quarta-feira, maio 14

COMBUSTÍVEIS SUBIRAM MAIS 3 CÊNTIMOS POR LITRO

Os preços dos combustíveis aumentaram esta madrugada pela 15ª vez desde o início do ano e ainda vamos a meio de Maio...

Os preços dos combustíveis aumentaram esta madrugada pela 15ª vez desde o início do ano, subindo novos três cêntimos, em média, no espaço de uma semana para a gasolina e gasóleo, segundo números divulgados pela Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (ANAREC) que considera nova subida "escandalosa".

Segundo o presidente da ANAREC, Augusto Cymbron, hoje ao início da madrugada, o preço do gasóleo passará dos actuais 1,339 euros para os 1,369 euros e a gasolina sem chumbo 95 passa dos 1,449 euros, para os 1,479 euros.

O responsável considera assim "escandaloso" que as gasolineiras insistam em aumentar o preço dos combustíveis, numa "especulação pura" do mercado, remetendo para o lucro reportado no primeiro trimestre pelas principais empresas do sector.

"Olha-se por exemplo para o resultado da BP no 1º trimestre, que obteve um lucro 63 por cento superior ao de igual trimestre do ano passado, e percebe-se. Como é que podem continuar a argumentar que os aumentos do combustível são motivados pela alta do petróleo", questionou.

Augusto Cymbron lembra ainda, a propósito, que o Ministério da Economia e da Inovação anunciou que pediu à Autoridade da Concorrência para que analise, com urgência, a formação do preço de combustíveis em Portugal, de forma a garantir que este reflicta os custos de produção. "É escandaloso que as subidas continuem a este ritmo, não sabemos como e quando isto vai parar", concluiu o presidente da ANAREC.

Notícia retirada do site da JSD/Nacional

1 comentário:

Anónimo disse...

E como é habito na sociedade portuguesa, toda a gente continua impavida e serena como se nada fosse. O importante é a manchete do Socrates pelo facto de este fumar num voo fretado.