segunda-feira, novembro 6

JSD/FARO RESPONDE A APOLINÁRIO

Comunicado da JSD/Faro

Foi com grande perplexidade que a JSD/Faro teve conhecimento do teor da entrevista do Dr. José Apolinário no último número do jornal “O Algarve” em que, com direito a primeira-página, catalogou de “fundamentalista” a petição da JSD/Faro para a criação do Parque Ambiental do Pontal.

Na referida peça, intitulada “Faro chumba petição fundamentalista”, o presidente da Câmara de Faro alega que foi desafiado a assinar a petição, mas que prontamente declinou.

Em primeiro lugar, a Comissão Política da JSD/Faro, em nome do rigor, da transparência e da verdade, esclarece que nunca desafiou nem convidou o Sr. Presidente da Câmara a assinar a referida petição, uma vez que o próprio abaixo-assinado é endereçado ao Sr. Presidente da Câmara e não faz qualquer sentido o Dr. Apolinário assinar uma petição que lhe é dirigida. Neste sentido, a JSD/Faro entende que a conduta do Dr. Apolinário evidencia má-fé, deslealdade e uma absurda tentativa de descredibilizar uma iniciativa a que os Farenses têm aderido massivamente. Deste modo, faltando à verdade, lança a confusão sobre uma matéria que deve ser discutida com ponderação e sentido de responsabilidade, o que nos leva a concluir que por detrás deste exercício de manipulação se alimenta um intento de transformar o Pontal numa floresta sem árvores.

A JSD/Faro considera que o Sr. Presidente fala muito e acerta pouco, revelando um grosseiro desconhecimento do concelho de Faro, algo que os Farenses já se aperceberam, ao afirmar que entre a linha de mar (término da Ria Formosa) e o Campus de Gambelas há uma distância de cerca de 500 metros, quando na realidade são praticamente 3 Km a distância que separa estes dois pontos. Por outro lado, o autarca refere que a área dos 350 hectares da petição da JSD, chegam à linha de caminho de ferro, quando na realidade esta mesma área pouco ultrapassa o limite do pólo universitário de Gambelas. Ainda sobre esta matéria cumpre referir que o Sr. Presidente da Câmara parece não saber fazer a distinção de um Parque Natural (como o da Ria Formosa) de um Parque Ambiental, que permite a existência de circuitos desportivos e de interpretação e de educação ambiental, bem como de diversos equipamentos de recreio e lazer, permitindo que o cidadão possa usufruir deste espaço com comodidade e segurança, respeitando contudo o património natural.

A JSD/Faro informa o Sr. Presidente da Câmara que nunca defendeufundamentalismos” e relembra o Dr. Apolinário que pretende a criação de um Parque Ambiental no Pontal, uma vez que Faro tem um dos mais baixos índices de espaços verdes do país e da União Europeia, que se cifra em cerca de 1 m2 por habitante, não existindo na cidade um parque de recreio e lazer que proporcione ao cidadão um apropriado bem-estar ambiental, físico e psicológico. Por estes motivos, o Pontal é considerado pelos farenses como o Grande Pulmão Verde de Faro.

Por outro lado, o Pontal possui um enorme potencial turístico que se impõe aproveitar, não através do betão e da construção de urbanizações, que o ambicionam massificar, corromper a sua fertilidade e depreciar a sua elevada riqueza ambiental e paisagística mas através de um conjunto de iniciativas que visem o turismo de natureza, cultural e ambientalmente responsável, e maximizem a sua utilidade para os farenses sem empenhar a sua vitalidade e sustentabilidade geracional.

Ao rejeitar liminarmente a vontade dos Farenses expressa nesta petição, o Sr. Presidente pretende desbaratar, à revelia das mais elementares regras democráticas, uma das maiores riquezas de Faro que passou incólume ao caos urbanístico que foi deformando a cidade e aniquilando a qualidade de vida das populações.

Resignará, se mantiver a sua fé fundamentalista na força do betão, às conveniências imobiliárias que têm torturado o concelho, mas sobretudo revelará ser um homem curto de vistas e incapaz de sucumbir às pressões de alguns quando o seu dever é assegurar o futuro de todos.

O Presidente da JSD/Faro

Bruno Lage

3 comentários:

Nuno Antunes disse...

Realmente foi um espanto saber que o Sr Apolinario foi obrigado a assinar a petição que visa a criação de um parte ambiente no Pontal, e ainda defender que é uma petição fundamentalista. Primeiro: O Sr. Apolinario ao invêm de ter o cuidado de lêr o texto da petição com olhos de gente não. A sua argumentação é falsa (basta lêr a petição.
Segundo: fundamentalista, aqui Sr Apolinario cometeu um erro tremendo. Fundamentalismo deriva de extremismo (é de conhecimento publico que fundamentalistas são os Al-Quaedas). As nossas bases são muito concretas. Terceiro: Caro Sr Apolinario considero plenamente que a questão da sua referida construção turistica de baixa densidade é um desviar de atenção para os problemas reais do conselho. Onde está a conclusão da variante a Faro?! Onde está o ordenamento do estacionamento?! Já reparou que Faro não tem um centro de congressos e exposições?! Já reparou que para se realizar a feira de S. Iria o espaço disponível é um parque de estacionamento?! já reparou que os Faro não tem uma entrada rodoviaria digna de uma capital de distrito?! Já reparou que não existem espaços para tempos livres, em que muitas das vezes os jovens usam as estradas para jogar futebol?! Já reparou que o nosso parque empresarial não convida grandes empresas?!Podia continuar a lista não já chega. Com isto tudo dá a sensação que não estamos a falar da mesma cidade de Faro. Isto qualquer cidadão repara mas parece que só o Senhor anda a leste. Passado um ano do seu mandato, já olhou para a sua lista de promessas?! em que ponto vai?!

Anónimo disse...

Ainda perguntas se o homem anda a leste?

Então não sabes que Olhão está a leste de Faro?

Anónimo disse...

Apoios Lage:
Faro, 50por cento loule,portimao,lagos,monchique
Apoios bota:loule 50,silves, vilareal
indecisos:albufeira,tavira

Resultado:lage proximo presidente...do PSD/Algarve!