quinta-feira, julho 26

KITESURF NA PRAIA DE FARO

Faro tem excelentes condições para a pratica deste desporto

O kitesurf é um desporto aquático de tracção. Uma asa de grandes dimensões (papagaio gigante) puxa com a força do vento sobre a água uma pessoa em cima de uma prancha.


As manobras que se podem realizar dependem apenas da imaginação de cada um, uma vez que esta modalidade combina vários desportos como o Windsurf, Skate, Surf, Snowboard e Wakeboard.

Os primeiros Kites (papagaios de vento) controláveis com mais que uma linha, surgem em 1826. Pela primeira vez um kite era controlado pelo piloto que puxando alternadamente as linhas de controlo podia modificar o comportamento do kite. Para além disso, apercebeu-se que a força produzida por um Kite era proporcional ao seu tamanho e assim, nasceram os kites de tracção (papagaios de tracção).

Em meados de 1970 foram vistas algumas pessoas puxadas por kites de tracção com skis aquáticos.


Em 1984, os irmãos Legaignoux, obtêm uma patente para kites relançaveis na água (tal como os conhecemos hoje). Os kites imediatamente começam a ser testados em pranchas e skis aquáticos.

Mas, em meados dos anos 80 o windsurf estava no auge e nenhuma empresa quis apostar na ideia dos irmãos Legaignoux, até que estes fundaram a sua própria empresa de kitesurf ( Wipika ) em 92-93. A partir daqui o desporto tem estado em pleno desenvolvimento com o aparecimento de inúmeras marcas no mercado.

De acordo com a APKITE – Associação Portuguesa de Kite, a nível nacional os primeiros praticantes apareceram em 97-98 na zona da Lagoa de Albufeira.

Desde dessa data, a modalidade tem evoluído bastante e tem crecido exponencialmente sobretudo nas zonas costeiras de Faro, Lagoa Albufeira, Caparica, Tróia, Foz do Arelho , Aveiro e Viana do Castelo, ultrapassando neste momento os 1500 praticantes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parece, enfim, que o PSD já se começa a preparar para as autárquicas. Ainda está tudo no segredo dos deuses, mas quem sabe, sabe....
1- Luís Villas Boas, independente
2-David Santos,Vice Presidente PSD/Faro
3- Ofélia Ramos, gabinete jurídico CMF(filha de Justino Ramos)
4- Marcos Guia, PSD/Algarve

Agora só falta convencer o Vitorino a desistir...bom, e fazer oposição também dava jeito.

Riactiva disse...

Ainda bem, e até que enfim que o establishment já começa a olhar para os extreme sports como forma de turismo sustentavel, e de futuro... se bem que portugal sempre será um pais extreme á sua maneira--- capaz do melhor e do pior...por isso será só dar continuidade... viva o kitesurf em Faro, em Aveiro e em todo lado :)

http://riactiva.blogspot.com/