segunda-feira, abril 23

CONGRESSO DA JSD: 2 GRANDES CANDIDATOS, 1 GRANDE VENCEDOR

Realizou-se este fim-de-semana, em Espinho, o XIX Congresso Nacional da JSD que contou com a presença de cerca de 1000 companheiros, entre delegados e observadores, onde para além da discussão do presente e do futuro da JSD e do debate em torno das moções sectoriais e das moções globais, elegeram-se os novos órgãos nacionais.


Disputaram a liderança da Comissão Política Nacional, o companheiro Pedro Rodrigues (Lista A) e o companheiro Bruno Ventura (Lista B), tendo, após um dos melhores e mais disputados congressos de sempre, sido eleito Pedro Rodrigues com 330 votos, contra os 229 alcançados por Bruno Ventura.

Para a Mesa do Congresso, a equipa de Daniel Fangueiro (Lista A) foi a vencedora com 302 votos, tendo Jorge Nuno Sá (Lista B) obtido 238 votos.

Para o Conselho de Jurisdição Nacional, a Lista A obteve 324 votos (4 mandatos) e a Lista B 233 (3 mandatos). Para o Conselho Nacional, concorreram 4 listas, tendo mais uma vez a Lista A saído vencedora com 261 votos (26 mandatos), seguida pela lista B com 179 votos (18 mandatos), a lista C com 62 votos (6 mandatos) e a lista J com 56 votos (5 mandatos).

A moção sectorial do Conselho Distrital da JSD/Algarve "Vamos Referendar a Regionalização!" foi apresentada na 6ª feira à noite, tendo obtido importantes apoios, no decorrer das várias intervenções por parte de diversos congressistas, destacando-se os 2 candidatos a líderes, que assumiram desde cedo a sua concordância com a moção da JSD/Algarve. É de referir que ambos os candidatos defenderam nas suas moções de Estratégia Global o referendo à Regionalização e o conceito do mapa das 5 regiões, equivalente às actuais 5 CCDRs.

Após a apresentação das moções de Estratégia Global, ao final da tarde de sábado, efectuou-se a votação das 36 moções sectoriais, onde a moção algarvia foi aprovada por esmagadora maioria.

Perante uma votação favorável tão expressiva (apenas 1 voto contra e 7 abstenções), ficou claro que a JSD não pretende ficar de fora deste debate, considerando que seria um erro para esta juventude partidária colocar-se à margem deste tema e fingir que nada está a acontecer. Para além disso foi assumido de forma clara e efectiva que as regiões a criar deverão coincidir com as actuais 5 CCDRs e que o referendo deverá ser realizado até ao final de 2008.

Durante a noite (e madrugada) de sábado os candidatos das 2 listas concorrentes aos diferentes órgãos nacionais, bem como os seus apoiantes esgrimiram os seus argumentos, ficando claro aos Congressistas que estavam diante de duas candidaturas de grande qualidade em termos de objectivos, projectos, convicções, ideias e vontade de trabalhar em prol da JSD, da juventude portuguesa e dos ideais social democratas.

No Domingo, após o acto eleitoral e o anúncio dos resultados, procedeu-se à tomada de posse de todos os companheiros eleitos, (onde o companheiro Filipe Almeida, presidente da JSD/Lagos, foi empossado Conselheiro Nacional), a que se seguiu o discurso de vitória do líder Pedro Rodrigues e da intervenção do presidente do PSD, Dr. Marques Mendes.
Pode-se considerar que a Jota algarvia também foi uma das grandes vencedoras deste congresso. Para além de ter visto a sua moção aprovada, ter recebido uma boa receptividade e simpatia por parte dos 2 candidatos a líder da Nacional, ter sido inúmeras vezes referida com rasgados elogios no decorrer do congresso, Fábio Bota (presidente da JSD/Algarve) apesar de não ter sido eleito, também está de parabéns ao ter integrado a lista do companheiro Bruno Ventura, no lugar de vice-presidente, facto inédito no historial da JSD/Algarve.



18 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Lage.

Fizeste história em Espinho.

Anónimo disse...

legenda, esq para direita!
João Louzeiro, (Presidente da Mesa Faro), Nuno Rio (Secretário Geral CPS Faro), Bruno Lage (Presidente da CPS Faro),Pedro Rodrigues(novo Presidente da CPN JSD), Nuno Antunes (Departamento de Imagem e Counicação - CPS Faro), Filipe Almeida (Presidente da CPS Lagos).

Anónimo disse...

Ó Lage, mete lá aqui no blog a moção da JSD Algarve, sff!!

Bruno Lage disse...

Caro Mighty Mounds,

O texto da moção foi agora colocado no blog da JSD/Algarve - http://jsd-algarve.blogspot.com

Anónimo disse...

Obrigado pela eficiência

Cumprimentos

Anónimo disse...

parece que este foi um grande congresso, até faz embrar os velhos tempos!!!

bom trabalho

Nuno Rio disse...

Fest este não foi só um grande congresso, foi sem duvida um dos melhores de sempre. Para o Algarve 1 candidado a Vice-Presidente da CPN e mais 4 conselheiros Nacionais, simpresmente historico!

Anónimo disse...

Caro Nuno Rio,

Creio que a vitória do Algarve não se deve à oferta de "lugares", mas sim ao trabalho de alguns militantes (ex: Bruno Lage e Nuno Antunes) que simplesmente borrifaram-se para os "lugares" e apenas defenderam com convicção e forte empenho uma causa - O Referendo à Regionalização!

É bom saber que a JSD e o PSD têm nos seus quadros militantes como eles!

Viva a JSD!

Viva o PSD!

Viva Portugal!

E acima de tudo...Viva aqueles que trabalham por convicção!

Nuno Antunes disse...

Caros Companheiros

Estamos muito gratos por esta participação intensa. Mas este espaço não é dedicado á discussão de lugares. Este não é o sitio indicado. Aqui só existe lugar para a discussão de trabalho politico. Sem duvida que este congresso deve ter sido um dos melhores congressos da historia da JSD, mas tambem para a JSD Algarve. Porquê?!...porque pela primeira vez na historia da JSD Algarve, apresenta-se em congresso uma moção. Mas tambem não foi uma moção qualquer; foi sem duvida uma moção que mexe com um assunto extremamente delicado: a Regionalização. Este assunto considerado "Tabu", parece que intimida algumas gentes, mas nós acreditamos que é o melhor caminho para que este país, de uma vez por todas, volte a ser referencia como no passado. Lembram-se ou andam incomodados com lugares?!...Não é com a "historia dos lugares" que se faz historia. Isso é para os outros...

Filipe Brazão de Almeida disse...

Caros Companheiros e amigos, reitero o que o Nuno Antunes disse.
Nada poderá satisfazer mais a JSD Algarve, os seus militantes e os seus congressistas, do que o claro e inequívoco apoio dado pela estrutura da JSD à causa que defendemos, "A REGIONALIZAÇÃO".
Lembro ainda que os lugares que um militante ocupa em qualquer estrutura da JSD são uma responsabilidade, a responsabilidade de no órgão a que pertencem defenderem a democracia, lutarem por tudo o que acreditam e fazerem política em Portugal.
Ser dirigente de qualquer estrutura da JSD só pode ser assumir a responsabilidade e o dever de disponibilizar à JOTA o seu trabalho para um País Melhor.
É junto de uma JOTA TRABALHADORA E RESPONSÁVEL, LUTADORA E DECIDIDA, IRREVERENTE E INOVADORA, que eu estou e quero estar.
Espero contar com todos para ser melhor e melhorar a Jota. Um obrigado a todos aqueles que vivem a JOTA democrática.
VIVA o ALGARVE
VIVA a JSD
VIVA o PSD
VIVA a DEMOCRACIA
E acima de TUDO,
VIVA PORTUGAL

Anónimo disse...

Isto tá mal para as bandas do Sá Carneiro...já nem vivas leva!

Anónimo disse...

Caro Antunes,

Como é? Posso levantar algumas dúvidas do suposto assunto tabu e questionar-te sobre algumas iniciativas da J, ou vou levar outra vez com um muito teu "tenho dito"?

Cumprimentos

Nuno Antunes disse...

Caro Mighty Mounds

Estás á vontade...

Anónimo disse...

lugares? lugares Conynbryga???
mas o que sabes tu acerca de lugares?

Anónimo disse...

Lugares? Não sei, diz-me tu!

Ou então pergunta ao sr. Nuno Rio, que apelidou de histórico o número de lugares do Algarve. Ele lá deve saber...

Anónimo disse...

As fotos estão muito boas.

Parabéns à Secção de Faro

Anónimo disse...

parece que o grupo de vadios de outros tempos anda por ai!
sera que voces nao percebem que o vosso tempo ja acabou.

essa sim a verdadeira matilha dos lambe cus

Anónimo disse...

digo matilha porque acho que são cães!