JSD é que ao passar-se o Hospital Distrital de Faro para Central, o Governo adie por mais uns anos a construção do prometido "Central" alegando que já não é uma prioridade para o Algarve, porque já existe um.

Agora, se a construção do "Central" não for posto em causa por esta subida de categoria do Hospital Distrital, é obvio que é uma boa noticia.