sexta-feira, novembro 3

APOLINÁRIO ESTÁ CONTRA A PETIÇÃO DA JSD/FARO SOBRE O PONTAL

O Sr. Presidente da Câmara de Faro comunicou ao jornal O Algarve que foi desafiado a assinar a petição da JSD/Faro para a “Criação do Parque Ambiental do Pontal”, mas recusou, considerando-a inclusive de “fundamentalista”.

De acordo com José Apolinário, a ser-se feito um Parque Ambiental, “este poderia ser criado na zona entre a linha do mar e os 500 metros” (onde nada se pode construir) e nunca na área proposta pela JSD.

De acordo com o autarca, “por não ser expressamente proibido construir neste local, há cerca de 5 anos atrás existia um projecto de construção para o Pontal, ao qual já se atribuía o epíteto de Quinta do Lago II”, constituído por moradias de luxo, mas que foi abandonado pelo anterior executivo.

Apolinário, apesar de ter conhecimento que Faro tem um dos mais baixos índices de espaços verdes do país e da União Europeia, (que se cifra em cerca de 1 m2 por habitante) de saber que esta zona é considerada por muitos como o Grande Pulmão Verde de Faro e de ser muito procurada para a prática desportiva e de lazer, por parte de centenas de pessoas, deu a entender que defende a construção, de modo a “permitir o desenvolvimento económico sustentado para o concelho”.

Em primeiro lugar a JSD/Faro nunca convidou, nem desafiou o Sr. Presidente da Câmara a assinar a petição em virtude do próprio abaixo-assinado ser endereçado ao Sr. Presidente da Câmara e não fazer qualquer sentido o Dr. Apolinário assinar uma petição que afinal de contas é para ele.

Por outro lado, a JSD/Faro lamenta que o Sr. Presidente da Câmara apesar de admitir que Faro não tem espaços verdes em número suficiente e não tem um parque digno de recreio e lazer, considere mais relevante e importante para o futuro do concelho, construir um empreendimento composto por moradias de luxo, em detrimento da qualidade ambiental e da qualidade de vida do cidadão farense que ficará assim impedido de usufruir deste importante e belo espaço natural, área “tampão” do Parque Natural da Ria Formosa, onde muitas das espécies que aqui habitam são protegidas pela Convenção de Berna, espaço este que urge preservar e transmitir às gerações futuras.

No entanto, a JSD/Faro, para além de continuar a recolher assinaturas, brevemente vai emitir um comunicado oficial, sobre este assunto.

8 comentários:

Anónimo disse...

Se proteger uns quantos hectares de terreno em prol do ambiente é "fundamentalista", o que se poderá chamar à política de construção desenfreada que recomeçou em Faro?

Qualquer dia, olha-se para debaixo da cama e vê-se um prédio a nascer...

Nuno Antunes disse...

É de muito mau tom a acusação do senhor Apolinario dizer que foi obrigado a assinar a petição. Não é verdade. Ate concordo que este senhor tivesse vontade de tal, mas o que está em causa são os imoveis que ele caracteriza de uma maneira muito pomposa de empreendimento turistico de baixa densidade. Senhor presidente - a sua obrigação é zelar pela cidade de Faro e pelos farence. O problema de Faro não é o pontal. São as ruas, o lixo, os acessos a Faro que são uma vergonha, a variante á volta de Faro que ainda não está concluida e que tanta falta faz. Não se esqueça que mesmo com um empreendimento de luxo, que não favore-se em nada Faro, precisa de Faro ser uma cidade cativante, organizada e limpa. O que é feito do projecto ribeirinho?!...Porque é que se deixa que Faro tenha algumas zonas de terceiro mundo e ataca se o Pontal?!...Deixe estar o pontal quieto. Alias ponha o pessoal da camara a limpar e a requalificar o pontal. São muito poucas as cidades que têm um pontal. Orgulhe disso. A JSD está disponivel para apresentar outras soluções para para o seu empreendimento de baixa densidade, mas nunca no Pontal.

Anónimo disse...

Fundamentalista são os da Al-Quaeda...

Nuno Antunes disse...

É inevitavel a construção de mais habitações em Faro. E eu até concordo. Agora é necessario que aja um politica organizativa. Não nos podemos esquecer de oferecer qualidade de vida. Mas para qualidade de vida é necessario: emprego, acessos rodoviarios, espaços verdes, espaços de tempos livres, estacionamentos, limpeza. A limpeza é uma materia que anda esquecida. Um Parque empresarial capaz e as politicas de incentivo ao investimento andam na gaveta.

Anónimo disse...

Mais uma vez se denota uma coisa: Nas ultimas eleições autarquicas não foi o Senhor Apolinario que ganhou, muito pelo contrario foi o Senhor Vitorino que perdeu.

Anónimo disse...

Não sou laranja e mto menos azul e rosa, mas sou farense e acho mto triste a posição do actual executivo...

Tenho as minhas duvidas em relação à aceitação por parte dos farenses em relação a isto... afinal é o NOSSO PULMÃO..!!!

Compreendo que a situação financeira da autarquia não seja a melhor, mas ao levar a cabo este projecto parece-me que é quase como que se tivessem a vender a mãe...

Faro está em decadência abismal...
E eu que pensei que não podia piorar...

Eduardo Almeida disse...

Sinceramente é preciso ter muita lata. O Sr. Apolinário nunca foi obrigado a nada, no stand da Feira de Santa Iria a JSD pela voz do seu presidente expôs a nossa opinião e as nossas preocupações e nunca lhe pedimos para assinar a petição.
Mas já que o Sr. Apolinário diz que a nossa petição é fundamentalista e que um empreendimento turistico de baixa densidade para aquela zona não fará mal a ninguém então gostaria de perguntar o que é que pensa o Sr. Augusto Miranda sobre esse empreendimento, esse mesmo Sr. que disse ao Presidente e ao Vice-Presidente da JSD/Faro que era contra o BETÃO.
Já chega deste executivo!!!

Anónimo disse...

Penso que dentro de pouco tempo o unico espaço de lazer disponivel na Capital do Algarve será o bigode do Sr. Presidente!