terça-feira, janeiro 2

UMA NOVA ESPERANÇA

Antes de mais nada quero desejar a todos os amigos, companheiros e colegas um Ano Novo e Felicidades. Como não poderia deixar, o começo de um novo ano é sempre motivo de esperança e vida nova. Mas será mesmo?!...Será que pela simples transição de uma data do calendário as coisas mudam?!...Possivelmente sim, mas creio que as mudanças controem-se ao longo de uma vida. Cada vez mais se denota que os tempos são mais dificeis. Mas os tempos sempre foram dificeis, basta olhar para a história de Portugal!!....Se se perguntar a cada um dos portugueses o que eles queriam para Portugal iriamos ter, com certeza 10 milhões de opiniões diferentes, mas todas eles teriam uma coisa em comum: Melhor poder economico. Esta é uma realidade com que nos deparamos todos os dias: Melhor Poder Economico.

Sinto que, antes de todos os problemas economicos, sociais, saude, educação, necessitamos de um objectivo. Um objectivo que nos faça sonhar e trabalhar para o nosso futuro. Assim pergunto: O que nós queremos para o Futuro do País?!...É do conhecimento geral as dificuldades do País, mas será que todos nós não temos uma certa responsabilidade?!...Se temos bons ou menos bons politicos em cargos de chefia, essa responsabilidade não foi atribuida em acções eleitorais?!...Temos já á porta um novo referendo sobre um tema que mais parece um tabu. Falo do Aborto. É agora que os portugueses têm a oportunidade de expressarem a sua vontade. Espero que não se verifique uma taxa de abstenção elevada. Isto só denota um falta de interesse em questões nacionais.

Ota e TGV. huuuummmm, isto dá que falar. Reparem que temos de pensar num outro termo mais complicado: Globalização. Para se poder abordar o porquê de uma OTA ou o TGV, temos de olhar para o nosso país como sendo uma provincia da União Europeia. Do ponto de vista da UE, faz todo o sentido estas grandes estruturas. Mas numa opinião mais sensata, acredito que estes grandes projectos se deveriam realizar depois de se esgotar todas as possibilidades em Portugal. Já repararam que temos, por exemplo, uma rede ferroviaria que não liga todas as capitais do país. Temos assim toda a nossa rede de transportas reduzida ao automovel e estradas. Se há investimentos que se deveria já iniciar é uma rede de transportes segura e eficaz. Porquê que não temos Comboios Alfa Pendular a ligar Vila Real a Castelo Branco, ou Setubal a Viseu ou Beja a Viana do Castelo. Não admira que quando sobe o petroleo, que todos os custos de transportes tambem subam já que a rede actual não funciona para todo o país. Fica aqui um pequeno assunto para meditarem.

Saude. É com muita tristeza que a noticia publicada hoje de que uma determinada estrutura hospitar não tivesse capacidade de resposta em relação ao serviço de urgência. É da responsabilidade da direção desse hospital e seus funcionarios estes tristes casos. Temos de serm mais exigentes com os funcionarios publicos. Esta classe de trabalhadores por vezes esquece se que o seus trabalho independentemente da actividade em si, têm a responsabilidade do serviço publico. Ser funcionario publico não é mais um emprego deveria ser um orgulho pelo serviço publico e não as posturas que se têm tomado e que de vez em quando aparecem na comunicação social. Temos de ter a consciencia que estamos a contribuir para uma imagem do país menos positiva.

Para finalizar deixo mais um recado. Já está mais do que na hora de termos empresas grandes e solidas. Temos de ter mais PMEs com um indice de produtividade maior que só acontece com mais investimento em tecnologia e formação dos seus colaboradores. Se não sabem como fazer basta olhar para os bons exemplos que existem por essa Europa fora.

Um Bom Ano e muitas Felicidades

Nuno Antunes

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns Nuno, foi muito bom este artigo de opinião.

No entanto, apesar de ter sérias reservas quanto ao Aeroporto da OTA, parece-me indispensável que se avançe com o TGV.

Afinal de contas esta infra-estrutura vai permitir fazer a ligação de Portugal à restante rede de comboios rápidos da Europa e neste domínio não podemos ficar de fora.

Pois não podemos esquecer que Portugal é um país periférico e precisa destes investimentos para "encurtar" a distância ao centro da U.E. que cada vez mais se alarga para leste (já chegámos ao Mar Negro, com as recentes entradas da Bulgária e Roménia).

Tens toda a razão quando te referes aos nossos caminhos de ferro.

Estes estão obsoletos, com linhas e carruagens em mau estado e é sem dúvida um dos sectores que mais se devia investir em Portugal.

Com um sistema moderno, eficaz e cómodo, este seria um excelente meio de transportar pessoas e até mercadorias (que neste momento circulam praticamente em camião).