"O deputado do PSD eleito pelo Algarve, Mendes Bota, defendeu ontem, no plenário da Assembleia da República, a criação do Conselho Nacional de Turismo (CNT).
O parlamentar «laranja» e líder do PSD-Algarve é o primeiro subscritor do projecto de lei que advoga um “verdadeiro fórum de reflexão e debate, no qual sejam analisadas e discutidas em profundidade, ainda antes de serem publicadas, as propostas de medidas governamentais com impacto no sector”.
O conselho, a ser criado – sob dependência do ministério ligado ao sector –, deve ser presidido pelo membro do governo com a tutela do turismo, reunindo um alargado número de conselheiros representativos dos diferentes organismos da administração pública do turismo, empresas, universidades, escolas, associações empresariais e sindicatos.
Na óptica de Mendes Bota, a “complexidade e o carácter transversal” da actividade turística impõem “o desenvolvimento e a implementação de novos modelos de gestão pública descentralizada e o reforço da participação dos cidadãos, das empresas e do associativismo”.
As deliberações do CNT, como órgão meramente consultivo, “não têm carácter vinculativo, mas têm a autoridade de uma alargada representatividade”, afirmou o deputado, pretendendo um papel “pró-activo” para este conselho, apresentando e discutindo propostas para o sector.
Mendes Bota recordou que 2007 foi “o ano de alguns recordes, com os 12,3 milhões de turistas estrangeiros à cabeça”, mas “já lá foi e a história de 2008 já é outra”.
“O que se perspectiva daqui para a frente em decréscimo de viajantes, dormidas, receitas, rotas aéreas, taxas de ocupação, desemprego, investimento, tem de tudo, menos de tranquilizante”, disse."
Região Sul
2 comentários:
O Bota, devia pensar que Macário é um grande adepto dos da função publica.Faro não é Tavira, não é a taberna do "Turra". Não e ele que tem uma herdade na Corte Perdida? Agora que se vai embora, quer deixar essa zona muito beneficiada.Eqeceu dios muitos anosde sofrimento destes municpes.
Eu sou mesmo é a favor da criação de um Ministerio do Turismo, num país que têm 600 km de costa é inadmissivel que não exista 1. Mas é o país que temos.
Enviar um comentário