terça-feira, abril 10

FARO: CIDADE À DERIVA!

Após a autarquia ter apresentado o projecto do Centro de Congressos no Parque das Cidades, apesar de já ter referido que não tem dinheiro para lançar novas obras (e que mereceu as criticas da JSD/Faro), eis que, mais uma vez, o Municipio de Faro anunciou que não tem capacidade financeira para lançar novas obras nos próximos anos, porque as receitas disponíveis têm de ser utilizadas quase exclusivamente para pagar dívidas.

A edilidade expediu uma nota de imprensa onde sublinha a redução de despesas com pessoal, mas apesar dos resultados positivos, explica que a capacidade financeira impossibilita novos projectos porque há, e cita-se: “enormes dívidas deixadas pelo anterior executivo”, de José Vitorino.

O actual executivo, liderado pelo socialista José Apolinário, afirma que quando Luís Coelho deixou a câmara (2002), a dívida era inferior à deixada por José Vitorino, em mais de 20 milhões de euros.

A JSD/Faro perante estes comunicados onde se diz taxativamente que "não há dinheiro para executar novos projectos", que são intercalados por anúncios de Centros de Congressos e de Pavilhões Multiusos, fica bastante apreensiva em relação ao futuro de Faro.

Se não há dinheiro, então porque motivo apresentam-se projectos como o Centro de Congressos e o Pavilhão Multiusos? Será com o intuito de enganar mais uma vez os farenses? Então se não há dinheiro, para quê continuar com o executivo, assessores e avençados em funções? Se a Câmara não pode fazer nada, então é melhor dispensar estes "trabalhadores" das suas funções, poupando assim avultadas somas no final do ano, que seguramente vão ajudar para o equilibrio das contas da autarquia.

Contudo, há dinheiro para efectuar regas às 2 da tarde, ter a iluminação das ruas e avenidas ligadas o dia todo, para publicar bonitos boletins informativos e patrocinar eventos como o Algarve Rocks e o Algarve Summer Festival.

Fonte: Região Sul Online

6 comentários:

Unknown disse...

No seguimento deste post Faro á deriva, encontrei na edição online do Região Sul de hoje uma noticia onde José Vitorino apresentava a sua candidatura ao Municipio, precisamente com o titulo faro á Deriva. Esta convergência de ideias vaticina um apoio a esta candidatura por parte da JSD/Faro e quiça do PSD/Faro?

Bem hajam

Nuno Antunes disse...

Caro Escriba

Desde já o nosso agradecimento pela participação neste blog. A tua pergunta é normal que se faça. Mas informo desde já que a relaçao apontada não tem nada a vêr. Os Partidos politicos existem para o combate politico e á postrior para o exercicio do poder. Não concordamos com candidaturas independentes, independentemente do seu fundador, assim não faria sentido as estruturas partidarias. O Titulo em causa (Cidade á Deriva), qualquer pessoa tem consciência de que é uma realidade.

Anónimo disse...

A leitura política que se pode fazer perante a questão levantada pelo Escriba é outra.

Como se sabe, o blog da JSD/Faro neste momento é de leitura obrigatória junto da classe política farense sendo natural que muitos destes políticos, consciente ou inconscientemente, façam recurso dos termos e dos "chavões" existentes neste blog.

Anónimo disse...

Presumo então que a o posição da actual direcção da JSD seja antagónica à do PSD Faro na anterior eleição autárquica. Ou seja, não apoiar o candidato independente José Vitorino. Basta ver, é se a nova direcção eleita amanhã também é da mesma opinião, e se não for que tomada de posição terá a J.

No entanto esta tomada de posição da JSD Faro, reforça e dá razão aos críticos do anterior executivo camarário! Ou, a partir do momento em que se apoia um candidato independente, a candidatura deixa de o ser??

Caro Lage, o que mais me surpreende no comunicado da câmara de Faro, nem é o assumir falta de verbas para obras de relevo, mas sim o facilitismo com que se atira números para a praça pública promovendo uma boa gestão orçamental. Quando 35% do orçamento camarário é destinado a despesas correntes, e publicamente, regozija-se com uma diminuição de apenas 0,6% das mesmas com um 1/4 do ano auditado, é brincar com o dinheiro alheio de forma criminosa! A redução do endividamento, é óbvia, se não se investe em obras novas não se pode aumentar o nível de endividamento! Não se trata de uma boa gestão, mas sim de uma gestão corrente com o mau orçamento que se produziu.

Como última nota, caro Lage, tu sabes como eu sei, que não é pela rega às 2 da tarde, ou por publicitar eventos que uma câmara poupa para investir em capital... agora, é por se medir bem os investimentos em eventos como o Algarve rocks e summer festival que tal desejo se torna possível. Ao longe, já imagino o buraco que esses dois eventos vão proporcionar às respectivas Câmaras Municipais. É também, trabalho de uma juventude democrática fazer o lobby necessário, e transmitir a sua experiência (como jovens) para que tais eventos sejam maximizados!

atentamente

Unknown disse...

Caro Nuno, grato pela atenção que dispensaste ao meu comentário, tendo ficado esclarecido nesse ponto, coloco-te outra questão. Para quando a apresentação por parte do PSD/faro de uma candidatura séria ao Municipio? Não desfazendo de Brazão Gonçalves, Cristovão Norte e josé Vitorino, a verdade é que, á luz da leitura que faço dos acontecimentos, apenas a eleição do José Vitorino correu mal, ou seja, ganhou. A impressão que tenho, porventura errada, é que o PSD/Faro apoia o Sr. Luis Coelho e a sua equipa. os candidatos que referi não eram sérios opositores, nem as campanhas foram realizadas com o empenho para levar á vitória. Não existiriam outros homens mais capazes de granjear apoios e protagonizar uma candidatura vencedora? Parece que este mal de falta de massa critica que afecta a nossa cidade está tambem a estender-se ao PS, pois tambem não arranjaram um candidato capaz em Faro, foram buscá-lo ao concelho vizinho? Estaremos a ficar estupidos? Não existiram homens capazes no concelho? Homens bons há de certeza...

Anónimo disse...

A câmara poderia começar a vender os belos dos vasos GIGANTES das belas das laranjeiras...sempre fazia algum para abater o defice e libertava algum espaço!! Viva o desperdício, viva o ataque ambiental pois muitos deles tao abandonados no pontal!