sexta-feira, novembro 10

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

A quando dos tempos após 25 Abril vivíamos numa comunidade fechada. Aliás muito fechada. Andava já o resto do mundo a desenvolver-se e nós os portugueses a vivermos tempos puramente rurais. Com uma economia muito fechada que se resumia á lavoura da terra. Tecnologicamente isso não existia. Deve referir que a tecnologia existem era resumida á enxada, ao foicinho, ao carro de mão, ao carro de vacas. Já existia alguns carros mas isso era coisa para os grandes senhores. Enquanto no estrangeiro já existia um dia-a-dia que hoje nós todos temos. Liberdade de expressão era coisa só de sonhos, pois os PIDES andavam por todo o lado. Era normal que um vizinho nosso fosse então o “escuta” do então governo.

A questão da revolução do 25 de Abril de 1974, revolucionou a nossa comunidade. E ainda bem. Portugal conheça então a acordar para o que andava lá fora. Mas mesmo assim não soubemos pelo menos copiar o que os outros já tinham conquistado. Em França é que é bom. Inglaterra sempre foi poderosa. O Luxemburgo era muito cobiçado. Parece que havia trabalho para toda a gente. Nós por cá, andava tudo numa reviravolta, já se podia votar sem existiram pressões governamentais, já se podia ter opinião sobre qualquer coisa mas mesmo assim não se sabia seguir exemplo dos outros países. A nossa mentalidade andava muito reservada. Mas se olharmos para a extensa historia de Portugal, poderemos concluir que o povo sempre sabia o que queria. Não tínhamos governantes á nossa altura. Pode-se contar pelos dedos de uma mão os governantes que realmente conseguiram mudar as coisas.

Nos dias de hoje podemos e muito bem usufruir da tal liberdade de expressão, mas esquecemos que a nossa liberdade acaba quando interferimos com a liberdade dos outros. Hoje qualquer um pode dizer mal de qualquer um sendo os nossos governantes sempre os preferidos. Parece que o cidadão ainda não acordou. Parece que o cidadão não entende que também tem poder mas quando é solicitado para tal ninguém está interessado. Por exemplo a questão do voto. Não se entende como é que em Portugal existe sempre uma elevada taxa de abstenção. Se está a chover é por que está a chover. Se está sol vai tudo para a praia. O cidadão ainda não entendeu que tem o direito e deve usar esse direito. A decisão de uns influência todos os outros.

Nós neste Blog damos a toda a comunidade farense e não só, o poder de comentar e de expressar as suas ideias mas parece que ninguém está interessado. Não entendo porquê. Deve ser mais interessante dizer mal dos políticos e dos futuros políticos. Isto no futuro será sempre pior do que agora. Por favor não tenham medo de participar. A PIDE já não existe. Não tenham medo que ninguém ira vos roubar. Participem.

Sem comentários: