sábado, maio 3

SOCIEDADE POLIS LITORAL FOI CONSTITUIDA

De acordo com noticia avançada no jornal Região Sul online, o primeiro-ministro José Sócrates presidiu esta sexta-feira à constituição da Sociedade Polis do litoral entre os municípios de Faro, Olhão, Tavira, Loulé, Vila Real Stº António e o Governo, com vista à requalificação da Ria Formosa.

A assinatura do contrato teve lugar no Parque Natural da Ria Formosa em Olhão. As cinco autarquias e o ministério do Ambiente vão ter 87,5 milhões de euros para obras de prevenção de risco de erosão costeira, e requalificação e valorização dos recursos. Tudo para investir em cinco anos.

Segundo a mesma fonte, José Sócrates disse estar convencido de que este “enorme investimento é uma aposta certa, porque o Algarve tem muito para dar ao país”. Completou as palavras do ministro do Ambiente, Nunes Correia, que minutos antes disse: “O nosso objectivo é ter as melhores praias da Europa”.

Os dois governantes não pouparam palavras de elogio à região sublinhando sempre que este investimento procura um “Algarve de excelência”, que traga “qualidade de vida”, “qualidade ambiental”, que por consequência “trará desenvolvimento económico”.

Dos 87,5 milhões, cerca de 42 milhões são provenientes de fundos comunitários, e 45,4 milhões são financiamento nacional. O investimento vai abranger uma área de intervenção superior a 19 hectares.

Preservar o património ambiental e paisagístico, bem como qualificar as frentes ribeirinhas e valorizar os recursos da ria são os três vectores fundamentais do projecto que a sociedade recém criada vai levar avante. Designa-se: “Sociedade de Requalificação e Valorização da Ria Formosa SA”.

De resto Sócrates enalteceu o “consenso político encontrado” em todo o processo, incluindo a discussão sobre “o que se vai fazer e como se vai fazer”. Isto porque três dos cinco municípios têm autarcas PSD (Tavira, Loulé, VRSA).

“Vamos investir na valorização da natureza ao serviço da qualidade de vida e da economia. A Ria Formosa é um património natural de todos os portugueses”, salientou.

Entre muitas obras e acções este projecto prevê renaturalizar ilhas barreira, construir marinas e novas acessibilidades, bem como reposição de areias na costa, abertura de barras, e investimentos em actividades ligadas ao mar, nos cinco municípios abrangidos pela Ria Formosa.

O anfitrião da cerimónia, o edil olhanense Francisco Amaral, salientou a importância do projecto para o Algarve e em particular para Olhão, “município intrinsecamente ligado à ria”, e agradeceu ao Governo “ter cumprido quatro grandes promessas”. Referia-se à Barragem de Odelouca, à requalificação da EN 125, ao Hospital Central do Algarve, e ao Polis do Litoral.

Fonte: Região Sul online

4 comentários:

Anónimo disse...

JSD FARO - POLTICOS DA SMS

Anónimo disse...

Esta visto que nem isso vocês conseguem engolir. Depois daquela palhaçada levada a cabo por parte da bancada do Psd deviam era de ter vergonha no que dizem.

Anónimo disse...

O que é isso do polis ? algum sabonete?
Onde está o dinheiro?...
14 milhões para Faro, dá para todas as obras previstas?
Esperar para ver.
Começou a campanha eleitoral do PS
o aprendiz

Andradas algarvias disse...

É evidente que por trás disto tudo existem grandes interesses "turísticos", pois o que se pretende é unicamente expulsar os donos de algumas casas existentes há dezenas de anos, construidas e reparadas com autorização das Câmaras Municipais, e que dispõem, pelo menos na Praia de Faro, exactamente das mesmas infraestruturas de casas de "gente fina", que por "milagre"estão a salvo da fúria demolidora dos nossos "queridos e imparciais governantes."
Seria da mais elementar justiça que em todas as áreas ameaçadas de
demolições,fossem colocados mapas bem explícitos dessas áreas, até para os afectados poderem recorrer à Justiça.
Há outra ilacção, muito triste, mas real, a tirar _ O POVO PORTUGUÊS QUE TRABALHA NÃO TEM DIREITO A USUFRUIR DAS NOSSAS PRAIAS; ELAS DESTINAM-SE SÓ AOS ENDINHEIRADOS ! É TRISTE, MAS É ASSIM.

Virgilio de Brito Murta
Loulé