quinta-feira, janeiro 8

Mendes Bota defende criação do Conselho Nacional de Turismo

"O deputado do PSD eleito pelo Algarve, Mendes Bota, defendeu ontem, no plenário da Assembleia da República, a criação do Conselho Nacional de Turismo (CNT).

O parlamentar «laranja» e líder do PSD-Algarve é o primeiro subscritor do projecto de lei que advoga um “verdadeiro fórum de reflexão e debate, no qual sejam analisadas e discutidas em profundidade, ainda antes de serem publicadas, as propostas de medidas governamentais com impacto no sector”.

O conselho, a ser criado – sob dependência do ministério ligado ao sector –, deve ser presidido pelo membro do governo com a tutela do turismo, reunindo um alargado número de conselheiros representativos dos diferentes organismos da administração pública do turismo, empresas, universidades, escolas, associações empresariais e sindicatos.

Na óptica de Mendes Bota, a “complexidade e o carácter transversal” da actividade turística impõem “o desenvolvimento e a implementação de novos modelos de gestão pública descentralizada e o reforço da participação dos cidadãos, das empresas e do associativismo”.

As deliberações do CNT, como órgão meramente consultivo, “não têm carácter vinculativo, mas têm a autoridade de uma alargada representatividade”, afirmou o deputado, pretendendo um papel “pró-activo” para este conselho, apresentando e discutindo propostas para o sector.

Mendes Bota recordou que 2007 foi “o ano de alguns recordes, com os 12,3 milhões de turistas estrangeiros à cabeça”, mas “já lá foi e a história de 2008 já é outra”.

“O que se perspectiva daqui para a frente em decréscimo de viajantes, dormidas, receitas, rotas aéreas, taxas de ocupação, desemprego, investimento, tem de tudo, menos de tranquilizante”, disse."

Região Sul

2 comentários:

Anónimo disse...

O Bota, devia pensar que Macário é um grande adepto dos da função publica.Faro não é Tavira, não é a taberna do "Turra". Não e ele que tem uma herdade na Corte Perdida? Agora que se vai embora, quer deixar essa zona muito beneficiada.Eqeceu dios muitos anosde sofrimento destes municpes.

Daniel Geraldes disse...

Eu sou mesmo é a favor da criação de um Ministerio do Turismo, num país que têm 600 km de costa é inadmissivel que não exista 1. Mas é o país que temos.