sábado, julho 7

AS 7 GRANDES "VINAGRADAS" DE FARO

Tal como prometido, hoje, dia 07/07/07, às 07 horas e 07 minutos a JSD/Faro lançou neste blog os 7 Grandes "desastres" do Concelho de Faro.

1 - TRÂNSITO CAÓTICO E VARIANTE POR CONCLUIR.

Diariamente entram e saem de Faro cerca de 40 mil veículos, que são obrigados a atravessar a cidade para deslocarem-se para outros destinos que não Faro. Tal como mostram as imagens, são caóticas as filas de trânsito que nas horas de ponta atingem vários Km. A JSD/Faro registou (a 27 de Fevereiro do corrente ano, às 18H12) mais de 20 minutos para fazer um percurso de 300 metros, entre o cruzamento do Papa 24 e a Rotunda do Hospital. Estamos convencidos que este "score" é elucidativo desta problemática.

É de realçar que desde 1990 está prevista a construção de uma variante com pouco mais de 5 km (foto seguinte) que vai permitir que este fluxo automóvel circule em torno da cidade evitando assim o seu "estrangulamento". Passados 17 anos todas as cidades do Algarve têm a sua variante à excepção da capital do Algarve.

2 - ORDENAMENTO URBANISTICO DO CONCELHO

Faro é a cidade do país que exibe o mais baixo índice de espaços verdes por habitante. De facto no que diz respeito a estes espaços, Faro apenas possui a mata do Liceu e a minúscula Alameda João de Deus.

Para além disso, esta cidade sempre foi pródiga em ostentar caricatos projectos urbanísticos, como a seguinte imagem o demonstra. Construir um prédio de 15 andares, num local ermo junto de uma das principais entradas da cidade, não lembra a ninguém, ou melhor, a quase ninguém... Infelizmente, pode-se encontrar mais alguns exemplos similares um pouco por toda a cidade.

Contudo, para além da ausência de espaços verdes e de "mamarrachos" plantados um pouco por toda a cidade, esta, também apresenta um grave problema de estacionamento em diversos pontos da cidade como na Avenida 5 de Outubro, Urbanização de Santo António do Alto, Penha e Bairro do Bom João. É caso para perguntar por onde andaram as políticas de ordenamento da cidade de Faro ao longo dos últimos 25 anos.

Ainda uma referência para a problemática das casas antigas no centro da cidade, onde muitos, em vez de investirem na sua recuperação, optam por "empareda-las" e aguardar a sua derrocada para posterior venda do terreno para a construção de prédios. Mais uma vez, não se tem visto políticas concretas que permitam inverter esta tendência.

3 - PASSEIO RIBEIRINHO DE FARO

Este projecto nasceu em 1994, mas foi sol de pouca dura. Após ter havido um investimento para a construção de um troço deste projecto (que até teve apoio comunitário), inexplicavelmente o projecto foi abandonado permanecendo no estado em que as seguintes imagens demonstram.

4 - PRAIA DE FARO

As imagens da estrada da praia de Faro nos meses de Julho e Agosto falam por si. Não se encontra lugar para estacionar, nem se consegue circular! Há uma manifesta falta de transportes públicos para esta praia (que foi minimizada no ano transacto com o reinicio das carreiras de barco) e há a necessidade de apostar em transportes alternativos como a bicicleta. Mas para isso há que criar uma ciclovia e uma passagem pedonal na ligação desta península ao continente. Contudo os anos passam e a estagnação continua...

Será que é com este postal turístico que se quer tornar Faro um concelho visitado e procurado por turistas de qualidade? Será que é isto que o turista que "interessa" a Faro procura ou pretende? A JSD/Faro não acredita que assim seja...

5 - ZONA INDUSTRIAL DO BOM JOÃO E BAIRRO DA HORTA DA AREIA


Esta é a prova mais evidente que Faro está de costas voltadas para a Ria Formosa. Esta é a zona mais degradada de todo o concelho de Faro e está a algumas centenas de metros do centro da cidade e mesmo junto à ria.


Existem alguns projectos para a requalificação desta zona, mas a JSD/Faro teme que, tal como outros projectos, estes também levem dezenas de anos a sair da gaveta.

Porque motivo não se aproveita esta zona para efectivar uma real aproximação e um real intercâmbio entre a cidade e a ria? Pretende-se que Faro se desenvolva como cidade com uma boa vertente de turismo de qualidade? Então aposte-se nesta área para a construção das valências necessárias para esse mesmo turismo de qualidade!

6 - PONTAL ABANDONADO E MALTRATADO

A área do Pontal, tem ultimamente sido muito debatida e reveste-se de uma enorme importância para a população farense como a petição de JSD/Faro, para a criação de um Parque Ambiental no Pontal, que obteve 4500 assinaturas o comprova (sendo um dos maiores abaixo-assinados realizados no concelho de Faro).

Contudo, os apetites imobiliários sobre estes terrenos têm sido muito grandes. A que se alia o estado de abandono e de degradação que estes terrenos se encontram, com lixos e entulhos diversos e árvores queimadas dos últimos incêndios, que constituem um perigoso conjunto de factores para a repetição de fogos nesta área.

Conforme já referido, Faro tem uma grave carência de espaços verdes e de espaços de recreio e lazer, pelo que a criação de um Parque Ambiental nestes terrenos (que fazem parte integrante do Parque Natural da Ria Formosa) seria uma optima forma de preservar e valorizar ambientalmente esta área que se encontra mal aproveitada e mal gerida. Permitindo ao mesmo tempo a criação de uma importante área de recreio e lazer para oferecer ao cidadão farense e a quem nos visite. Faro está à espera do quê para avançar com este projecto? Ou será que não quer dar qualidade de vida ao seu cidadão?

7 - ESTÁDIO ALGARVE

E por último, mas não menos importante que as restantes "vinagradas" de Faro, surge o Estádio Algarve. Não pela construção em si, que arquitectonicamente até está bem elaborado e enquadrado, mas pela forma como o financiamento deste projecto foi negociado e o que isso implicou e implica para Faro.

Sabendo de antemão que havia concelhos algarvios que iam beneficiar directamente dos eventos que seriam realizados no estádio (até mais do que Faro), como foi possível permitir a "asfixia" financeira do concelho farense, através do pagamento de 50% da construção do Estádio (e Loulé dos outros 50%)?

Sem dúvida que é uma factura muito alta para ser suportada pela autarquia Farense e que vai hipotecar o futuro de Faro por vários anos, se nada for feito quanto à sua forma de financiamento.

Sem dúvida que existem outras "vinagradas" em Faro que podiam estar aqui referenciadas, contudo estas foram as 7 escolhidas pela Comissão Política de Secção da JSD/Faro.


8 comentários:

Nuno Antunes disse...

Muito Bem Lage

Mais um "dedo na ferida", apontada pela JSD Faro. Claro que estas feridas trazem, por consequência outras, tal como questões ambientais: ruido, mais poluição, mais gases de escape, mais urbanismo descontrolado, higiene ou falta dela. Mas isto é tema para outro post.......

Anónimo disse...

Uma iniciativa interessante. Realmente e dificil haver uma consciencia sustentavel ao nivel autarquico.
Bom trabalho.
Parabens pela iniciativa.

Bruno Inacio

Anónimo disse...

Hum... Eureka... O "Vereador" BLage tem a solução!! Viva, Aleluia, Irmão!! Boa, Companheiro!! É que estou mesmo feliz por, depois de 4 ANOS DE INACTIVIDADE... em que fomos obrigados a gramar com o conde do Besouro... alguém, de "bom senso", ter reparado, finalmente, nos podres da cidade! Ó BLage... és um espectáculo... Estou tão entusiasmado que apoio, desde já, a candidatura da nossa JSD Faro a Património da UNESCO. Sim, assim não será só Faro a ser exaltado. Será também a "2ª" força política do nosso querido País a ter um lugar no estrelato. Só para finalizar, como vai a campanha em Lisboa? Habituemo-nos ao 4º lugar...

Anónimo disse...

Interessante radiogravia de alguns problemas de Faro. No entanto, discordo da 7ª vinagrada, o estádio do Algarve! O problema é que renegociar um financiamento depois de este já ter sido acordado e de a obra estar feita tem custos! Custos esses, que perdurarão por muitos mais anos e penalizarão ainda mais os orçamentos camarários. A única solução plausível sem recair na velha táctica de pedir um subsídio extra ao Estado, é vender o estádio a privados! Aqui, até sou mais radical e propunho a venda do estádio pelo valor da dívida! Simples e eficaz!
A história mais mal contada do estádio do Algarve, ainda reside no facto dos dois executivos camarários afectos (ou apoiados) pelo PSD, terem dissimuladamente influenciado a opinião pública algarvia sobre a importância para a região desta estrutura! Contra mim falo, que fui um acérrimo defensor da existência de um estádio algarvio no Euro 2004! Por isso discordo ser uma vinagrada do concelho de Faro, e concordaria mais se se chamasse o embuste político algarvio da década!

PS: Caro Bruno Inácio, elucida-me lá o que entendes tu por consciência sustentável autárquica?

Cumprimentos

Anónimo disse...

As VINAGRADAS são da opinião do Bruno,mas era interessante em falar de outras Vinagradas em que o PSD é e continua a ser um grande responsável.Deitar areia para o olhos não vale a pena.Basta ver as posições assumidas na assembleia municipal e as ordens dadas pelo chefe,a partir daí está tudo dito.Tudo o que foi recusado no tempo do Dr.Vitorino passa agora com grande leveza,será melhor deixar de Vinagreiros e passar aos Aseiteiros.......Interesse público,ou interesse pessoal!!!!!!!!
Luis Boa Vida

Anónimo disse...

Bom...depois do vi e li..~em vale a pena comentar! é óbvio que o actual Presidente da CMF, esse que veio de Olhão via Lisboa, não a minima capacidade para resolver os problemas do Concelho, só lamento que a JSD não tenha levado a cabo iniciativas como esta no tempo do Sr. Vitorino, que nestas matérias tambem tem responsabilidades.
Mas o que lá vai, lá vai...continuem a fazer oposição porqe esta cidade precisa de abrir os olhos e perceber o tipo de gente que ocupa a CMF neste momento!

Anónimo disse...

Caro Mighty Mounds,
As visões do futuro deixarem há poucos anos de ser feitas nas mentes de alguns iluminados e passaram a ser feitas através de estratégias de sustentabilidade que visam criar um caminho a atingir em termos de desenvolvimento e crescimento económico tento em conta factores como o ambiente e a qualidade, facto que há bem pouco tempo era impensável. São as chamadas Agendas 21. Julgo que Faro tambem iniciou esse processo. Não tenho a certeza. Problemas como os que foram assinalados pelo Bruno Lage são alvos a atingir por esse tipo de estratégias.

Quanto ao Estádio Algarve, tens um ponto de vista interessante, concordo com algumas coisas.
Cumprimentos,

Bruno Inácio

Anónimo disse...

Eu sei que em politica como em muitas area da nossa vida não há lugar para todos e para arranjar lugar há que criticar os que lá estão seja de que forma for e desalojá-los.
Mas atentem o seguinte, meus caros jovens;
Então, quando o Dr Vitorino ganhou as eleições,a circular de faro já não estava concluida até aquelas estufas, terminando num cotovelo assasino onde já morreram pessoas e nem há uma sinalização decente?
Por favor, se querem os lugares na camera vão aos sitios certos e apresentem as propostas e tomem decisões ou indusão se não as podem tomar, mas não usem os metodos e argumentos que estao fora de moda senão não chegam lá!!!
Numa coisa dou-lhes razão, Faro é uma desgraça...